Eventos

Mesmo antes do “Coimbra a Brincar”… #todosbrincam!

Se durante o “Coimbra a Brincar”, todos brincam, então, antes do “Coimbra a Brincar”… #todosbrincam! Mais uma vez, o concurso #todosbrincam convida empresas, escolas e instituições, famílias e grupos de amigos a partilhar um momento de brincadeira, numa equação simples: alegria X imaginação = muitos sorrisos.

Porquê participar? Sobretudo, porque brincar é muito divertido e faz bem à saúde! Mas também porque temos magníficos prémios para distribuir! Como participar? Basta que tirem algum – de preferência, muito! – tempo para brincar (vale tudo, desde que promova a boa disposição!), façam uma fotografia ou vídeo desse momento e nos enviem!

Todas...

Ler mais

Na Quinta da Conraria, celebrou-se a água e a sua importância

O Dia da Água foi assinalado a 22 de março, mas como o São Pedro levou demasiado a sério a designação da data e nos presenteou com uma enorme chuvada, não pudemos realizar as atividades que tínhamos planeadas na Quinta da Conraria. Mas não seria uma mera ironia a desmoralizar a equipa da Quinta Pedagógica da APCC, que por isso mesmo voltou ontem à carga (de água?!…) e organizou um fantástico percurso de atividades relacionadas com a água e a sua importância.

No Parque Infantil da Quinta da Conraria, vários grupos de utentes do Centro de Atividades Ocupacionais e do Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação Social para Pessoas com Deficiência e Incapacidade, mas também os alunos do Myerscough College que, nas últimas duas semanas, realizaram um estágio na Associação, levaram a cabo uma série de desafios em que a diversão se juntava a mensagens pedagógicas.

Em co...

Ler mais

APCC e ESEC assinaram acordo de colaboração para o “Coimbra a Brincar” e já olham para novos projetos

170314_APCC_CaB-ProtocoloESEC_thumbA APCC e a ESEC-Escola Superior de Educação de Coimbra assinaram ontem (13 de março) um acordo de colaboração que tem como objetivo reforçar a cooperação entre as duas instituições no âmbito do “Coimbra a Brincar”, o evento que celebra o brincar enquanto fonte de prazer, alegria e aprendizagem, com reflexos na saúde física e mental, em todas as idades.

Parceira habitual desta grande festa aberta à Cidade e organizada pela APCC desde 2013, a ESEC irá, como estipulado no documento agora formalizado, trabalhar no desenvolvimento de atividades no âmbito dos seus cursos (nomeadamente, através de ateliês pedagógicos) e na conceção, criação e aplicação de ferramentas que valorizem a apropriação do património cultural, material ou imaterial pelos participantes no “Coimbra a Brincar”.

Ler mais

Quer ser patrocinador do “Coimbra a Brincar”? Contacte-nos!

170228_APCC_CaB-patrocinadores_thumbDesde 2013 que a APCC organiza o “Coimbra a Brincar”, o evento que, a propósito do Dia Internacional do Brincar, celebra esta atividade como fonte de prazer, alegria e aprendizagem, com reflexos na saúde física e mental, em todas as idades. É uma iniciativa oferecida à cidade e a todos quantos queiram participar, de forma inteiramente gratuita e de acesso livre.

De ano para ano, este evento tem vindo a crescer no número de participantes e de atividades, bem como em visibilidade. Só na edição de 2016, que contou com a adesão de 58 parceiros e 25 patrocinadores, quase oito mil pessoas participaram nas 150 atividades promovidas em toda a cidade de Coimbra, e cerca de 100 mil tomaram contacto com o evento através das redes sociais só na semana da realização do evento, além de várias referências na comunicação social.

Ler mais

O quarto ‘mosqueteiro’ e uma visita inesperada: foi assim o Lanche Intercultural de receção aos novos voluntários europeus

A última vez que houve um Lanche Intercultural na APCC foi em novembro do ano passado, quando nos despedimos dos voluntários europeus que terminavam nessa altura o período de seis meses que passaram na Associação. Agora que um novo grupo chegou, voltámos a juntar-nos no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral, em volta de bolos, chá e sumos, mas para começarmos a conhecer-nos melhor.

Foi ontem (20 de fevereiro) que demos as boas-vindas à Claire Bonnefoy (que chega de França), à Jelena Radojevic (Sérvia) e à Mari Chilingarashvilii (Geórgia, uma estreia), que já ‘conhecíamos’ das suas apresentações na página de Facebook do projeto “Holding Hands With Other Abilities”. Mas, ao bom estilo dos Três Mosqueteiros – que na verdade eram quatro – recebemos ainda um outro voluntário, o Julien Michaud (também de França).

Ler mais