Eventos

Estão todos prontos para a brincadeira? O “Coimbra a Brincar” é já no domingo e na terça!

É já nos dias 26 e 28 de maio que a APCC e cerca de 50 parceiros vão levar para as ruas da cidade mais uma edição do “Coimbra a Brincar”, com mais de 100 atividades completamente gratuitas e para todas as gerações.

Este grande evento, que todos os anos tem vindo a juntar milhares de pessoas em torno da ideia de que brincar faz bem, terá este ano novidades como o slackline (um desporto de equilíbrio sobre uma fita elástica), ateliês de língua gestual para bebés ou sessões de estimulação sensorial. De volta estarão alguns ‘clássicos’ do “Coimbra a Brincar”, como os jogos ampliados, os passeios a cavalo ou as cantigas e as danças, bem como algumas novidades dos últimos anos que fizeram sucesso: o bubble football, o stand up paddle ou o yoga.

Ler mais

E se começasse já a brincadeira, juntando-se à Grande Parada do “Coimbra a Brincar”?

É a grande festa de apresentação do “Coimbra a Brincar 2019”: a Grande Parada é já no dia 21 de maio e vai percorrer as ruas da cidade para dar a conhecer mais uma edição desse fantástico evento que, todos os anos, junta milhares de pessoas de todas as idades para celebrar a brincadeira. Vai ser também a primeira oportunidade para se divertir a sério com a APCC e os seus parceiros nesta grande aventura, juntando-se a nós ao longo do percurso!

A partir das 10H00, dois grupos de ‘brincalhões’ sairão da Universidade de Coimbra e do Portugal dos Pequenitos e unirão a Alta e a Baixa de Coimbra com muita alegria, cor e animação. O encontro final está marcado para a Praça 8 de Maio, pelas 11H00, onde será apresentado o programa, com mais de 100 atividades completamente gratuitas e criadas a pensar em todos os que acham que brincar é indispensável, qualquer que seja a idade.

Ler mais

Pais e cuidadores da APCC convidados para encontro sobre a epilepsia na paralisia cerebral

Sabia que a paralisia cerebral tem associada, em cerca de metade dos casos, epilepsia? As razões desta associação, as perturbações cognitivas encontradas se a epilepsia não estiver controlada e os receios e atitudes a tomar durante as crises epiléticas: são estes os temas dominantes do encontro “A Epilepsia na Paralisia Cerebral”, que se realizará no próximo dia 25 de maio.

A iniciativa é organizada pela APCC e terá lugar na Sala de Formação do Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral de Coimbra, a partir das 10H00. Terá como orador Olavo Gonçalves, diretor clínico da instituição e neuropediatra, e é aberta à participação de todos os pais e cuidadores da Associação.

Ler mais

A rimar e não só na Quinta da Conraria, às voltas com os dias da Árvore e da Poesia (parte I)

Na quinta-feira, já a Quinta Pedagógica da APCC havia recebido cerca de centena e meia de crianças de jardins de infância e escolas básicas para celebrar o Dia Mundial da Árvore, mas a comemoração desse dia não podia ficar sem ser feita com todos os que constituem a comunidade da Quinta da Conraria. Por isso, e aproveitando a coincidência daquela data com o Dia Mundial da Poesia, na sexta juntaram-se utentes e formandos da Associação para um concurso de poemas e ilustrações.

Foram muitos os que participaram – individualmente ou em grupo – e que puderam mostrar os seus trabalhos ou declamar os seus textos perante os colegas e amigos, mas também perante um júri bastante atento. No final, como era de um concurso que se tratava, é claro que houve vencedores, mas na verdade todos saíram a ganhar pela ousadia e pela coragem de mostrarem o(s) seu(s) talento(s).

Ler mais

Já temos cartaz para o “Coimbra a Brincar”, o que quer dizer que também já temos vencedores!…

Está cada vez mais próxima a edição deste ano do “Coimbra a Brincar” – não esqueçam, é a 26 e 28 de maio! – e isso quer dizer que todos querem saber se já temos cartaz oficial… Pois bem, temos mesmo e estamos finalmente em condições de anunciar o nome do seu criador! É que o júri do concurso para o cartaz reuniu no final da passada semana na sede da APCC e, apesar de a decisão não ter sido fácil, havia tantas propostas espetaculares que era impossível errar na escolha!

E o cartaz escolhido foi criado… (rufem os tambores…) pelas crianças do 3º ano da EB1 do Areeiro (Agrupamento de Escolas Coimbra Sul)! Um fantástico trabalho de precisão, talento e paciência, que é também o primeiro cartaz 3D da história dos concursos para o cartaz do “Coimbra a Brincar”! Esta participação, além de ter ganho o prémio global, foi naturalmente também a vencedora da categoria Jardim de Infância/1.º Ciclo do Ensino Básico, mas não foi a única premiada!

Apesar de não ter...

Ler mais