Equitação Terapêutica

Inscrições já abertas para formação em hipoterapia e equitação terapêutica

A APCC vai promover, de 25 a 29 de junho, uma formação em hipoterapia e equitação terapêutica, com uma forte componente prática e dada na sua totalidade em ambiente equestre. Trata-se de uma iniciativa dirigida a profissionais das áreas social, da saúde e da educação, profissionais do domínio equestre, estudantes e todos os que pretendem integrar equipas multidisciplinares na habilitação de pessoas em situação de desvantagem.

Esta formação, com a duração de 40 horas, tem como objetivos dotar os formandos de conhecimentos teóricos e práticos básicos sobre: o cavalo, terminologia, comportamento e diferentes andamentos; as diferentes abordagens: hipoterapia, equitação terapêutica, equitação adaptada, desporto e lazer, etc.; o papel do acompanhante.

Ler mais

As novas voluntárias europeias foram ao Picadeiro… mas não foi para andar a cavalo…

Desde que chegaram à APCC, há menos de um mês, a Anna Vukadin, a Anthea Bıçakçıoglu, a Federica Usai e a Maria Cristina Marcosano já fizeram uma caminhada, estiveram na Quinta Pedagógica, ensaiaram com o grupo de teatro Sala T, foram ao Jardim de Infância e à Escola Básica, viajaram ao Polo Norte na Ludoteca, ajudaram em sessões de hidroterapia, aprenderam algumas receitas novas e tocaram com os Ligados às Máquinas (e nem listámos todas as atividades pelas quais já passaram)!

E ontem foi mais um dia especial, porque participaram numa sessão de hipoterapia, no Picadeiro da Quinta da Conraria, em que puderam aprender algumas noções básicas sobre os cuidados a ter com os cavalos e sobre aquela atividade terapêutica. E, claro, aproveitar para seguir algumas dicas dos profissionais da Associação, mas também de algumas das crianças que regularmente desfrutam e beneficiam destas sessões.

Ler mais

Curso de Hipoterapia/Equitação Terapêutica em novembro na APCC: inscrições já abertas

161014_apcc_cursohipoterapia_thumbDecorrerá entre os dias 21 e 25 de novembro mais um Curso de Hipoterapia/Equitação Terapêutica (nível 1), organizado pela APCC, e as inscrições já estão abertas. Trata-se de uma formação dirigida a profissionais ligados à saúde, profissionais ligados ao domínio equestre, profissionais socioeducativos ou quaisquer outras pessoas que desejem adquirir uma especialização nesta área.

Este curso, com a duração de 40 horas, tem como objetivo permitir a prática de atividades a cavalo com pessoas portadoras de deficiência, proporcionando o conhecimento das indicações, contraindicações e medidas de segurança, assim como do desenvolvimento da prática e as escolhas técnicas desta atividade.

Ler mais

APCC comemorou Dia do Animal com atividades equestres para famílias

161006_apcc_diadoanimal_thumbNo Dia do Animal (4 de outubro), não faltaram motivos na Quinta da Conraria para celebrar estes nossos amigos e a sua importância nas nossas vidas. Crianças e jovens utentes da APCC ‘receberam’ as famílias no Picadeiro e juntos desfrutaram de uma manhã em que todos os olhos se centraram nos cavalos e no trabalho nas áreas da hipoterapia e da equitação terapêutica que é desenvolvido na instituição.

Do programa fizeram parte ateliês de alimentação saudável e jogos tradicionais, para os mais novos, enquanto que os seus familiares participaram numa sessão de esclarecimento e puderam depois fazer uma sessão prática, com muitos a experimentarem pela primeira vez a fantástica sensação de andar a cavalo.

Ler mais

APCC abre inscrições para novo curso de Hipoterapia/Equitação Terapêutica

A APCC vai levar a cabo mais um Curso de Hipoterapia/Equitação Terapêutica (nível 1), desta vez entre os dias 27 de junho a 1 de julho, e as inscrições já estão abertas. O curso é dirigido a profissionais ligados à saúde, profissionais ligados ao domínio equestre, profissionais socioeducativos ou quaisquer pessoas que desejem adquirir uma especialização nesta área.

Esta formação tem como objetivo permitir a prática de atividades a cavalo com pessoas portadoras de deficiência, proporcionando o conhecimento das indicações, contraindicações e medidas de segurança, assim como do desenvolvimento da prática e as escolhas técnicas desta atividade.

Ler mais