fbpx

Voluntariado

Prontos para fazer planos para 2021? Se gostavam de ser voluntários na Áustria, a APCC pode ajudar

Se já começam a pensar no que pode ser o próximo ano e um projeto de voluntariado na Áustria vos parece uma boa possibilidade, a APCC pode ajudar a concretizar essa ideia: duas entidades daquele país, parceiras da instituição, estão à procura de jovens (até aos 30 anos) para realizar períodos de voluntariado, em apoio a atividades com crianças e jovens.

Uma delas é a Haltegriff, que está à procura de uma pessoa com pelo menos 21 anos e conhecimentos básicos da língua alemã, interessada em educação, serviço social, psicologia ou criminologia. Este voluntário trabalhará com o público-alvo da organização (jovens que, por alguma razão, não podem viver nas suas casas) e segundo os seus objetivos: contribuir para estabilizar os utentes e prepará-los para uma inserção a longo prazo no mercado de trabalho.

Ler mais

Vamos ao circo! ou como a APCC ajudou mais um jovem português a fazer voluntariado lá fora

Sabiam que há um voluntário da APCC atualmente na Alemanha, a dar apoio a atividades com temática circense, em que estão envolvidos jovens com deficiência ou em situação de desvantagem? Chama-se Ernesto Oliveira, tem 21 anos, e desde o início do mês que está integrado na organização Fantasia AG, sediada em Rostock, e no projeto “Fantasia – Uma Tenda Cheia de Vida”, iniciado em 1996 e ainda hoje desenvolvido com grande sucesso.

Entre as tarefas e oportunidades de aprendizagem oferecidas a este voluntário estão a participação na coordenação de eventos (espetáculos de circo ou teatrais), o apoio aos espetáculos, as relações públicas ou o apoio na gestão dos cursos de circo e eventos educacionais. Vai ser assim até ao final de novembro deste ano, data em que terminarão as atividades do projeto.

Ler mais

Até breve, Alexander, Emanuele, Emma e Maria!

E já não há voluntários europeus na APCC… Primeiro, o Emanuele regressou a Itália, a seguir, o Alexander voltou para a Polónia e a Emma para França e, já esta semana, a Maria partiu para a Alemanha. Assim se encerrou um ciclo, durante o qual em que estes jovens fizeram de Coimbra a sua casa e da Associação a sua família, enquanto apoiavam utentes e colaboradores em diversas atividades, desenvolviam os seus projetos pessoais, confraternizavam com outros voluntários e aproveitavam momentos de cariz cultural.

Tudo começou em janeiro deste ano, com um tipicamente português café depois do almoço, e terminou na passada semana, com um Piquenique Intercultural. Pelo meio, ‘voaram’ na Expressão Corporal, nadaram na hidroterapia, brincaram com as crianças do Jardim de Infância e da Escola Básica, aprenderam português na Universidade, brilharam no desfile de Carnaval, prepararem um saboroso hachis parmentier moelleux no primeiro Almoço Intercultural (e fizeram muito mais!), até que veio uma tal de pandemia…

Mas nem o a...

Ler mais

Piquenique Intercultural, ou como começámos a despedir-nos dos voluntários europeus com muitos sorrisos (e comida deliciosa)!

Cada vez que um grupo de voluntários europeus começa a preparar-se para regressar a casa, existe um sentimento que leva muitos utentes e colaboradores da APCC a perguntar a si mesmos: Mas já passaram seis meses? O Alexander Brzuska, o Emanuele Macaggni, a Emma Denis e a Maria Kürbis chegaram a Coimbra em janeiro e, apesar de tudo o que nos últimos três meses tivemos todos de alterar nos nossos planos, essa pergunta começa agora a ecoar…

Mas como o tempo em que aqueles jovens estiveram connosco foram pródigos em momentos de alegria e de partilha, não houve tristezas no Piquenique Intercultural que o Gabinete de Voluntariado organizou, no início desta semana, para ‘encerrar’ as atividades deste grupo. No Parque Verde, com toda a segurança mas também muita emoção, não faltaram por isso os sorrisos – e até o Emanuele, que já não está em Portugal, marcou ‘presença’, rivalizando no protagonismo com o guacamole do Alexander e outras especialidades culinárias…

Nos próximo...

Ler mais

Desta vez, os voluntários europeus da APCC saíram para o século XIV…

Quem conhece o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, está familiarizado com os frequentes alagamentos que fazem parte da sua história e que levaram mesmo ao seu abandono pelas monjas clarissas… Mas mais recentemente, houve um outro tipo de inundação no Mosteiro: de curiosidade e de interesse, quando os voluntários europeus da APCC fizeram mais um ‘visto’ na lista de atividades culturais que acrescentarão ao seu projeto pessoal e ao apoio às atividades da Associação como partes integrantes da sua experiência em Portugal.

No final da semana passada, o Alexander Brzuska, a Emma Denis e a Maria Kürbis visitaram aquele monumento nacional, deixando-se surpreender pela dimensão da igreja e do claustro ou pela abóbada em pedra, e ficando a saber mais sobre a vida monástica naquele espaço a partir dos objetos expostos no centro interpretativo. E puderam ainda aproveitar as liberdades que todos vamos redescobrindo por estes dias, tirando partido da área de lazer ao ar livre do Mosteiro.

Mas n...

Ler mais