fbpx

Voluntariado

Voluntários da APCC juntam-se para o Dia das Boas Ações e promovem recolha de materiais para a instituição

O Dia das Boas Ações, que hoje se assinala, é um movimento mundial – são já mais de 100 países! – que pretende unir pessoas que realizam boas ações em benefício da comunidade e do planeta. É um convite a cada um para que faça o bem e inspire outras pessoas a fazer o mesmo e, tendo a APCC sido desafiada a juntar-se a esta iniciativa, os voluntários da Associação vão realizar uma recolha de materiais com que todos podem colaborar!

Desta forma, estarão a juntar-se a milhões de pessoas um pouco de todo o mundo que irão colocar em prática a ideia de que qualquer um pode fazer algo de bom, seja muito ou pouco, para melhorar as vidas dos outros. Para participar, só precisam de consultar a lista de materiais indicados mais abaixo, escolher um ou mais itens (pode ser da vossa própria casa ou recolhido junto de familiares e amigos) e contactar o nosso Gabinete de Voluntariado para combinar a sua entrega. A campanha ‘Dia das Boas Ações na APCC’ decorrerá de 12 a 23 de abril.

Ler mais

Voluntariado, mímica e alegria: três palavras para explicar uma manhã muito divertida no Lar de Apoio

Foi à distância, o que já foi mais incomum do que agora, mas definitivamente divertido, como é inevitável quando o público é tão entusiasta e alegre como os utentes do Lar de Apoio! Ontem, a voluntária Gabriela Beirão fez a primeira das videochamadas com que passará a ligar-se àquela unidade residencial da APCC para realizar atividades onde se cruzam o seu amor pelo teatro e a experiência profissional numa agência de viagens… e foi incrível desde o primeiro segundo!

Primeiro, foi preciso fazer as apresentações – a Gabriela acaba de se inscrever para fazer voluntariado à distância na Associação – e trocar as primeiras palavras, mas rapidamente essa barreira foi quebrada e se passou para um jogo de mímica, com o apoio da nossa animadora Susana Machado. Foi tão bom que, quando terminou, ficaram todos com muita ansiedade pelo próximo encontro. Como sabemos isso? Bem, bastaria olhar para os sorrisos!

Esta ...

Ler mais

APCC vai estar em feira online de voluntariado dos estudantes de Física (participem e coloquem-nos perguntas!)

No dia 25 de fevereiro, várias instituições de solidariedade social vão ter um ponto de encontro (virtual) para se apresentarem e responder a questões, na III Feira de Voluntariado do Núcleo de Estudantes do Departamento de Física… e a APCC vai lá estar! A iniciativa online – que decorrerá através da plataforma Zoom – terá início às 18H00, estando a intervenção da Associação prevista para as 18H35.

Esta será uma oportunidade para falar, em particular, do programa “Cultura às 14”, através do qual o Gabinete de Voluntariado desafia pessoas que já disponibilizam o seu tempo à instituição, ou outras que o queiram passar a fazer a partir de agora, a gravar pequenos vídeos de índole cultural (nos campos da literatura, música, desporto, teatro ou literatura infantil), para serem depois partilhados com os utentes e através das redes sociais.

Se es...

Ler mais

A voluntária Mariana Keating está quase a regressar da Grécia, mas trará para contar uma experiência inesquecível

Termina esta semana a experiência da nossa voluntária Mariana Keating em Janina, na Grécia, junto do Centro de Juventude do Epiro. Desde o final do ano passado que esta jovem portuguesa tem vindo a colaborar no planeamento de atividades de educação não-formais com jovens e adolescentes – menores não acompanhados requerentes de asilo – do centro de acolhimento Agios Athanasios.

Tem sido uma viagem emocionante, marcada pela paixão pelas artes e pela expressão pessoal, em que a Mariana e a sua colega voluntária espanhola Marta Alonso guiaram os jovens usando como instrumentos a música, a intuição e o pensamento sem julgamento, sempre num clima de imersão e alegria. Desta abordagem, e do desafio para criar os seus próprios selos e fazer recortes da natureza e figuras humanas, combinando-os à sua vontade, resultaram composições lindas e inesperadas, que agora partilhamos para marcar este fim de percurso.

Ler mais

Seja ou não já voluntário da APCC, vai poder fazer parte de um momento cultural (online e com hora marcada)

Uma das vantagens de fazer parte de uma instituição que trabalha com a comunidade com deficiência é que estamos sempre rodeados por diversidade: quase não podemos evitar, e como isso torna as nossas vidas mais ricas! É evidente para quem entra pelas portas (ou portões) da APCC que o nosso quotidiano é feito de acolher essa diversidade e de valorizar as diferenças que nos rodeiam, porque cada utente tem valor, cada colaborador tem experiência, cada voluntário tem uma história para partilhar.

Agora que algumas daquelas portas têm de estar fechadas, lançamos o desafio de partilhar virtualmente uma parte desta cultura intrínseca, reunindo na página de Facebook do Gabinete de Voluntariado recordações de atividades passadas e novos vídeos realizados por voluntários. Denominada “Cultura às 14”, esta iniciativa será uma forma de divulgar uma surpresa cultural – na forma de uma canção, uma história, uma dramatização e mais – pelo menos uma vez por semana, mas sempre às 14H00. Será um espaço online para assistir a vários temas culturais, e até desportivos, sem sair de casa!

Ler mais