Voluntariado

Nos últimos Almoços Interculturais deste ano, regressámos a casa

Foram três semanas a ‘viajar’ pela Itália, Alemanha e Áustria, mas ontem e anteontem – naqueles que foram os últimos Almoços Interculturais de 2017 – invertemos a premissa desta iniciativa do Gabinete de Voluntariado da APCC e ‘regressámos’ a Portugal para mostrar às nossas voluntárias europeias Federica Usai, Maria Cristina Marcosano, Anthea Bıçakçıoglu e Anna Vukadin algo típico da cozinha tradicional portuguesa.

Por isso, desta vez os colaboradores e utentes da instituição foram brindados com um saborosíssimo caldo verde e umas extraordinárias pataniscas de bacalhau com arroz (e ainda houve pastéis de nata como bónus), graças ao enorme talento culinário das nossas equipas de cozinha, tanto no Centro de Reabilitação, como na Quinta da Conraria: Célia, Carla, Demoacil, Ana Maria, Margarida, Carla, Isabel e Ana.

Ler mais

Almoços Interculturais: é quase impossível dizer o nome dos pratos que provámos, mas adorámos a cozinha da Áustria

É preciso reconhecer: se os colaboradores e utentes da APCC tivessem precisado de dizer os nomes dos pratos apresentados nas ementas de ontem (na Quinta da Conraria) e anteontem (no Centro de Reabilitação) para serem servidos, ninguém teria almoçado… Isto porque os Almoços Interculturais do Serviço Voluntário Europeu foram desta vez dedicados à Áustria, cortesia da Anna Vukadin.

Todos puderam provar um delicioso caldo de legumes com bolinha de sêmola (incluindo os que foram incapazes de pronunciar grießnockerlsuppe) e um saboroso folhado de batata e abóbora como molho de iogurte e carne assada (mesmo os que não conseguiram dizer erdäpfel-kürbisstrudel mit joghurt dip und tafelspitz) e terminar a refeição com uma deliciosa maçã cozida com canela (e até houve quem tivesse dito corretamente apfelkomp).

E dep...

Ler mais

Os Almoços Interculturais ‘levaram-nos’ à Alemanha, mas com um delicioso toque turco

Essa fantástica viagem pela gastronomia do continente europeu – guiada pelas nossas voluntárias internacionais – que são os Almoços Interculturais teve nas passadas quinta e sexta feiras mais uma paragem… mas desta vez, se um pé ficou na Alemanha, outro tocou solo turco. Isto porque a Anthea Bıçakçıoglu, a quem coube desta vez essa ambiciosa tarefa de ser chef por dois dias, é alemã mas tem ligações familiares à Turquia.

Assim, colaboradores e utentes da APCC, tanto no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral como na Quinta da Conraria, puderam desta vez provar uma fabulosa mercimek çorbası (sopa de lentilhas), uns apetitosos mercimek köftesi (pastéis de bulgur, lentilhas e legumes) e um delicioso pudim turco para terminar. Um almoço mesmo muito intercultural, se alguma vez provámos algum!

Na pr...

Ler mais

Jovens húngaros estiveram na APCC para discutir formas de dar visibilidade às pessoas com deficiência

Quatro utentes da organização húngara EgyüttHató Egyesület estiveram em Coimbra nos últimos dias no âmbito de um projeto comum com a APCC, que tem como objetivo dar visibilidade às pessoas com deficiência. Além das conversas com os jovens portugueses que integram este projeto (André Vitorino, Bernardo Vieira, Diogo Sacramento e Ivo Rodrigues) sobre os objetivos desta iniciativa e as formas de os concretizar, aproveitaram também para conhecer a Associação e a própria cidade.

Assim, assistiram a um treino do APCC Coimbra Power Soccer Club (a primeira e atualmente única equipa de futebol em cadeira de rodas elétrica portuguesa), participaram em aulas de teatro e de música e ainda assistiram a um ensaio da banda 5ª Punkada, além de terem realizado um passeio pela Alta e pela Baixa de Coimbra.

Ler mais

Multo buono! Os Almoços Interculturais estão de volta e a primeira paragem foi em Itália!

Já são uma espécie de tradição do Serviço Voluntário Europeu na APCC: os almoços culturais voltaram e foram as voluntárias Federica Usai e Maria Cristina Marcosano as primeiras a guiar-nos nesta nova viagem gastronómica. Por isso, ontem houve deliciosos pratos italianos no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral, numa receita que hoje se repetirá na Quinta da Conraria.

E podemos garantir que a salada caprese estava deliziosa, a lasanha vegetariana sabia meravigliosamente e o gelado estava sensazionale. Um mérito que é, naturalmente, das nossas extraordinárias chefs Federica e Maria Cristina, mas também das fantásticas cozinheiras da Associação, elas próprias já com grande experiência em gastronomias de outros países.

Ler mais