Voluntariado

Era uma vez uma voluntária que contou uma história… e as crianças do Jardim de Infância e da Escola até ficaram nas nuvens!

A Maria e o João olharam para as nuvens e, nas suas formas, viram muitas outras coisas, com as quais podiam brincar ou viajar… Esta história, sobre os fantásticos poderes da imaginação, foi escrita pela voluntária Rita Mendes e contada pela própria às crianças do Jardim de Infância e da Escola Básica da APCC na passada quarta-feira. Mas isso até foi só início de uma aventura…

Depois de ouvir este conto, todos passaram a ser ‘Marias’ e ‘Joões’ e foram para a rua olhar para o céu e procurar as melhores nuvens que pudessem ser pontos de partidas para as mais emocionantes histórias! E foi assim que a história da Rita passou do papel para os jardins do Centro de Reabilitação, numa manhã mágica!

A Rita Mend...

Ler mais

Voluntariado de curta duração em Itália… Interessados? Candidatem-se até ao final da semana!

A APCC tem aberto, até ao final desta semana (9 de novembro), o período de candidaturas para duas vagas de voluntariado de curta duração em Itália, junto da associação Kara Bobowski, sediada na cidade de Modigliana. Trata-se de uma oportunidade dirigida a jovens entre os 18 e os 30 anos, que integrem os seguintes grupos: pessoas com deficiência, dificuldades educativas, dificuldades económicas, problemas de saúde, imigrantes ou refugiados.

A estadia em Itália terá lugar entre 26 de novembro a 19 de dezembro, tendo o propósito de desenvolver atividades em dois serviços distintos, com requisitos próprios: para o La Coccinella, um laboratório social e de trabalho, procura-se alguém com mente aberta à diversidade; para o centro de juventude Punto X, alguém com capacidade de comunicar com crianças e energia.

Ler mais

Projeto IncluSVE: primeiras voluntárias italianas a chegar a Coimbra ficam quatro semanas

Alice Medri e Martina Iacobucci: são estes os nomes das voluntárias italianas que, acompanhadas por Caterina Casalini e Chiara Cassano, estão desde o passado sábado em Coimbra e aqui ficarão até 14 de novembro. Elas são as primeiras voluntárias italianas que a APCC acolhe no âmbito do projeto internacional IncluSVE, depois de já quatro jovens portugueses terem feito a viagem em sentido contrário para realizar períodos de voluntariado em Modigliana, na Itália.

Nos próximos dias, irão conhecer a realidade da Associação, nas suas mais variadas valências e serviços, e travar conhecimento com utentes e colaboradores, para perceberem toda a dinâmica. Depois, juntamente com o Gabinete de Voluntariado, irão definir as atividades com as quais vão colaborar ao longo da sua estadia, de forma a que a experiência seja o mais positiva possível para todos.

Ler mais

APCC esteve em Feira de Voluntariado na Universidade de Coimbra

A APCC foi uma das organizações convidadas para participar na I Feira de Voluntariado do Núcleo de Estudantes do Departamento de Física da Associação Académica de Coimbra, que decorreu ontem, no Pólo I da Universidade de Coimbra. Foi uma oportunidade para dar a conhecer aos estudantes universitários, em particular aos recém-chegados, as hipóteses de voluntariado existentes na cidade.

No caso da APCC, os que passaram pela banca da instituição puderam ficar a conhecer os projetos “Vontades Solidárias”, dirigido ao voluntariado nacional e em que os participantes são chamados a colaborar em atividades semanais e atividades pontuais de diversos serviços e respostas sociais, e “Holding Hands With Other Abilities”, no âmbito do voluntariado internacional e que permitiu já receber cerca de quatro dezenas de voluntários europeus e colocar mais de uma dezena de jovens portugueses em projetos no estrangeiro.

Ler mais

“Give Us a Break”: APCC lança campanha para contrariar estereótipos

O que faz um super-herói? Que qualidades inigualáveis deve ter? Como podemos reconhecê-lo no meio de uma multidão? E podemos convocar a sua presença sempre que pretendermos? Exigir-lhe provas sucessivas da sua heroicidade? Afinal de contas, quem quer mesmo ser super-herói se nunca se candidatou a esse papel?

A APCC é, em parceria com a organização húngara EgyüttHató Egyesület, a promotora do projeto “Here We Are”, que pretende dar visibilidade às pessoas com deficiência, aos seus desejos e necessidades, dentro das comunidades em que se inserem. Com este objetivo, colaborou com a produtora CASOTA Collective na criação de “Give Us a Break”, um vídeo promocional que procura suscitar a discussão sobre aquelas questões.

Ler mais