Eventos

Só é precisa uma boa ideia: concurso para o cartaz do “Coimbra a Brincar 2020” é aberto a todos!

Quem pode participar no concurso para criar o cartaz da próxima edição do “Coimbra a Brincar”? Qualquer pessoa que resida em Portugal! Tenho de concorrer individualmente? Claro que não, são aceites participações individuais e em grupo, porque brincar é bom de todas as formas! Só posso enviar uma proposta? Não, todos os participantes podem enviar todas as propostas que quiserem! Como vai ser escolhido o vencedor? Através da página de Facebook do evento, depois de uma primeira seleção por um júri multifacetado!

Então, mas que razões posso eu ter para participar? A primeira é que vai ser muito divertido, mas outra também relevante é que haverá prémios fantásticos – não monetários e relacionados com as atividades dos parceiros e patrocinadores do evento – para o vencedor absoluto e duas menções honrosas. E até quando posso concorrer? O prazo limite é o dia 31 de janeiro de 2020 e os trabalhos podem ser enviados por mail ou correio postal, ou entregues no Centro de Reabilitação da APCC.

Ler mais

Quentes e boas!… as castanhas e as emoções, em mais uma Feira das Colheitas!

A designação oficial diz que é uma feira, mas é isso e muito mais: é uma celebração (dos sabores e saberes do outono), é uma mostra (de vários produtos resultantes das atividades desenvolvidas na Quinta da Conraria), é um (re)encontro (de amigos e familiares) e é uma festa (de utentes, colaboradores e voluntários da APCC, mas também de toda a comunidade envolvente). Ontem foi dia de mais uma edição da Feira das Colheitas e no ar voltou a pairar o maravilhoso cheiro das castanhas assadas e muita alegria e felicidade.

A abrir, como começa a ser ‘da praxe’, vieram os Semp’a Bombar, com o seu ritmo contagiante a dar o mote para um dia inteiro de animação. Mas o grupo de bombos da Associação já não faz a festa sozinho, fazendo-se acompanhar pelos Bolitrotes, as ‘marionetas’ de grandes dimensões criadas na Sala O2, que acabam por ser um símbolo do espírito da Feira, cruzando o popular e o tradicional com a criatividade e a cultura. E aberto o certame, logo todos correram para o carrinho das castanhas e as barraquinhas.

Ler mais

Aceite o convite para celebrar o outono com a APCC, em mais uma Feira das Colheitas

Amanhã volta a ser dia daquela que já é uma tradição da APCC: a Feira das Colheitas faz abrir os portões da Quinta da Conraria a toda a comunidade para celebrar a chegada do outono. A partir das 10H30, frutas, legumes, compotas, peças de artesanato, utilidades e outros produtos ligados a esta época do ano vão estar em destaque no picadeiro, mas serão muitos mais os motivos de interesse.

Logo a abrir a Feira, haverá uma atuação dos Semp’a Bombar, o grupo de bombos da instituição, mas ainda de manhã terá também lugar uma dramatização da lenda de São Martinho e serão realizados diversos jogos tradicionais. À tarde, a partir das 14H00, será a vez do DJ Punk (Fausto Sousa, vocalista dos 5ª Punkada), garantir a animação no Baile das Colheitas.

Ler mais

Todos a tremer na Quinta da Conraria… com tanta animação no Baile de Máscaras dos Bolinhos e Bolinhós!

Vieram zombies, bruxas e feiticeiros, monstros, fantasmas, vampiros, morcegos… No capítulo das coisas assustadoras, não faltou mesmo nada nem ninguém! Mas calma, porque todos foram convidados e ontem, no Baile de Máscaras dos Bolinhos e Bolinhós na Quinta da Conraria, apesar da abundância de pescoços cortados e facas ensanguentadas, ninguém apanhou susto nenhum, bem pelo contrário!

Parte muito importante da razão para todo o entusiasmo e alegria foi a música do artista popular Tiago Silva (que também é professor de música na APCC), que levou a que todos quisessem abanar os respetivos esqueletos – os de disfarce e os verdadeiros! Mas também tem de ser dado mérito à equipa da Quinta Pedagógica “O Caracol”, que não só organizou tudo, como ainda deu o mote para a animação e para os gritos mais divertidos!

A fes...

Ler mais

O “Coimbra a Brincar 2020” já começou! (não é exatamente verdade… mas já temos datas!)

Calma, ainda faltam vários meses para, verdadeiramente, darmos início à grande festa da brincadeira que sempre é o “Coimbra a Brincar”!… Mas nada se faz sem aquele momento – como o que ontem teve lugar no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral – em que a APCC e os seus parceiros reúnem para fazer um balanço da última edição e começar a planear o que terão para oferecer à cidade no ano seguinte.

Por isso, e não vamos mentir e dizer que isso não aconteceu no meio de grande diversão, houve muitas sugestões de atividades e vontade de inovar, bem como de juntar cada vez mais ‘cúmplices’ nesta iniciativa. O que se seguirá serão meses de troca de ideias com diferentes interlocutores e públicos, que darão lugar a um programa que não deixará de incluir várias brincadeiras ‘clássicas’ do “Coimbra a Brincar”, mas que se pretende que possa continuar a aprofundar a ideia de um brincar para todos e intergeracional.

E já ...

Ler mais