fbpx

40 Anos

Parabéns à APCC vieram do mundo inteiro!

Não é novidade para ninguém que 2015 foi o ano em que a APCC celebrou os seus 40 anos, mas o que talvez nem todos saibam é que os votos de parabéns chegaram um pouco de todo o lado. Mas mesmo um pouco de todo lado! De Espanha, da Alemanha, da Turquia, de França, da Bélgica, da Áustria, de Itália, de Inglaterra, da Croácia, da República Checa, da Hungria, da Turquia, do Luxemburgo… Até da Indonésia e da Nova Zelândia!

Foi este o presente enviado por diversos parceiros europeus da APCC na área do voluntariado e por muitos voluntários e ex-voluntários, que assim ‘fintaram’ a distância e celebraram também connosco estas quatro décadas.

A ini...

Ler mais

APCC é… O Gabinete de Voluntariado foi à procura da resposta

APCC é afeto, é delícia, é descoberta, é compreensão, é paciência, é vida, é casa, é coragem, é movimento, é integração, é metamorfose, é partilha, é cooperação, é diferença, é criatividade, é desafio, é inspiração, é equipa, é qualidade, é caminhada, é altruísmo, é liberdade, é suporte, é sustentabilidade, é rede, é confiança, é comunicação, é vivências, é sabedoria.

APCC é acreditar, é explorar, é brincar, é cuidar, é aprender, é jardinar. APCC é a resposta. APCC é única, é intercultural. APCC é de todos. APCC somos nós.

Ler mais

2015 em 40 imagens: 40 anos da APCC trouxeram muitas iniciativas e, sobretudo, muito afeto

Não é fácil resumir quatro décadas de história, nem que para tal tenhamos um ano inteiro. Foi com essa dificuldade, mas também esse conforto, que a APCC se deparou em 2015, ano em que se completaram 40 anos desde que pais e técnicos uniram esforços para criar o que seria inicialmente o Núcleo Regional Centro da Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral (NRC-APPC).

Ao longo dos doze meses do ano que agora termina, muitas foram as iniciativas que comemoraram essa história, umas olhando para o caminho percorrido, outras focando-se na atualidade da Associação e algumas perspetivando o futuro que agora se começa a desenhar.

Ler mais

Um ano de “Chá das Seis” para contar 40 anos de história da APCC

Em 2015, ano em que a APCC celebra 40 anos, o “Chá das Seis” foi dedicado aos pioneiros (e protagonizado por eles): os primeiros utentes, a primeira direção, os primeiros técnicos, os primeiros professores. E ontem, Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, o ciclo foi fechado com os primeiros pais.

Luísa Cruz e Silvano Lemos, dois dos ‘pais fundadores’ da APCC, foram os convidados do último “Chá das Seis” deste ano. Foi a altura de voltar a recordar os primeiros dias da Associação, antes até do seu nascimento enquanto Núcleo Regional do Centro da Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral.

Ler mais

Calçado que toda a gente pode usar, mas desenvolvido para pessoas com paralisia cerebral

São 12 protótipos de sapatos, botas e sapatilhas, todos desenhados a pensar nas necessidades das pessoas com paralisia cerebral mas sem esquecer a vertente estética, e que estarão expostos no Centro de Reabilitação da APCC até 30 de janeiro do próximo ano.

Na inauguração da exposição ‘Rita.Red.Shoes cerebralpalsy.designproject’, que teve lugar no Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (3 de dezembro), foi explicado qual o desafio feito aos alunos do Mestrado em Design Industrial e de Produto da Universidade do Porto: «Desenhem sapatos que vocês próprios gostassem de usar». A revelação partiu de Cristina Soutinho, fisioterapeuta da APCC, que sublinhou ainda que o calçado é sempre uma questão muito pertinente para quem lida com a paralisia cerebral.

Ler mais