Eventos

Já pode inscrever-se gratuitamente para a Conferência “O Futuro da Educação Inclusiva”

David Rodrigues, presidente da Pró-Inclusão – Associação Nacional de Docentes de Educação Especial e membro do Conselho Nacional de Educação, Helena Libório, diretora do Agrupamento de Escolas de Esgueira e antiga diretora regional de Educação do Centro, e Alexandra Ramos, mãe e encarregada de educação, são os convidados da Conferência “O Futuro da Educação Inclusiva”, organizada pela APCC.

Além das intervenções daqueles especialistas, o programa do evento prevê ainda a realização de um debate, moderado por Luísa Ucha, adjunta do secretário de Estado da Educação e coordenadora do Grupo de Trabalho para o Desenvolvimento da Escola Inclusiva, responsável pela apresentação de propostas para uma futura alteração legislativa no âmbito da educação especial.

Ler mais

A brincadeira tomou conta da Quinta da Conraria no Dia da Criança

“Comunica com a Natureza Brincando” foi o desafio que a Quinta Pedagógica da APCC reservou para os vários grupos de pequenos visitantes que connosco fizeram a festa no Dia da Criança (1 de junho). Do Jardim de Infância e da Escola Básica da Associação, do Jardim-Escola João de Deus, do Jardim de Infância de Ceira e do Ninho dos Pequenitos veio muita curiosidade e muita alegria, que encheram a Quinta da Conraria de saudável algazarra.

Fizeram queques solares de alfarroba na Casa do Forno (“Às Voltas com o Sol”) brincaram e reciclaram no relvado do campo de futebol (“Aproveita e Brinca”), aprenderam a poupar água na estufa (“Brinca com a Água”), deram enormes saltos no insuflável (“Voa pelo Ar”), andaram a cavalo no Picadeiro (“Cavaleiros da Terra”) e foram surpreendidos com histórias feitas de linhas e novelos (“Cem Linhas”). E, para finalizar em cheio um grande dia, ainda assistiram ao “Concerto da Natureza” com os Semp’a Bombar!

Ler mais

Nunca tanta gente brincou como na quinta edição do “Coimbra a Brincar”

Foram dois dias com muitas famílias, escolas, lares e instituições sociais, muitas crianças e adultos, jovens e seniores. A quinta edição do “Coimbra a Brincar” bateu todos os recordes de participação deste evento, organizado pela APCC para celebrar o brincar e fazer a cidade (re)descobrir o prazer e os benefícios da brincadeira.

Nos dias 26 e 28 de maio (sexta-feira e domingo), mais de 150 atividades completamente gratuitas e para todas as idades – na margem esquerda do Parque Verde e noutros locais da cidade – provocaram uma enorme onda de boa disposição e alegria, atraindo mais participantes do que qualquer edição anterior do “Coimbra a Brincar”.

Ler mais

Entre a ‘invisibilidade’ e a uniformização? APCC debateu as representações das pessoas com deficiência nos Media e na sociedade

Foram muitos os utentes e os colaboradores da APCC que ontem fizeram questão de assistir ao debate “Here We Are – Formas de Representação das Pessoas com Deficiência na Comunicação Social”, que decorreu na Quinta da Conraria, e em que foram convidados João Gaspar, mestre em jornalismo pela Universidade de Coimbra e correspondente da Agência Lusa, e Bernardo Vieira, vice-campeão nacional e vencedor da Taça de Portugal de Paraciclismo em 2016 e utente da instituição.

Foram abordados temas como a visibilidade (ou falta dela) desta população nas notícias, as formas de abordagem aos temas da deficiência ou como estas são muitas vezes ‘impermeáveis’ à individualidade dos seus protagonistas. Num debate – moderado por Pedro Santos, responsável pela comunicação da Associação – que contou também com grande participação da assistência, houve ainda tempo para discutir temas paralelos, como a acessibilidade das pessoas com deficiência à informação ou à própria profissão de jornalista.

Ler mais

Milhares de pessoas esperadas para dois dias de festa no “Coimbra a Brincar”!

Na edição deste ano do “Coimbra a Brincar” – que decorre já nos dias 26 e 28 de maio – vai haver, como é habitual, jogos tradicionais gigantes, experiências científicas, passeios a cavalo, atuações musicais ou peças de teatro, mas também muitas novidades, como futebol dentro de bolhas, caças ao tesouro, ateliês de pinhatas ou sessões de yoga. Ao todo, vão ser cerca de sete dezenas de iniciativas – que correspondem a mais de 150 atividades – gratuitas e para todas as idades.

É desta forma que a APCC e os seus parceiros pretendem mais uma vez fazer Coimbra (re)descobrir a alegria do brincar, num evento que, só no último ano, juntou cerca de oito mil participantes e que promete voltar a ‘invadir’ a Cidade com muita animação e alegria. As atividades são dirigidas a escolas, lares, instituições sociais, famílias, amigos, empresas e a todos os que queiram (voltar a) brincar, com um convite muito especial para Domingo: Venha em família passar um dia inteiro ao Parque Verde com o “Coimbra a Brincar”!

Ler mais