Voluntariado

Conheçam a história do Christopher, do Paulinho, do Duke, da Fofinha, da Luna e da Pequena, um grupo que muito aprendeu nos últimos meses

Agora que o Christopher Cremasco terminou o seu período de voluntariado na APCC, há na instituição muitos a sentir já saudades daquele jovem italiano que esteve connosco no último meio ano. Utentes que sentem a falta da sua boa disposição, técnicos que não esquecem a sua disponibilidade… E o Duke, a Fofinha, a Luna e a Pequena, que recordam os longos passeios e os momentos divertidos que partilharam com ele com o Paulo Neves.

Talvez esta última frase precise de ser explicada: o macho Duke e as fêmeas Fofinha, Luna e Pequena são os cães da Quinta da Conraria, que tiveram no Christopher um verdadeiro amigo nestes seis meses. Como parte do seu projeto pessoal de voluntariado, ele trabalhou no treino destes animais, no sentido de os levar a aprender comandos simples de obediência básica e a obter competências de confiança e estabilidade.

Com o...

Ler mais

Só mais uma volta, ou como o voluntário europeu Stefano Zacchi organizou uma atividade que agradou a miúdos e graúdos

Foram seis meses que o Stefano Zacchi passou em Coimbra e na APCC e foi de uma forma muito especial que, esta semana, demos por encerrado esse período: com aquele nosso voluntário europeu a fazer uma última sessão de atividades físicas e desportivas, que concretizaram o seu projeto pessoal. Tudo começou na Quinta da Conraria, juntando utentes do Centro de Atividades Ocupacionais, mas chegou também ao Centro de Reabilitação, com as crianças da Escola Básica.

A ideia era simples: desafiar os participantes a completar um percurso, com um conjunto de obstáculos ou tarefas de diferentes tipos. O mais importante não seria sequer ser o mais rápido, mas sim superar cada dificuldade e fazê-lo com um sorriso de boa disposição. E se a premissa não era complicada, verdade seja dita que todos puseram uma dose extra de alegria para atingir aquele objetivo!

Ler mais

Lanches Interculturais serviram para dizer ‘Do skoroy vstrechi!’ e ‘A presto!’ aos voluntários europeus

A aventura em Coimbra da Anna Zubova, do Christopher Cremasco e do Stefano Zacchi – o mais recente grupo de voluntários europeus a fazer parte da comunidade da APCC – começou em abril e fizemos desde logo questão de lhes dar a conhecer uma ‘tradição’ portuguesa: a pausa para café. Foi aproveitando um desses momentos, no Centro de Reabilitação, que os apresentámos aos primeiros colaboradores e utentes e esse foi o pontapé de saída para seis meses inesquecíveis.

Agora que eles estão prestes a regressar aos seus países, subimos a parada e preparámos dois Lanches Interculturais (no Centro e também na Quinta da Conraria) para que as despedidas fossem mais fáceis… Não garantimos que, de facto, o tenham sido – afinal, foram quase 200 dias cheios de momentos significativos – mas soube muito bem poder partilhar algumas memórias, brindar aos sucessos que seguem e até fazer planos para visitas futuras!

A Ann...

Ler mais

Voluntários europeus iniciaram as despedidas com um Jantar Intercultural no Lar Integrado

Chega sempre este momento, em que começamos a prepara-nos para fazer as despedidas – felizmente, muitas vezes são meros Até já! – de mais um grupo de voluntários europeus. Por estes dias, voltamos a viver esse processo agridoce na APCC, desta vez com a Anna Zubova, o Stefano Zacchi e o Christopher Cremasco. Agridoce porque, se nos custa vê-los regressar aos seus países, verdade seja dita que encontramos sempre forma de nos ‘vingarmos’ na comida!…

Falemos então da noite de ontem no Lar Integrado, onde decorreu um glorioso Jantar Intercultural, juntando voluntários, utentes e colaboradores, em que a palavra Adeus foi proibida, fosse qual fosse a língua em que pudesse ser pronunciada. E falemos então também da saverkraut, da insalata caprese e da bruschetta preparadas pela Anna, o Christopher e o Stefano. E ainda de como lhes ‘plantámos’ ainda mais saudades através dos seus estômagos, com um bacalhau com natas e os indispensáveis pastéis de nata.

Mas o...

Ler mais

O segredo de uma boa pizza? Os voluntários europeus e os utentes do Lar de Apoio sabem bem qual é…

Se quisessem fazer uma pizza luso-italo-russa, que ingredientes usariam? E a massa, seria alta e fofa ou fina e estaladiça? Extra-queijo, sim ou não? E prefeririam fazer uma pizza-familiar ou várias mini-pizzas? Talvez estas sejam perguntas a mais, quando o que se pretende é simplesmente ter um bom convívio entre amigos, fazendo jus a essa forma de ser bem portuguesa de cimentar as amizades à mesa…

Foi precisamente isso que aconteceu no passado fim de semana, no Lar de Apoio da APCC, num almoço que serviu para os nossos voluntários europeus começarem a fazer as despedidas (mas vamos agora fazer por esquecer as saudades que já se fazem sentir) e para envolve-los numa dinâmica deliciosa com utentes e colaboradores daquela unidade residencial da Associação.

Os vo...

Ler mais