Eventos

No Dia da Alimentação, utentes da APCC fizeram uma viagem pelos alimentos saudáveis

Chamar a atenção para a importância de uma alimentação saudável e para a produção natural de alimentos é um dos ‘mandamentos’ da Quinta Pedagógica da APCC e das atividades regulares que desenvolve, mas quando se celebra o Dia Mundial da Alimentação, é preciso fazer algo especial. Foi por isso que ontem (16 de outubro) a manhã na Quinta da Conraria foi preenchida com muitas atividades desenhadas para que os utentes da Associação pudessem aprender, mas também divertir-se.

Houve jogos tradicionais, um circuito Sentir e Digerir em que, em cinco estações, cada um dos sentidos guiava os participantes numa viagem por diferentes alimentos, e também uma aula de culinária saudável, onde os utentes puderam ajudar a confecionar (e a consumir!) um fantástico paté de azeitona e um saboroso smoothie. E houve, sobretudo, muito boa disposição!

Ler mais

A tradição (desportiva) ainda é o que era: Departamento de Desporto teve a sua sexta Caminhada Anual

Utentes, colaboradores, familiares e voluntários: todos participaram ontem de manhã em mais uma edição – foi a sexta – da Caminhada Anual com que o Departamento de Educação Física e Desporto da APCC marca o início de cada época desportiva e do novo ano letivo. Foram cerca de 100 participantes que, com muita determinação e boa disposição, percorreram as duas margens do Mondego na zona do Parque Verde.

Mais do que uma mera caminhada, foi uma oportunidade para conviver antes do grande conjunto de provas internacionais, nacionais e regionais, de diversas modalidades, previstas para os próximos meses. E por isso, além do desporto, também houve música, com os Semp’a Bombar – o grupo de bombos da Associação – a animar o início da tarde.

Ler mais

Antes que as saudades batessem, os voluntários da APCC puseram todos a dançar e a cantar!

Se nos pusermos a fazer contas, constatamos que a Claire Bonnefoy, o Julien Michaud, a Jelena Radojevic e a Mari Chilingarashvilii chegaram à APCC em janeiro deste ano e que isso quer dizer que estão quase a acabar os seis meses do seu período de voluntariado em Portugal. Mas em vez de fazer contas, preferimos fazer… um Baile SVE! E por isso mesmo, ontem a Quinta da Conraria foi um palco para muita música popular portuguesa, atuações internacionais ao vivo e grandes prestações no karaoke.

Os voluntários europeus convidaram utentes e colaboradores do Centro de Atividades Ocupacionais e todos juntos esqueceram as saudades que já começam a querer mostrar-se e fizeram uma enorme festa de celebração de meio ano que ninguém irá esquecer. Foram meses em que a Claire, o Julien (ambos de França), a Jelena (da Sérvia) e a Mari (Geórgia) fizeram parte da família da APCC e descobriram que nunca mais vão deixar de fazer.

Estes...

Ler mais

O #todosbrincam ainda põe toda a gente a brincar… e a partilhar grandes momentos!

Quando, em abril passado, o “Coimbra a Brincar” voltou a lançar o desafio #todosbrincam – convidando empresas, escolas e instituições, famílias e grupos de amigos a partilhar um momento de brincadeira – o objetivo era claro: dar um incentivo para que muito mais pessoas parassem um pouco para brincar e aproveitassem todos os enormes benefícios desta atividade. Mas o que se passou entretanto ultrapassou todas as expetativas.

Depois de terem saído vencedores deste concurso na categoria Empresas, os colaboradores da CRITICAL Software decidiram, em conjunto, que a ‘brincadeira’ não podia parar por ali. Foi então que resolveram entregar os prémios que ganharam – 1 curso de pós-graduação e 1 curso de curta duração da Coimbra Business School-ISCAC, 1 sessão para 60 pessoas no Hemispherium do Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra e 10 bilhetes individuais para o Zoomarine – a outros ‘vencedores’!

Um pe...

Ler mais

Já pode inscrever-se gratuitamente para a Conferência “O Futuro da Educação Inclusiva”

David Rodrigues, presidente da Pró-Inclusão – Associação Nacional de Docentes de Educação Especial e membro do Conselho Nacional de Educação, Helena Libório, diretora do Agrupamento de Escolas de Esgueira e antiga diretora regional de Educação do Centro, e Alexandra Ramos, mãe e encarregada de educação, são os convidados da Conferência “O Futuro da Educação Inclusiva”, organizada pela APCC.

Além das intervenções daqueles especialistas, o programa do evento prevê ainda a realização de um debate, moderado por Luísa Ucha, adjunta do secretário de Estado da Educação e coordenadora do Grupo de Trabalho para o Desenvolvimento da Escola Inclusiva, responsável pela apresentação de propostas para uma futura alteração legislativa no âmbito da educação especial.

Ler mais