Voluntariado

O que andam a fazer os novos voluntários europeus? Não é fácil fazer um resumo…

‘Voar’ com o grupo da Expressão Corporal, nadar na sessão de hidroterapia, saltar na aula de expressão físico-motora, cavar a terra na Quinta Pedagógica… Há muitas coisas novas a acontecer na vida do Alexander Brzuska, do Emanuele Macaggni, da Emma Denis e da Maria Kürbis nos últimos dias. Porque este é um período de apresentações: destes quatros novos voluntários europeus aos utentes, colaboradores e outros voluntários da APCC, mas também, a eles, dos diversos serviços e respostas da instituição, com os quais irão colaborar ao longo dos próximos seis meses.

Assim, até ao final desta semana, entre o Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral e a Quinta da Conraria, terão ficado a conhecer um pouco sobre terapia ocupacional, psicomotricidade, hipoterapia ou musicoterapia, mas também artes manuais, culinária, música, teatro e desporto, por exemplo. Depois, e antes ainda de ficarem a conhecer as unidades residenciais, terão as aulas do curso de português na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, seguindo-se então, finalmente, a integração no quotidiano da Associação.

Enqua...

Ler mais

Começou ontem a aventura do Alexander, da Emma, do Emanuele e da Maria – os novos voluntários europeus – na APCC

O Alexander Brzuska chega da Polónia mas nasceu na Alemanha, o mesmo país da Maria Kürbis, a Emma Denis vem de França e o Emanuele Macaggni viajou desde Itália. Eles são os novos voluntários europeus da APCC, que acabam de iniciar o período de seis meses em que farão parte da Associação… Na verdade, diz-nos a experiência que nunca deixarão de pertencer a esta ‘família que escolhemos’, tais os laços que terão oportunidade de estabelecer com utentes, colaboradores e outros voluntários!

Ontem, foi dia de serem ‘apresentados’ a um hábito bem português, o do café depois do almoço, e de aproveitarem essa oportunidade para conhecer alguns dos profissionais do Centro de Reabilitação. Segue-se agora uma espécie de ‘missão de reconhecimento’, em contacto com diversos serviços da Associação, ainda no Centro, mas também na Quinta da Conraria e nas unidades residenciais.

Esse ...

Ler mais

Sessão de Formação para Voluntários foi oportunidade para falar sobre responsabilidades e expetativas

Os voluntários são essenciais no quotidiano da APCC: eles colaboraram em atividades regulares ou pontuais, apoiando os nossos utentes e profissionais em coisas tão diferentes como brincar no recreio com as crianças, dar apoio em sessões de hipoterapia ou hidroterapia ou conversar com os residentes do Lar Integrado, entre muitas outras. Outra forma de o explicar é dizer que eles estão sempre presentes!

Mas para poderem dar um pouco de si, é preciso que compreendam os desafios que se lhes vão colocar e estejam preparados para uma realidade que, mesmo que muito gratificante, representará sempre uma nova experiência. É, por isso, essencial que recebam a formação adequada e possam, por via dela, corresponder às responsabilidades que decorrem das suas funções enquanto voluntários, mas também sentirem-se preenchidos com o papel que desempenham na instituição.

Ler mais

Conheçam a história do Christopher, do Paulinho, do Duke, da Fofinha, da Luna e da Pequena, um grupo que muito aprendeu nos últimos meses

Agora que o Christopher Cremasco terminou o seu período de voluntariado na APCC, há na instituição muitos a sentir já saudades daquele jovem italiano que esteve connosco no último meio ano. Utentes que sentem a falta da sua boa disposição, técnicos que não esquecem a sua disponibilidade… E o Duke, a Fofinha, a Luna e a Pequena, que recordam os longos passeios e os momentos divertidos que partilharam com ele com o Paulo Neves.

Talvez esta última frase precise de ser explicada: o macho Duke e as fêmeas Fofinha, Luna e Pequena são os cães da Quinta da Conraria, que tiveram no Christopher um verdadeiro amigo nestes seis meses. Como parte do seu projeto pessoal de voluntariado, ele trabalhou no treino destes animais, no sentido de os levar a aprender comandos simples de obediência básica e a obter competências de confiança e estabilidade.

Com o...

Ler mais

Só mais uma volta, ou como o voluntário europeu Stefano Zacchi organizou uma atividade que agradou a miúdos e graúdos

Foram seis meses que o Stefano Zacchi passou em Coimbra e na APCC e foi de uma forma muito especial que, esta semana, demos por encerrado esse período: com aquele nosso voluntário europeu a fazer uma última sessão de atividades físicas e desportivas, que concretizaram o seu projeto pessoal. Tudo começou na Quinta da Conraria, juntando utentes do Centro de Atividades Ocupacionais, mas chegou também ao Centro de Reabilitação, com as crianças da Escola Básica.

A ideia era simples: desafiar os participantes a completar um percurso, com um conjunto de obstáculos ou tarefas de diferentes tipos. O mais importante não seria sequer ser o mais rápido, mas sim superar cada dificuldade e fazê-lo com um sorriso de boa disposição. E se a premissa não era complicada, verdade seja dita que todos puseram uma dose extra de alegria para atingir aquele objetivo!

Ler mais