Eventos

“Isto não é uma exposição” já foi inaugurada, sessões repetem-se entre hoje e quarta-feira

Decorreram na passada sexta-feira (8 de dezembro) as três primeiras sessões de “Isto não é uma exposição”, a iniciativa da APCC que é um encontro entre a terapia ocupacional e a arte e que se repetirá nos próximos dias 11, 12 e 13. Os visitantes puderam perceber como objetos comuns do quotidiano precisam de ser adaptados para serem usados por pessoas com deficiência, mas também assistir e participar em jogos e num mini-espetáculo inspirados por esses mesmos objetos.

Foi assim que se descobriu, por exemplo, que as colheres usadas nas rotinas de alimentação são todas dobradas na sua nova forma pelo ‘Homem mais forte do mundo’, ou pelo menos que é isso que a imaginação pode permitir supor. Ou que a comunicação é sempre possível, mesmo quando existem obstáculos, e que há objetos que podem ajudar a superá-los.

Ler mais

Ganhar prémios a brincar? Os estudantes do distrito de Coimbra podem, criando o cartaz do “Coimbra a Brincar”!

A próxima edição do “Coimbra a Brincar” é só a 27 e 28 de maio de 2018, mas os estudantes do distrito de Coimbra podem entrar já na brincadeira: já está a decorrer o concurso que vai escolher o cartaz oficial deste grande evento, que todos os anos junta milhares de pessoas de todas as idades, apostadas em (re)descobrir o prazer de brincar!

O concurso é aberto a alunos – de qualquer nível de ensino – matriculados em escolas do distrito. As participações podem ser individuais ou em grupo e têm de ser enviadas por correio ou entregues até ao dia 31 de janeiro, na sede da APCC. Serão escolhidos vencedores em três categorias (Jardim de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico / 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico / Ensino Secundário e Ensino Superior), entre os quais será selecionado o cartaz vencedor.

Ler mais

APCC convida para “Isto não é uma exposição”, um encontro entre a terapia ocupacional e a arte

Se isto não é uma exposição, o que é? É um encontro entre a terapia ocupacional e a arte. É uma visita a um mundo que não é como costuma. É um convite ao público para ter limites de faz de conta. “Isto não é uma exposição” consiste numa visita guiada que termina num Experimentário, que decorrerá no Welcome Center e na Loja 3 do Convento São Francisco, nos dias 8, 11, 12 e 13 de dezembro.

Trata-se de uma iniciativa da APCC, em que colaboradores e utentes da instituição levarão os visitantes numa viagem por objetos comuns, pelas suas adaptações em contextos de terapia e por situações dramatizadas em que a imaginação ultrapassa a realidade.

Ler mais

APCC presente no arranque da nova época da tricicleta

Sandra Semedo, João Vaz e António Camacho foram os triciclistas da APCC que participaram no IV Encontro Nacional de Tricicleta, que ontem se realizou. Tratou-se de um primeiro encontro dos praticantes desta modalidade na época desportiva 2017/2018 e estiveram presentes ainda atletas da Associação do Porto de Paralisia Cerebral e do Centro João Paulo II. Permitiu avaliar o momento de forma de cada um, mas, sobretudo, ter um momento de convívio e de festa da tricicleta.

Particularmente atenta às diversas corridas realizadas esteve Ana Nunes, treinadora da APCC e selecionadora nacional de tricicleta, já a pensar nas convocatórias para as próximas provas no estrangeiro. Uma decisão que passará ainda pelo Campeonato Nacional, a disputar no próximo ano.

Ler mais

Pinturas, monotipias e esculturas: APCC mostra trabalhos artísticos criados pelos seus utentes

Diversos trabalhos artísticos realizados por utentes da APCC vão estar em exposição no Club de Tiro & Sport de Coimbra, entre os dias 25 de novembro e 16 de dezembro. Trata-se de um conjunto de pinturas, monotipias (um tipo de gravura) e esculturas criadas desde maio deste ano, sob a supervisão do professor António Valente, no âmbito das atividades da sala ocupacional O2.

A exposição “A Sala O2, Socialmente Criativo e Inclusivo” surge na sequência das atividades da APCC enquanto instituição que promove a inclusão social, apoiando a reabilitação, a integração e a autodeterminação de crianças, jovens e adultos. Durante todo o tempo em que estiver patente, será possível adquirir, no local, qualquer um dos trabalhos apresentados.

A i...

Ler mais