Eventos

“Coimbra a Brincar” volta a chamar milhares de pessoas para a brincadeira, nos dias 27 e 28 de maio

A sexta edição do Coimbra a Brincar vai decorrer nos dias 27 e 28 de maio, com mais de 100 atividades completamente gratuitas, que pretendem (re)lembrar que brincar é um direito de todos. São esperados milhares de pessoas – em 2017, houve cerca de nove mil participantes e o número tem vindo a aumentar de ano para ano – que poderão desfrutar de um programa que se estenderá da manhã ao final da tarde e que é dirigido a brincalhões de todas as idades.

As iniciativas são todas dinamizadas pela APCC e 52 parceiros da região, estando previstas estreias como o minigolfe, a modelagem de balões, o yoga para bebés, as artes marciais, as pinturas faciais ou a capoeira. Regressam ainda vários ‘clássicos’ que são sempre um sucesso, como os insufláveis, os jogos tradicionais gigantes, os passeios a cavalo ou os contos e dramatizações.

Ler mais

Loja de Vender Poetas faz da Baixa de Coimbra a capital da poesia

A primeira coisa que é preciso fazer é guardar o tempo. Afinal, como podemos descobrir a poesia dentro de nós mesmos se não pararmos de correr ou se não suspendermos momentaneamente as regras de uma realidade que, pelo menos às vezes, parece demasiado parecida com a da sociedade materialista do livro “Vamos Comprar um Poeta”.

Esta é a única regra a obedecer para entrar na Loja de Vender Poetas, que ontem abriu as suas portas na Rua Visconde da Luz nº 23-25, na Baixa de Coimbra. Inspirados por aquela obra de Afonso Cruz, a professora de teatro Adriana Campos e utentes da APCC, membros do grupo de teatro Projeto Estúdio, propõem uma viagem em que cada ‘cliente’ se cruza com o poeta de trazer por casa e se converte num poeta por um dia que cria ali mesmo o seu primeiro poema.

Ler mais

Há uma nova loja na Baixa de Coimbra e vai vender só os melhores poetas

Esta semana, entre 22 e 25 de maio, vai abrir uma loja nova na Baixa de Coimbra: uma loja temporária que vai vender poetas. Naqueles quatro dias, todas as manhãs entre as 10H00 e as 12H00, este estabelecimento vai estar de portas abertas para desafiar quem entrar a descobrir se há poesia dentro de si.

A Loja de Vender Poetas vai funcionar na Rua Visconde da Luz nº 23-25 e aos seus clientes serão proporcionadas experiências como escutar poemas, ‘criar’ o seu próprio poeta ou inventar uma história. No final, serão recompensados com uma lembrança que lhes permitirá recordar esta experiência e levar poesia consigo.

Ler mais

A Grande Parada foi só o ‘aquecimento’: o “Coimbra a Brincar” é já nos dias 27 e 28 de maio!

Uns desceram da Universidade e animaram a Alta com muita música e enorme alegria (e até uma mensagem muito importante sobre os benefícios da alimentação saudável…), que conquistou estudantes, turistas e outros transeuntes. Outros partiram da Estação Nova e percorreram as ruas da Baixa com um entusiasmo que contagiou lojistas, clientes e, inevitavelmente… turistas. Ainda vieram os Semp’a Bombar e muitas crianças do Jardim de Infância e da Escola Básica da APCC e a festa fez-se, primeiro na Praça do Comércio e depois na Praça 8 de Maio.

Foi mais uma Grande Parada do “Coimbra a Brincar”, em que foi apresentada a edição deste ano (a sexta deste grande evento que junta milhares de pessoas em torno da ideia de que o brincar é essencial à vida) e em que se fez um primeiro ensaio para todas as brincadeiras que a APCC e os seus 52 parceiros têm já preparadas para os dias 27 e 28 de maio.

Perante tod...

Ler mais

Grande Parada une a Baixa à Alta para dar a conhecer mais uma edição do “Coimbra a Brincar”

É já na manhã do dia 17 de maio que uma Grande Parada vai percorrer as ruas da cidade com o objetivo de apresentar o “Coimbra a Brincar 2018” e tornar público um programa com mais de 100 atividades, completamente gratuitas e para todas as idades, que se espera que venham a juntar, como tem acontecido desde 2013, milhares de pessoas.

A partir das 10H15, dois grupos de ‘brincalhões’ – constituídos por elementos da APCC e dos seus 52 parceiros na organização – sairão das zonas envolventes da Universidade de Coimbra e da Estação Nova e unirão a Alta e a Baixa com muita animação, tendo paragem obrigatória na Praça do Comércio e uma enorme festa final na Praça 8 de Maio, onde a edição deste ano do “Coimbra a Brincar” será apresentada, pelas 11H00.

Ler mais