Voluntariado

Já é uma tradição: voltou a haver postais de Natal com história(s) trocados no Centro de Reabilitação

São postais que vêm de longe, no espaço e no tempo: em 2016, a voluntária alemã Katharina Bux teve a ideia de criar uma série de postais com inspiração natalícia, para que os colaboradores do Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral os usassem para trocar entre si mensagens de Natal. E assim nasceu uma ‘tradição’ na APCC!

Apesar de a Katharina já ter há muito regressado a casa, todos os anos continuam a chegar-nos postais que dizem ‘Boas Festas’ e ‘Feliz Natal’, mas também outras palavras que não estão escritas neles: amor, amizade, família. E assim, com uma ajuda do Gabinete de Voluntariado, muitos postais continuam a ‘voar’ nesta quadra pelos corredores da Associação e a ir parar a mãos que se alegram por recebe-los.

Ler mais

A decoração de Natal do Lar Integrado da APCC é a melhor do mundo… porque foi feita com amigos!

Há-os de todos os tamanhos e feitios, de todas as cores, com mais ou menos luzes mas sempre com muito brilho, com motivos tradicionais ou menos habituais… mas não há enfeites de Natal como os do Lar Integrado da APCC! É que a decoração natalícia daquela unidade foi feita com muito amor e muita alegria partilhados entre os residentes e um grupo de voluntários, todos estudantes da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra!

A iniciativa partiu do Núcleo de Estudantes de Gestão da Associação Académica de Coimbra, que, para assinalar o Dia Internacional do Voluntário (5 de dezembro), se propôs a dinamizar uma atividade connosco e a perceber um pouco mais do que é a vida da instituição. E, além de terem sido uma preciosa ajuda para que todos possam já começar a entrar no espírito da quadra, ainda animaram a tarde com canções e muito boa disposição!

Apesa...

Ler mais

Era uma vez uma voluntária que contou uma história… e as crianças do Jardim de Infância e da Escola até ficaram nas nuvens!

A Maria e o João olharam para as nuvens e, nas suas formas, viram muitas outras coisas, com as quais podiam brincar ou viajar… Esta história, sobre os fantásticos poderes da imaginação, foi escrita pela voluntária Rita Mendes e contada pela própria às crianças do Jardim de Infância e da Escola Básica da APCC na passada quarta-feira. Mas isso até foi só início de uma aventura…

Depois de ouvir este conto, todos passaram a ser ‘Marias’ e ‘Joões’ e foram para a rua olhar para o céu e procurar as melhores nuvens que pudessem ser pontos de partidas para as mais emocionantes histórias! E foi assim que a história da Rita passou do papel para os jardins do Centro de Reabilitação, numa manhã mágica!

A Rita Mend...

Ler mais

Voluntariado de curta duração em Itália… Interessados? Candidatem-se até ao final da semana!

A APCC tem aberto, até ao final desta semana (9 de novembro), o período de candidaturas para duas vagas de voluntariado de curta duração em Itália, junto da associação Kara Bobowski, sediada na cidade de Modigliana. Trata-se de uma oportunidade dirigida a jovens entre os 18 e os 30 anos, que integrem os seguintes grupos: pessoas com deficiência, dificuldades educativas, dificuldades económicas, problemas de saúde, imigrantes ou refugiados.

A estadia em Itália terá lugar entre 26 de novembro a 19 de dezembro, tendo o propósito de desenvolver atividades em dois serviços distintos, com requisitos próprios: para o La Coccinella, um laboratório social e de trabalho, procura-se alguém com mente aberta à diversidade; para o centro de juventude Punto X, alguém com capacidade de comunicar com crianças e energia.

Ler mais

Projeto IncluSVE: primeiras voluntárias italianas a chegar a Coimbra ficam quatro semanas

Alice Medri e Martina Iacobucci: são estes os nomes das voluntárias italianas que, acompanhadas por Caterina Casalini e Chiara Cassano, estão desde o passado sábado em Coimbra e aqui ficarão até 14 de novembro. Elas são as primeiras voluntárias italianas que a APCC acolhe no âmbito do projeto internacional IncluSVE, depois de já quatro jovens portugueses terem feito a viagem em sentido contrário para realizar períodos de voluntariado em Modigliana, na Itália.

Nos próximos dias, irão conhecer a realidade da Associação, nas suas mais variadas valências e serviços, e travar conhecimento com utentes e colaboradores, para perceberem toda a dinâmica. Depois, juntamente com o Gabinete de Voluntariado, irão definir as atividades com as quais vão colaborar ao longo da sua estadia, de forma a que a experiência seja o mais positiva possível para todos.

Ler mais