Voluntariado

Voluntários da APCC estão a ter a experiência de uma vida em Itália!

Ainda vai a pouco mais de meio, mas a Isabel Cruz e o Sandro Stock já sabem que é uma experiência que nunca mais irão esquecer!… Eles são os dois voluntários da APCC que foram escolhidos para realizar um programa de curta duração junto da associação Kara Bobowski, sediada na cidade italiana de Modigliana, e estão a adorar esta oportunidade para conhecer novas pessoas e culturas, realizar aprendizagens e divertir-se!

A Isabel e o Sandro têm vindo a desenvolver atividades em dois serviços da organização de acolhimento: o La Coccinella, um laboratório social e de trabalho, onde têm colaborado na produção e criação de objetos artesanais para venda, e o centro de juventude Punto X, onde apoiam os colaboradores nas atividades regulares com os jovens e dinamizam algumas iniciativas relacionadas com a interculturalidade e com Portugal.

Este ...

Ler mais

Muito amor no Mercadinho do Centro de Reabilitação…

Não é que o Mercadinho do Centro de Reabilitação da APCC seja um caso de amor, mas lá que exige muita cumplicidade… É que junta os esforços de vários serviços da APCC – nomeadamente, do Gabinete de Voluntariado, da Quinta Pedagógica e da Quinta Biológica – para, semanalmente, levar os melhores produtos da Quinta da Conraria até às mãos (e, depois, às casas) dos colaboradores que trabalham no Vale das Flores.

Mas na passada quinta-feira, foi mesmo de amor que se tratou, porque também o Lar Integrado se juntou a esta dinâmica para realizar uma espécie de edição especial de Dia dos Namorados, a que se chamou – apropriadamente! – Mercadinho do Amor. E assim, além dos habituais produtos vendidos nesta iniciativa (como o arroz doce, as bolachas, os vegetais e as frutas) houve ainda muitos outros, produzidos pelos utentes daquela unidade residencial da Associação.

Muito...

Ler mais

APCC está à procura de pessoa para acompanhar voluntária em programa de curta duração em Itália

A APCC está à procura de pessoas interessadas em acompanhar uma voluntária da instituição num programa de curta duração (de 4 a 27 de março) em Itália, junto da associação Kara Bobowski, sediada na cidade de Modigliana. Se tem interesse e tem mais de 18 anos, contacte o nosso Gabinete de Voluntariado para saber as condições e outra informação e candidatar-se a esta vaga.

A pessoa escolhida desempenhará funções equiparáveis a assistente pessoal, apoiando uma voluntária com necessidades especiais no desenvolvimento de atividades no contexto da organização de acolhimento e na comunicação com diversos interlocutores. Terá, por isso de ter conhecimentos nas línguas italiana e/ou inglesa.

Ler mais

Já é uma tradição: voltou a haver postais de Natal com história(s) trocados no Centro de Reabilitação

São postais que vêm de longe, no espaço e no tempo: em 2016, a voluntária alemã Katharina Bux teve a ideia de criar uma série de postais com inspiração natalícia, para que os colaboradores do Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral os usassem para trocar entre si mensagens de Natal. E assim nasceu uma ‘tradição’ na APCC!

Apesar de a Katharina já ter há muito regressado a casa, todos os anos continuam a chegar-nos postais que dizem ‘Boas Festas’ e ‘Feliz Natal’, mas também outras palavras que não estão escritas neles: amor, amizade, família. E assim, com uma ajuda do Gabinete de Voluntariado, muitos postais continuam a ‘voar’ nesta quadra pelos corredores da Associação e a ir parar a mãos que se alegram por recebe-los.

Ler mais

A decoração de Natal do Lar Integrado da APCC é a melhor do mundo… porque foi feita com amigos!

Há-os de todos os tamanhos e feitios, de todas as cores, com mais ou menos luzes mas sempre com muito brilho, com motivos tradicionais ou menos habituais… mas não há enfeites de Natal como os do Lar Integrado da APCC! É que a decoração natalícia daquela unidade foi feita com muito amor e muita alegria partilhados entre os residentes e um grupo de voluntários, todos estudantes da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra!

A iniciativa partiu do Núcleo de Estudantes de Gestão da Associação Académica de Coimbra, que, para assinalar o Dia Internacional do Voluntário (5 de dezembro), se propôs a dinamizar uma atividade connosco e a perceber um pouco mais do que é a vida da instituição. E, além de terem sido uma preciosa ajuda para que todos possam já começar a entrar no espírito da quadra, ainda animaram a tarde com canções e muito boa disposição!

Apesa...

Ler mais