Eventos

Já temos cartaz para o “Coimbra a Brincar”, o que quer dizer que também já temos vencedores!…

Está cada vez mais próxima a edição deste ano do “Coimbra a Brincar” – não esqueçam, é a 26 e 28 de maio! – e isso quer dizer que todos querem saber se já temos cartaz oficial… Pois bem, temos mesmo e estamos finalmente em condições de anunciar o nome do seu criador! É que o júri do concurso para o cartaz reuniu no final da passada semana na sede da APCC e, apesar de a decisão não ter sido fácil, havia tantas propostas espetaculares que era impossível errar na escolha!

E o cartaz escolhido foi criado… (rufem os tambores…) pelas crianças do 3º ano da EB1 do Areeiro (Agrupamento de Escolas Coimbra Sul)! Um fantástico trabalho de precisão, talento e paciência, que é também o primeiro cartaz 3D da história dos concursos para o cartaz do “Coimbra a Brincar”! Esta participação, além de ter ganho o prémio global, foi naturalmente também a vencedora da categoria Jardim de Infância/1.º Ciclo do Ensino Básico, mas não foi a única premiada!

Apesar de não ter...

Ler mais

Carnaval do Centro de Reabilitação juntou os mais pequenos, os mais crescidos e todos os que nunca deixam de ser crianças

Já escrevemos sobre o Sambódromo do Rio de Janeiro e sobre a Eira da Quinta da Conraria, só falta mesmo referir mais um para enumerarmos os mais míticos locais onde se realizam desfiles de Carnaval no mundo inteiro. E esse local é… o Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral da APCC, pois claro!

A festa é, antes de mais, para as crianças da Escola Básica e do Jardim de Infância, que, como é típico da idade, adoram entrar num mundo de fantasia em que podem vestir as mais diferentes personagens… mas não são as únicas! São muitos os colaboradores da Associação que partilham esse entusiasmo e encanto e fazem questão de se juntar ao desfile, divertindo os mais pequenos, mas também os colegas, e trazendo muita alegria a um momento de convívio e grande diversão.

Na passada ...

Ler mais

“Lip Sync Quinta”, ou como o Carnaval da Quinta da Conraria se transformou num desfile de extraordinárias imitações

Talvez não saiba, mas são três as passarelas reconhecidas a nível mundial como as que recebem os melhores desfiles de Carnaval… Duas vamos enumera-las já: o Sambódromo da Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, e a Eira da Quinta da Conraria, em Castelo Viegas! É nesta última que, todos os anos, desfilam utentes e colaboradores dos serviços e respostas da APCC que funcionam naquele espaço, no mais divertido dos corsos carnavalescos!

Voltou a ser assim, na passada sexta-feira, quando o tema “Lip Sync Quinta” se revelou o mote certo para proporcionar muita alegria e até para descobrir alguns inesperados talentos! Por ali passaram, entre muitos outros, o Quim Barreiros, os Abba, o Freddie Mercury (bem, mais do que um, na verdade…), a Ágata, o José Cid, o Michael Jackson, os Bon Jovi… até o Chuck Norris fez questão de marcar presença num desfile de fantásticas interpretações, que deixou o júri em grandes trabalhos para encontrar os vencedores!

E embora eles ten...

Ler mais

… e ainda mais amor no Baile dos Namorados da Quinta da Conraria!

Também na Quinta da Conraria se celebrou o Dia dos Namorados! A organização da festividade ficou por conta da equipa da Quinta Pedagógica e, com a enorme experiência que os seus elementos têm em eventos memoráveis e com tantos sentimentos apaixonados que se juntaram na Sala Multiusos para um passinho de dança, a festa tinha mesmo de ser fantástica!

Coube ao grupo de teatro Sala T abrir as (amorosas) hostilidades do Baile dos Namorados, com uma enérgica coreografia, mas quem levou a animação pela tarde fora e fez o amor ganhar asas foi o DJ Punk (Fausto Sousa, vocalista dos 5ª Punkada), que não ‘deixou’ que utentes, formandos e até colaboradores da APCC ficassem parados, ao som de muitos grandes temas da música popular.

Ler mais

Até parece uma brincadeira: quem quer criar o cartaz do “Coimbra a Brincar” e ganhar fantásticos prémios?

É verdade que ainda faltam alguns meses para a edição de 2019 do “Coimbra a Brincar” (vai ser em maio, não esqueçam!), mas há alguns sortudos que podem começar a brincar desde já: o cartaz oficial do evento vai voltar a ser desenhado por alunos – de qualquer nível de ensino – matriculados em escolas do distrito de Coimbra, que poderão desta forma ganhar fantásticos prémios!

O prazo para entrega dos trabalhos é até 8 de março e o concurso é aberto a participações individuais ou em grupo (turma, escola, etc.), que têm de ser enviadas por correio ou entregues na sede da APCC, no Vale das Flores. O júri escolherá depois vencedores em três categorias (Jardim de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico / 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico / Ensino Secundário e Ensino Superior), entre os quais será selecionado o cartaz vencedor.

Ler mais