Voluntariado

Multo buono! Os Almoços Interculturais estão de volta e a primeira paragem foi em Itália!

Já são uma espécie de tradição do Serviço Voluntário Europeu na APCC: os almoços culturais voltaram e foram as voluntárias Federica Usai e Maria Cristina Marcosano as primeiras a guiar-nos nesta nova viagem gastronómica. Por isso, ontem houve deliciosos pratos italianos no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral, numa receita que hoje se repetirá na Quinta da Conraria.

E podemos garantir que a salada caprese estava deliziosa, a lasanha vegetariana sabia meravigliosamente e o gelado estava sensazionale. Um mérito que é, naturalmente, das nossas extraordinárias chefs Federica e Maria Cristina, mas também das fantásticas cozinheiras da Associação, elas próprias já com grande experiência em gastronomias de outros países.

Ler mais

Voluntárias europeias meteram mãos na massa para fazer o jantar… e os utentes do Lar Residencial aprovaram!

Com duas voluntárias italianas connosco na APCC neste momento, não podíamos deixar passar em branco o Dia Mundial das Massas, que se celebrou na semana passada! Pode ser um estereótipo gastronómico-cultural, é certo, mas a verdade é que o jantar da última quinta-feira no Lar Residencial da Quinta da Conraria estava mesmo delicioso!

Verdade seja dita que a Federica Usai (que veio de Turim) e a Maria Cristina Marcosano (que também viveu naquela cidade, mas é natural de Grassano) não estiveram sozinhas nesta missão de preparar uma refeição centrada naquele alimento. Também a voluntária alemã Anthea Bıçakçıoglu meteu mãos à massa – literalmente! E todos adoraram, o que até não é de espantar se, além do talento culinário das nossas chefs, tivermos em conta que os portugueses estão no top 20 dos maiores consumidores de massa.

Ler mais

Gabinete de Voluntariado da APCC distinguido de novo nos Prémios Erasmus +

Depois de, em 2016, ter sido distinguida pelos Prémios Boas Práticas Erasmus + como exemplo na área do Voluntariado Europeu, a APCC voltou este ano a ver o seu trabalho destacado no âmbito daqueles galardões, com a atribuição do Prémio Change Maker Portugal 2017 à coordenadora do seu Gabinete de Voluntariado, Fernanda Maurício.

Este galardão, atribuído no nosso país pelas agências nacionais Erasmus + Juventude em Ação e Erasmus + Educação e Formação, surge no seguimento de uma iniciativa da Comissão Europeia e distingue jovens de diferentes nações europeias pelo seu trabalho, intervenção, compromisso com o projeto europeu e impacto das suas ações e dos projetos que protagonizam nas respetivas organizações e comunidades. Desta forma, são reconhecidos como verdadeiros embaixadores do Erasmus+ e inspiradores de uma mudança.

Ler mais

As novas voluntárias europeias foram ao Picadeiro… mas não foi para andar a cavalo…

Desde que chegaram à APCC, há menos de um mês, a Anna Vukadin, a Anthea Bıçakçıoglu, a Federica Usai e a Maria Cristina Marcosano já fizeram uma caminhada, estiveram na Quinta Pedagógica, ensaiaram com o grupo de teatro Sala T, foram ao Jardim de Infância e à Escola Básica, viajaram ao Polo Norte na Ludoteca, ajudaram em sessões de hidroterapia, aprenderam algumas receitas novas e tocaram com os Ligados às Máquinas (e nem listámos todas as atividades pelas quais já passaram)!

E ontem foi mais um dia especial, porque participaram numa sessão de hipoterapia, no Picadeiro da Quinta da Conraria, em que puderam aprender algumas noções básicas sobre os cuidados a ter com os cavalos e sobre aquela atividade terapêutica. E, claro, aproveitar para seguir algumas dicas dos profissionais da Associação, mas também de algumas das crianças que regularmente desfrutam e beneficiam destas sessões.

Ler mais

A Anna, a Anthea, a Federica e a Maria Cristina (as nossas novas voluntárias europeias) já chegaram!

Há um novo grupo de voluntários europeus – neste caso, é mais correto escrever voluntárias – acabado de chegar a Portugal para passar os próximos seis meses na APCC. E para as conhecer, nada melhor do que um hábito tipicamente português: um café depois do almoço. Foi dessa forma que a Anna Vukadin, Anthea Bıçakçıoglu, Federica Usai e Maria Cristina Marcosano foram ontem recebidas no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral por colaboradores da Associação

Estas jovens chegam ao abrigo do programa Erasmus +, Juventude em Ação, no âmbito do qual a APCC desenvolve o projeto “Holding Hands With Other Abilities”, que trouxe já até Coimbra cerca de quatro dezenas de voluntários entre os 17 e os 30 anos, de vários países europeus. Em 2017, este será o segundo grupo de voluntários europeus da Associação, depois de um primeiro – constituído pela Claire Bonnefoy, a Jelena Radojević, o Julien Bradford Michaud e a Mari Chilingarashvili – ter estado em Coimbra entre fevereiro e agosto.

Ler mais