Voluntariado

APCC participou na discussão do presente e do futuro do voluntariado europeu

Mais de 70 representantes das organizações portuguesas acreditadas do Serviço Voluntário Europeu reuniram-se ontem em Braga, por iniciativa da Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação, para discutir o presente e o futuro do voluntariado europeu. Naturalmente, a APCC também marcou presença, contribuindo com a sua visão fundamentada em quase uma década de envolvimento nesta área.

Assim, a coordenadora do Gabinete de Voluntariado da Associação, Fernanda Maurício, integrou um dos grupos de trabalho constituídos para discutir temas como a inclusão, a mentoria reforçada, o estado da arte do SVE, o papel das organizações de envio e acolhimento de voluntários ou a apresentação de ideias inovadoras. A participação da APCC nesta iniciativa surge depois da presença na “Conferência Europeia para a Futura Estratégia da EU para a Juventude”, realizada em maio passado, na Bélgica.

Ler mais

Projeto internacional com a participação da APCC destacado por rede europeia na área da juventude

Em fevereiro do ano passado, três jovens utentes da APCC participaram na formação “Change Your Attitude”, que se realizou em Gánt, na Hungria, e tinha como principal objetivo promover a inclusão na sociedade de jovens com deficiência, com base numa experiência de voluntariado e de acordo com o Movimento de Vida Independente. Agora, este curso internacional foi destacado pela plataforma europeia SALTO-YOUTH como um projeto inspirador e exemplar.

Trata-se de um reconhecimento importante, uma vez que aquela rede de centros de recursos na área da juventude é a mais elevada instância europeia para este tipo de iniciativas. São, desta forma, salientados o trabalho realizado e a própria filosofia do projeto, que permitiu que todos os envolvidos (jovens com ou sem incapacidades) adquirissem conhecimento sobre vida independente, formulação concreta de objetivos, tolerância, assertividade, competências e instrumentos de comunicação, bem como gestão de stress, tempo e projetos.

Ler mais

APCC procura jovens portugueses para projetos europeus de voluntariado em Itália e França

A APCC está a recrutar dois jovens portugueses para vagas de voluntariado em Itália e França e esta pode ser a tua oportunidade para viver uma experiência inesquecível! Se tens entre os 18 e os 30 anos e gostavas de viver um período noutro país europeu – ou de voltar a fazê-lo – pondo em prática as tuas competências e desenvolvendo outras, contacta-nos já!

O voluntário que viajará para Itália passará seis meses (31 de julho de 2017 a 30 de janeiro de 2018) junto da associação Kara Bobowski, na cidade de Modigliana, ajudando e sugerindo atividades com pessoas com deficiência (utentes do centro de dia e residencial da instituição), bem como colaborando na organização de atividades e eventos para jovens (ajudará ter competências de design gráfico e falar um pouco de italiano).

Ler mais

Entre a ‘invisibilidade’ e a uniformização? APCC debateu as representações das pessoas com deficiência nos Media e na sociedade

Foram muitos os utentes e os colaboradores da APCC que ontem fizeram questão de assistir ao debate “Here We Are – Formas de Representação das Pessoas com Deficiência na Comunicação Social”, que decorreu na Quinta da Conraria, e em que foram convidados João Gaspar, mestre em jornalismo pela Universidade de Coimbra e correspondente da Agência Lusa, e Bernardo Vieira, vice-campeão nacional e vencedor da Taça de Portugal de Paraciclismo em 2016 e utente da instituição.

Foram abordados temas como a visibilidade (ou falta dela) desta população nas notícias, as formas de abordagem aos temas da deficiência ou como estas são muitas vezes ‘impermeáveis’ à individualidade dos seus protagonistas. Num debate – moderado por Pedro Santos, responsável pela comunicação da Associação – que contou também com grande participação da assistência, houve ainda tempo para discutir temas paralelos, como a acessibilidade das pessoas com deficiência à informação ou à própria profissão de jornalista.

Ler mais

APCC debate o(s) olhar(es) dos Media e da sociedade sobre as pessoas com deficiência

“O que precisa uma pessoa com deficiência alcançar para ser notícia ou para ser notada socialmente?” ou “É-lhe exigido mais ou menos do que a outra pessoa?” Estas são algumas das perguntas que a APCC espera ver respondidas num debate sobre as formas de representação das pessoas com deficiência na comunicação social e não só.

A iniciativa decorrerá no dia 25 de maio, partir das 10H30, na Sala Multiusos da Quinta da Conraria. Os convidados serão João Gaspar, mestre em jornalismo pela Universidade de Coimbra e correspondente da Agência Lusa, e Bernardo Vieira, vice-campeão nacional e vencedor da Taça de Portugal de Paraciclismo em 2016 e utente da APCC. A moderação será de Pedro Santos, responsável pela comunicação da Associação.

Ler mais