fbpx

Voluntariado

Voluntários europeus da APCC foram desconfinar para a Roma Antiga…

Sempre que um novo grupo de voluntários europeus chega à APCC, tem à sua espera um programa de receção que lhes permite fica a conhecer a instituição e rapidamente integrar-se no seu quotidiano, tanto ao nível do trabalho que aqui se faz para assegurar a integração plena da pessoa com deficiência e incapacidades, como das pessoas – utentes, colaboradores e outros voluntários – que ajudam a escrever a sua história.

Ao longo dos seis meses que ficam em Coimbra, estes jovens apoiam os profissionais da Associação em diversas atividades e desenvolvem os seus próprios projetos pessoais em áreas do seu interesse, mas ainda desfrutam de momentos de cariz cultural e de convívio, ficando dessa forma a conhecer melhor a região e o País. Mas nos últimos meses, também esta vertente da sua estadia ficou suspensa…

Só qu...

Ler mais

Oh là là! Estava tudo delicioso no Almoço Intercultural dedicado a França!

Carne de vaca, batatas, ovos, cebolas, queijo, leite, manteiga, noz moscada, sal, azeite, natas, baunilha e açúcar. Posto de outra forma: todos os ingredientes necessários para preparar e servir uma deliciosa refeição francesa, como bem mostrou a Emma Denis, no final da passada semana, com os dois primeiros Almoços Interculturais da responsabilidade do atual grupo de voluntários europeus da APCC.

Com a ajuda das equipas de cozinha do Centro de Reabilitação e da Quinta da Conraria, chegaram à mesa uma clássica e muito saborosa soupe à l’oignon (sopa de cebola), um impressionantemente saboroso hachis parmentier moelleux avec gratin dauphinois (empadão de carne com batata gratinada”) e um delicioso crème brûlée (uma espécie de primo francês do leite creme, passe a heresia que isso será para alguns). E como tudo foi feito com amor e colaboração, só houve elogios!

Ler mais

‘Embaixadora’ Anna Zubova ‘levou’ a APCC ao Leste da Europa

Com mais de 40 jovens, de diversos países europeus, que já realizaram períodos de voluntariado na APCC, há uma coisa que podemos assegurar: eles tornaram-se nos melhores embaixadores da Associação no estrangeiro! Um bom exemplo disso mesmo é a Anna Zubova, que esteve connosco entre abril e setembro do ano passado, e que, regressada entretanto à Rússia, participou recentemente em dois eventos nos quais deu a conhecer a sua experiência em Portugal, no âmbito do Corpo Europeu de Solidariedade.

Primeiro em Minsk, numa reunião que reuniu 35 ex-voluntários russos e bielorrusos para partilhar histórias e pensar em novas possibilidades, e depois em Moscovo, no Wild Travel Festival da Escola Superior de Economia, dedicado a várias formas de viver e viajar pela Europa. E foi assim que muitos jovens do Leste europeu ouviram falar pela primeira vez de um grupo de teatro chamado Sala T ou do que os portugueses acham sobre iguarias russas como a vatrushka ou o pozharsky – algumas das experiências vividas pela Anna na APCC.

Ler mais

Se se cruzarem com os nossos voluntários europeus, não se surpreendam se eles vos contarem como foi o último mês… em português!

Cumpre-se esta semana um mês que o Alexander Brzuska, o Emanuele Macaggni, a Emma Denis e a Maria Kürbis chegaram à APCC e todos os dias há coisas novas para contar. A principal talvez seja mesmo que os novos voluntários europeus já dominam várias palavras em português e começam até a arriscar as primeiras conversas – aliás, eles próprios insistem em que seja esse o idioma que domina as suas interações dentro e fora da instituição!

É importante dizer que o à-vontade deste quatros jovens, oriundos da Polónia, Itália, França e Alemanha, com a língua portuguesa não se faz sem muito empenho e… estudo. É que, neste momento, eles são verdadeiros ‘estudantes de Coimbra’, pois estão a frequentar o Curso Intensivo de Português como Língua Estrangeira da Faculdade de Letras. E é com o apoio dos professores, mas também, em boa verdade, de toda a comunidade universitária, que é possível que se vejam já tantos progressos.

Mas s...

Ler mais

O que andam a fazer os novos voluntários europeus? Não é fácil fazer um resumo…

‘Voar’ com o grupo da Expressão Corporal, nadar na sessão de hidroterapia, saltar na aula de expressão físico-motora, cavar a terra na Quinta Pedagógica… Há muitas coisas novas a acontecer na vida do Alexander Brzuska, do Emanuele Macaggni, da Emma Denis e da Maria Kürbis nos últimos dias. Porque este é um período de apresentações: destes quatros novos voluntários europeus aos utentes, colaboradores e outros voluntários da APCC, mas também, a eles, dos diversos serviços e respostas da instituição, com os quais irão colaborar ao longo dos próximos seis meses.

Assim, até ao final desta semana, entre o Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral e a Quinta da Conraria, terão ficado a conhecer um pouco sobre terapia ocupacional, psicomotricidade, hipoterapia ou musicoterapia, mas também artes manuais, culinária, música, teatro e desporto, por exemplo. Depois, e antes ainda de ficarem a conhecer as unidades residenciais, terão as aulas do curso de português na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, seguindo-se então, finalmente, a integração no quotidiano da Associação.

Enqua...

Ler mais