fbpx

Voluntariado

Até breve, Alexander, Emanuele, Emma e Maria!

E já não há voluntários europeus na APCC… Primeiro, o Emanuele regressou a Itália, a seguir, o Alexander voltou para a Polónia e a Emma para França e, já esta semana, a Maria partiu para a Alemanha. Assim se encerrou um ciclo, durante o qual em que estes jovens fizeram de Coimbra a sua casa e da Associação a sua família, enquanto apoiavam utentes e colaboradores em diversas atividades, desenvolviam os seus projetos pessoais, confraternizavam com outros voluntários e aproveitavam momentos de cariz cultural.

Tudo começou em janeiro deste ano, com um tipicamente português café depois do almoço, e terminou na passada semana, com um Piquenique Intercultural. Pelo meio, ‘voaram’ na Expressão Corporal, nadaram na hidroterapia, brincaram com as crianças do Jardim de Infância e da Escola Básica, aprenderam português na Universidade, brilharam no desfile de Carnaval, prepararem um saboroso hachis parmentier moelleux no primeiro Almoço Intercultural (e fizeram muito mais!), até que veio uma tal de pandemia…

Mas nem o a...

Ler mais

Piquenique Intercultural, ou como começámos a despedir-nos dos voluntários europeus com muitos sorrisos (e comida deliciosa)!

Cada vez que um grupo de voluntários europeus começa a preparar-se para regressar a casa, existe um sentimento que leva muitos utentes e colaboradores da APCC a perguntar a si mesmos: Mas já passaram seis meses? O Alexander Brzuska, o Emanuele Macaggni, a Emma Denis e a Maria Kürbis chegaram a Coimbra em janeiro e, apesar de tudo o que nos últimos três meses tivemos todos de alterar nos nossos planos, essa pergunta começa agora a ecoar…

Mas como o tempo em que aqueles jovens estiveram connosco foram pródigos em momentos de alegria e de partilha, não houve tristezas no Piquenique Intercultural que o Gabinete de Voluntariado organizou, no início desta semana, para ‘encerrar’ as atividades deste grupo. No Parque Verde, com toda a segurança mas também muita emoção, não faltaram por isso os sorrisos – e até o Emanuele, que já não está em Portugal, marcou ‘presença’, rivalizando no protagonismo com o guacamole do Alexander e outras especialidades culinárias…

Nos próximo...

Ler mais

Desta vez, os voluntários europeus da APCC saíram para o século XIV…

Quem conhece o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, está familiarizado com os frequentes alagamentos que fazem parte da sua história e que levaram mesmo ao seu abandono pelas monjas clarissas… Mas mais recentemente, houve um outro tipo de inundação no Mosteiro: de curiosidade e de interesse, quando os voluntários europeus da APCC fizeram mais um ‘visto’ na lista de atividades culturais que acrescentarão ao seu projeto pessoal e ao apoio às atividades da Associação como partes integrantes da sua experiência em Portugal.

No final da semana passada, o Alexander Brzuska, a Emma Denis e a Maria Kürbis visitaram aquele monumento nacional, deixando-se surpreender pela dimensão da igreja e do claustro ou pela abóbada em pedra, e ficando a saber mais sobre a vida monástica naquele espaço a partir dos objetos expostos no centro interpretativo. E puderam ainda aproveitar as liberdades que todos vamos redescobrindo por estes dias, tirando partido da área de lazer ao ar livre do Mosteiro.

Mas n...

Ler mais

Voluntários europeus da APCC foram desconfinar para a Roma Antiga…

Sempre que um novo grupo de voluntários europeus chega à APCC, tem à sua espera um programa de receção que lhes permite fica a conhecer a instituição e rapidamente integrar-se no seu quotidiano, tanto ao nível do trabalho que aqui se faz para assegurar a integração plena da pessoa com deficiência e incapacidades, como das pessoas – utentes, colaboradores e outros voluntários – que ajudam a escrever a sua história.

Ao longo dos seis meses que ficam em Coimbra, estes jovens apoiam os profissionais da Associação em diversas atividades e desenvolvem os seus próprios projetos pessoais em áreas do seu interesse, mas ainda desfrutam de momentos de cariz cultural e de convívio, ficando dessa forma a conhecer melhor a região e o País. Mas nos últimos meses, também esta vertente da sua estadia ficou suspensa…

Só qu...

Ler mais

Oh là là! Estava tudo delicioso no Almoço Intercultural dedicado a França!

Carne de vaca, batatas, ovos, cebolas, queijo, leite, manteiga, noz moscada, sal, azeite, natas, baunilha e açúcar. Posto de outra forma: todos os ingredientes necessários para preparar e servir uma deliciosa refeição francesa, como bem mostrou a Emma Denis, no final da passada semana, com os dois primeiros Almoços Interculturais da responsabilidade do atual grupo de voluntários europeus da APCC.

Com a ajuda das equipas de cozinha do Centro de Reabilitação e da Quinta da Conraria, chegaram à mesa uma clássica e muito saborosa soupe à l’oignon (sopa de cebola), um impressionantemente saboroso hachis parmentier moelleux avec gratin dauphinois (empadão de carne com batata gratinada”) e um delicioso crème brûlée (uma espécie de primo francês do leite creme, passe a heresia que isso será para alguns). E como tudo foi feito com amor e colaboração, só houve elogios!

Ler mais