Equitação Terapêutica

Inscrições já abertas para formação em hipoterapia/equitação terapêutica

A APCC vai organizar, entre 24 e 28 de junho, mais um curso de formação em hipoterapia /equitação terapêutica. Os interessados podem inscrever-se desde já, sendo esta iniciativa dirigida a profissionais das áreas social, da saúde e da educação, profissionais do domínio equestre, estudantes e todos os que pretendem integrar equipas multidisciplinares na habilitação de pessoas em situação de desvantagem.

O curso terá como objetivos dotar os formandos de conhecimentos teóricos e práticos básicos sobre: o cavalo, terminologia, comportamento e diferentes andamentos; as diferentes abordagens: hipoterapia, equitação terapêutica, equitação adaptada, desporto e lazer, etc. As sessões decorrerão totalmente em ambiente equestre, na Quinta da Conraria (Ceira), e com uma forte componente prática.

Ler mais

Formação em hipoterapia e equitação terapêutica, em dezembro: inscreva-se já!

Pode já inscrever-se para mais um curso de formação em hipoterapia e equitação terapêutica, da responsabilidade da APCC. Esta iniciativa decorrerá de 17 a 21 de dezembro, sendo dirigida a profissionais das áreas social, da saúde e da educação, profissionais do domínio equestre, estudantes e todos os que pretendem integrar equipas multidisciplinares na habilitação de pessoas em situação de desvantagem.

Dado totalmente em ambiente equestre – na Quinta da Conraria (Ceira) – e com uma forte componente prática, o curso terá como objetivos dotar os formandos de conhecimentos teóricos e práticos básicos sobre: o cavalo, terminologia, comportamento e diferentes andamentos; as diferentes abordagens: hipoterapia, equitação terapêutica, equitação adaptada, desporto e lazer, etc.; o papel do acompanhante.

Ler mais

Hipoterapia e equitação terapêutica: inscrições abertas para formação a realizar já em outubro

A APCC tem já abertas as inscrições para uma formação em hipoterapia e equitação terapêutica, dirigida a profissionais das áreas social, da saúde e da educação, profissionais do domínio equestre, estudantes e todos os que pretendem integrar equipas multidisciplinares na habilitação de pessoas em situação de desvantagem. Esta iniciativa, que decorrerá de 8 a 12 de outubro, terá uma forte componente prática e será dada na sua totalidade em ambiente equestre.

As sessões, num total de 40 horas de formação, terão lugar na Quinta da Conraria (Ceira – Castelo Viegas) e nelas serão abordados os seguintes temas: o cavalo – prática a pé, em liberdade, montado; o cavalo e a comunicação; contextos de desvantagem; indicações e contraindicações; regras de segurança; limpeza do cavalo e a sua importância; material adaptado.

Ler mais

Inscrições já abertas para formação em hipoterapia e equitação terapêutica

A APCC vai promover, de 25 a 29 de junho, uma formação em hipoterapia e equitação terapêutica, com uma forte componente prática e dada na sua totalidade em ambiente equestre. Trata-se de uma iniciativa dirigida a profissionais das áreas social, da saúde e da educação, profissionais do domínio equestre, estudantes e todos os que pretendem integrar equipas multidisciplinares na habilitação de pessoas em situação de desvantagem.

Esta formação, com a duração de 40 horas, tem como objetivos dotar os formandos de conhecimentos teóricos e práticos básicos sobre: o cavalo, terminologia, comportamento e diferentes andamentos; as diferentes abordagens: hipoterapia, equitação terapêutica, equitação adaptada, desporto e lazer, etc.; o papel do acompanhante.

Ler mais

As novas voluntárias europeias foram ao Picadeiro… mas não foi para andar a cavalo…

Desde que chegaram à APCC, há menos de um mês, a Anna Vukadin, a Anthea Bıçakçıoglu, a Federica Usai e a Maria Cristina Marcosano já fizeram uma caminhada, estiveram na Quinta Pedagógica, ensaiaram com o grupo de teatro Sala T, foram ao Jardim de Infância e à Escola Básica, viajaram ao Polo Norte na Ludoteca, ajudaram em sessões de hidroterapia, aprenderam algumas receitas novas e tocaram com os Ligados às Máquinas (e nem listámos todas as atividades pelas quais já passaram)!

E ontem foi mais um dia especial, porque participaram numa sessão de hipoterapia, no Picadeiro da Quinta da Conraria, em que puderam aprender algumas noções básicas sobre os cuidados a ter com os cavalos e sobre aquela atividade terapêutica. E, claro, aproveitar para seguir algumas dicas dos profissionais da Associação, mas também de algumas das crianças que regularmente desfrutam e beneficiam destas sessões.

Ler mais