fbpx

Voluntariado

O Advento da APCC – ou #adventoapcc – começa hoje e vai ter muitos momentos de partilha até ao Natal

Hoje é dia 1 de dezembro e, na APCC, a primeira de 24 janelas vai ser aberta e ninguém sabe muito bem o que ela irá revelar, o que elas irão revelar… Bem, na verdade, para a voluntária austríaca Antonia Tiepoldt, o Calendário do Advento da Associação – sim, é disso mesmo que estamos a falar – não tem segredos, porque ele nasceu de uma ideia sua e foi ela que pensou em cada mensagem em forma de partilha que será desvendada até ao dia 24 de dezembro.

Vão ser três semanas e meia a pensar no que é verdadeiramente importante nesta quadra natalícia – e, inevitavelmente, também nas nossas vidas e na vida da comunidade que é a APCC. Mas nada como dar a palavra à Antonia para explicar, pelas suas palavras, o que aí vem. Por isso, partilhamos o texto que utentes e colaboradores irão encontrar junto ao refeitório do Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral.

«Deze...

Ler mais

Ein leckeres mittgessen, ou como foi deliciosa a ‘paragem’ alemã dos Almoços Interculturais da APCC

Desta vez, os Almoços Interculturais do voluntariado da APCC levaram-nos até às margens do Reno… Ou então, às margens do Freiberger Mulde, rio que banha a cidade de Döbeln, de onde é originária a voluntárias europeia e ‘chef por dois dias’ Luise Göttlich. Certo é que parámos na Alemanha, em mais uma escala da viagem gastronómica que temos vindo a fazer no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral e na Quinta da Conraria!

A ementa foi um verdadeiro festim para as papilas gustativas, mas não deixou de nos enrolar a língua: para entrada, foi servida uma linsensuppe (sopa de lentilhas), o prato principal foram klöße in pilzrahmensoße mit rotkraut (bolinhas de batata com recheio de pão torrado e molho de cogumelos com salada de couve roxa) e para sobremesa houve zupfkuchen (tarte de mármore). Sabia tudo tão bem quanto nos parece impossível acertar com a pronúncia…

Para esta t...

Ler mais

Um almoço a várias mãos e vários idiomas, preparado e partilhado pelas voluntárias europeias e utentes do CACI

Se tivesse sido um jogo de futebol, teria sido um Portugal vs. Resto da Europa, mas em que todos os golos marcados contariam para os dois lados, porque o único troféu em disputa teria sido a Taça da Amizade & Sabor. A equipa visitante apostaria todas as fichas numa dupla transalpina composta por lasanha de carne e lasanha vegetariana, enquanto os visitados depositariam as suas esperanças na capacidade finalizadora de umas bolachas de alecrim com cobertura de iogurte grego, coco e abóbora com mel.

Mas não se tratou de qualquer jogo, foi antes um almoço que partiu da iniciativa das voluntárias europeias da APCC e juntou a Roberta DeGiorgio, a Alice Lambert-Quénaon e a Antonia Tiepoldt – a ‘jogar fora’ – e os utentes da Sala do Redondo do Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) – a ‘jogar em casa’. Foram muitas mãos a confecionar os pratos referidos, trocando tarefas e funções fluidamente, ao jeito de um verdadeiro ‘tiki-taka’ gastronómico, pelo que o resultado final foi mesmo uma goleada para os dois ‘lados’.

Mas...

Ler mais

Itália foi o destino de mais uma viagem proporcionada pelos Almoços Interculturais do voluntariado da APCC

Se do menu para o vosso almoço constasse uma sopa de legumes, risotto com abóbora e salsicha e tarte de marmelada, diriam que estavam em que país? Ainda hesitantes? Talvez ajude escrever os nomes na língua de origem da chef: zuppa di verdure, risotto con zucca e salsiccia e crostata di marmellata. Não restarão dúvidas de que estamos em Itália… ou talvez não, porque foi esta mesma a ementa que a voluntária europeia Roberta DiGeorgio serviu, na quarta e sexta-feira da passada semana, no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral e na Quinta da Conraria!

Utentes e colaboradores da APCC puderam, desta forma, viajar até ao país de Sophia Loren e onde Audrey Hepburn passou umas cinematográficas “Férias em Roma” – referências que não faltaram na decoração dos dois refeitórios – sem necessidade de embarcar para lado nenhum. Com o apoio das equipas de cozinha da Associação, a viagem foi feita através do paladar (e do olfato e da visão, convenhamos), mas foi também ela inesquecível.

E até...

Ler mais

A Áustria (e São Martinho) marcou o regresso dos Almoços Interculturais à APCC

Como vorspeise, foi servida uma gemüsesuppe. O hauptspeise foram uns deliciosos faschierte laibchen mit erdäpfelpüree und röstzwiebeln. E para nachspeise, houve martinskipferl zum teilen. Foram assim os almoços nas passadas quarta e sexta-feiras, respetivamente, no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral e na Quinta da Conraria. A chef foi a voluntária austríaca Antonia Tiepoldt, que levou colaboradores e utentes numa viagem até ao seu país e, mais concretamente, à sua cidade natal de Sankt Martin im Innkreis.

E se este nome vos remete para uma lenda bem conhecida em Portugal, é porque o vosso alemão se recomenda e identificaram a coincidência de aquela Aldeia de São Martinho (como era chamada no séc. XII) ser o local de origem da voluntária europeia encarregue dos Almoços Interculturais na APCC na semana de 2021 em que se celebrou precisamente o dia dedicado àquele santo… E claro que isso também não passou despercebido à Antonia, que incluiu essa história na decoração dos refeitórios.

Estan...

Ler mais