Voluntariado

‘Embaixadora’ Anna Zubova ‘levou’ a APCC ao Leste da Europa

Com mais de 40 jovens, de diversos países europeus, que já realizaram períodos de voluntariado na APCC, há uma coisa que podemos assegurar: eles tornaram-se nos melhores embaixadores da Associação no estrangeiro! Um bom exemplo disso mesmo é a Anna Zubova, que esteve connosco entre abril e setembro do ano passado, e que, regressada entretanto à Rússia, participou recentemente em dois eventos nos quais deu a conhecer a sua experiência em Portugal, no âmbito do Corpo Europeu de Solidariedade.

Primeiro em Minsk, numa reunião que reuniu 35 ex-voluntários russos e bielorrusos para partilhar histórias e pensar em novas possibilidades, e depois em Moscovo, no Wild Travel Festival da Escola Superior de Economia, dedicado a várias formas de viver e viajar pela Europa. E foi assim que muitos jovens do Leste europeu ouviram falar pela primeira vez de um grupo de teatro chamado Sala T ou do que os portugueses acham sobre iguarias russas como a vatrushka ou o pozharsky – algumas das experiências vividas pela Anna na APCC.

Ler mais

Se se cruzarem com os nossos voluntários europeus, não se surpreendam se eles vos contarem como foi o último mês… em português!

Cumpre-se esta semana um mês que o Alexander Brzuska, o Emanuele Macaggni, a Emma Denis e a Maria Kürbis chegaram à APCC e todos os dias há coisas novas para contar. A principal talvez seja mesmo que os novos voluntários europeus já dominam várias palavras em português e começam até a arriscar as primeiras conversas – aliás, eles próprios insistem em que seja esse o idioma que domina as suas interações dentro e fora da instituição!

É importante dizer que o à-vontade deste quatros jovens, oriundos da Polónia, Itália, França e Alemanha, com a língua portuguesa não se faz sem muito empenho e… estudo. É que, neste momento, eles são verdadeiros ‘estudantes de Coimbra’, pois estão a frequentar o Curso Intensivo de Português como Língua Estrangeira da Faculdade de Letras. E é com o apoio dos professores, mas também, em boa verdade, de toda a comunidade universitária, que é possível que se vejam já tantos progressos.

Mas s...

Ler mais

O que andam a fazer os novos voluntários europeus? Não é fácil fazer um resumo…

‘Voar’ com o grupo da Expressão Corporal, nadar na sessão de hidroterapia, saltar na aula de expressão físico-motora, cavar a terra na Quinta Pedagógica… Há muitas coisas novas a acontecer na vida do Alexander Brzuska, do Emanuele Macaggni, da Emma Denis e da Maria Kürbis nos últimos dias. Porque este é um período de apresentações: destes quatros novos voluntários europeus aos utentes, colaboradores e outros voluntários da APCC, mas também, a eles, dos diversos serviços e respostas da instituição, com os quais irão colaborar ao longo dos próximos seis meses.

Assim, até ao final desta semana, entre o Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral e a Quinta da Conraria, terão ficado a conhecer um pouco sobre terapia ocupacional, psicomotricidade, hipoterapia ou musicoterapia, mas também artes manuais, culinária, música, teatro e desporto, por exemplo. Depois, e antes ainda de ficarem a conhecer as unidades residenciais, terão as aulas do curso de português na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, seguindo-se então, finalmente, a integração no quotidiano da Associação.

Enqua...

Ler mais

Começou ontem a aventura do Alexander, da Emma, do Emanuele e da Maria – os novos voluntários europeus – na APCC

O Alexander Brzuska chega da Polónia mas nasceu na Alemanha, o mesmo país da Maria Kürbis, a Emma Denis vem de França e o Emanuele Macaggni viajou desde Itália. Eles são os novos voluntários europeus da APCC, que acabam de iniciar o período de seis meses em que farão parte da Associação… Na verdade, diz-nos a experiência que nunca deixarão de pertencer a esta ‘família que escolhemos’, tais os laços que terão oportunidade de estabelecer com utentes, colaboradores e outros voluntários!

Ontem, foi dia de serem ‘apresentados’ a um hábito bem português, o do café depois do almoço, e de aproveitarem essa oportunidade para conhecer alguns dos profissionais do Centro de Reabilitação. Segue-se agora uma espécie de ‘missão de reconhecimento’, em contacto com diversos serviços da Associação, ainda no Centro, mas também na Quinta da Conraria e nas unidades residenciais.

Esse ...

Ler mais

Sessão de Formação para Voluntários foi oportunidade para falar sobre responsabilidades e expetativas

Os voluntários são essenciais no quotidiano da APCC: eles colaboraram em atividades regulares ou pontuais, apoiando os nossos utentes e profissionais em coisas tão diferentes como brincar no recreio com as crianças, dar apoio em sessões de hipoterapia ou hidroterapia ou conversar com os residentes do Lar Integrado, entre muitas outras. Outra forma de o explicar é dizer que eles estão sempre presentes!

Mas para poderem dar um pouco de si, é preciso que compreendam os desafios que se lhes vão colocar e estejam preparados para uma realidade que, mesmo que muito gratificante, representará sempre uma nova experiência. É, por isso, essencial que recebam a formação adequada e possam, por via dela, corresponder às responsabilidades que decorrem das suas funções enquanto voluntários, mas também sentirem-se preenchidos com o papel que desempenham na instituição.

Ler mais