Voluntariado

APCC presente em programa de intercâmbio com mais de 40 jovens de seis países europeus

Bárbara Costa, César Lopes, Isabel Cruz e Marlene Saraiva: são estes quatro utentes da APCC que, acompanhados pela voluntária Lídia Filipe, estão já na vila húngara de Gánt para participar num programa de intercâmbio com outros 39 jovens de Espanha, Hungria, Itália, Polónia e Roménia. Até ao dia 7 de maio, irão estar envolvidos em diversas atividades relacionadas com a inclusão social, o empoderamento e a cidadania ativa.

O objetivo é que os participantes se tornem mais capazes de identificar a expressar as suas próprias necessidades e as das suas comunidades, de comunicar melhor em público e em termos interpessoais, de agir enquanto ativistas sociais e de implementar projetos e eventos no campo da inclusão social. O enfoque estará em áreas como o autoconhecimento, os papéis sociais, a participação e a cidadania ativas o voluntariado e a vida independente.

Ler mais

A APCC, o André, o Bernardo, o Diogo e o Ivo ganharam um prémio europeu!

Em 2017 e 2018, o André Vitorino, o Bernardo Vieira, o Diogo Sacramento e o Ivo Rodrigues foram os protagonistas portugueses do projeto “Here We Are”, desenvolvido em parceria pela APCC e a organização húngara EgyüttHató Egyesület. E há boas notícias: acabamos de ganhar um Prémio Eurodesk, que destaca as iniciativas mais inovadoras e com maior impacto levadas a cabo por organizações que trabalham na área da juventude na Europa!

A edição de 2019 deste galardão teve cerca de meia centena de concorrentes, originários de 17 países da União Europeia, tendo o júri distinguido o projeto “Here We Are” na categoria de Ações de Solidariedade, pelo alcance das ações realizadas e pela capacidade para estabelecer pontes com outras entidades e serviços, tanto em Portugal como na Hungria.

Ler mais

Novos voluntários europeus chegaram a dizer ‘Ciao’ e ‘Privet’ e foram recebidos com um ‘Bem-vindos’!

Anna Zubova, Christopher Cremasco e Stefano Zacchi: são estes os nomes dos três novos voluntários europeus que já chegaram à APCC. Pela frente, têm seis meses em que – depois de alguns dias dedicados a conhecer o Centro de Reabilitação, a Quinta da Conraria e as unidades residenciais – irão colaborar nas atividades quotidianas da Associação e encontrar liberdade para desenvolver os seus próprios projetos.

Ontem, aproveitámos a pausa para o café no Centro para os receber e fazer as primeiras apresentações a utentes, colaboradores e outros voluntários. Ficámos a saber um pouco sobre cada um deles, de onde vêm (o Cristopher e o Stefano são italianos e a Anna é a primeira voluntária que nos chega da Rússica!) e com que expetativas olham para esta oportunidade e para o tempo que irão estar em Portugal.

Ler mais

Sucesso do projeto “Here We Are” fez ‘nascer’ “Still Here”: utentes da APCC estiveram na Hungria para o pontapé de saída

Nos dois últimos anos, o projeto “Here We Are” juntou utentes da APCC e da organização húngara EgyüttHató Egyesület para várias iniciativas, em Portugal e na Hungria, que pretenderam dar visibilidade às pessoas com deficiência, aos seus desejos e necessidades, dentro das comunidades em que se inserem. O balanço foi positivo e, por isso, aquele projeto tem agora uma espécie de versão 2.0, sob a designação “Still Here”.

Foi por isso que, na passada semana, o André Vitorino, o Bernardo Vieira e o Diogo Sacramento voltaram a Budapeste, para o primeiro encontro transnacional deste novo projeto, que teve como objetivos reforçar as dinâmicas do grupo, melhorar a qualidade da comunicação e planear as atividades a desenvolver. Assim, ao longo de dois dias muito intensos, participaram em reuniões de trabalho, um workshop sobre música inclusiva e sessões de team building e partilha de experiências.

Ler mais

Voluntários da APCC estão a ter a experiência de uma vida em Itália!

Ainda vai a pouco mais de meio, mas a Isabel Cruz e o Sandro Stock já sabem que é uma experiência que nunca mais irão esquecer!… Eles são os dois voluntários da APCC que foram escolhidos para realizar um programa de curta duração junto da associação Kara Bobowski, sediada na cidade italiana de Modigliana, e estão a adorar esta oportunidade para conhecer novas pessoas e culturas, realizar aprendizagens e divertir-se!

A Isabel e o Sandro têm vindo a desenvolver atividades em dois serviços da organização de acolhimento: o La Coccinella, um laboratório social e de trabalho, onde têm colaborado na produção e criação de objetos artesanais para venda, e o centro de juventude Punto X, onde apoiam os colaboradores nas atividades regulares com os jovens e dinamizam algumas iniciativas relacionadas com a interculturalidade e com Portugal.

Este ...

Ler mais