Voluntariado

A Anna, a Anthea, a Federica e a Maria Cristina (as nossas novas voluntárias europeias) já chegaram!

Há um novo grupo de voluntários europeus – neste caso, é mais correto escrever voluntárias – acabado de chegar a Portugal para passar os próximos seis meses na APCC. E para as conhecer, nada melhor do que um hábito tipicamente português: um café depois do almoço. Foi dessa forma que a Anna Vukadin, Anthea Bıçakçıoglu, Federica Usai e Maria Cristina Marcosano foram ontem recebidas no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral por colaboradores da Associação

Estas jovens chegam ao abrigo do programa Erasmus +, Juventude em Ação, no âmbito do qual a APCC desenvolve o projeto “Holding Hands With Other Abilities”, que trouxe já até Coimbra cerca de quatro dezenas de voluntários entre os 17 e os 30 anos, de vários países europeus. Em 2017, este será o segundo grupo de voluntários europeus da Associação, depois de um primeiro – constituído pela Claire Bonnefoy, a Jelena Radojević, o Julien Bradford Michaud e a Mari Chilingarashvili – ter estado em Coimbra entre fevereiro e agosto.

Ler mais

Se queres fazer das férias um período ainda mais especial, vem ser voluntário na APCC!

As férias grandes são sempre aqueles três meses pelos quais passas o resto do ano a desejar, mas agora que eles já chegaram sentes que não te apetece passar o tempo todo a descansar e que até gostavas de fazer algo que te fizesse crescer, que te ensinasse algo que não se aprende na escola? Pois então temos algo para te dizer: com o voluntariado da APCC poderás ter um verão que nunca mais esquecerás, porque vai ser especial!

Se te juntares a nós, poderás conhecer outras pessoas, com experiências, idades e formas de vida (e até nacionalidades!) muito diferentes das tuas, ao mesmo tempo que desenvolves as tuas competências, crias laços de amizade e solidariedade e participas civicamente em termos sociais. Em troca de ti e de um pouco do teu tempo, viverás uma experiência marcante, mas também divertida.

Ler mais

Antes que as saudades batessem, os voluntários da APCC puseram todos a dançar e a cantar!

Se nos pusermos a fazer contas, constatamos que a Claire Bonnefoy, o Julien Michaud, a Jelena Radojevic e a Mari Chilingarashvilii chegaram à APCC em janeiro deste ano e que isso quer dizer que estão quase a acabar os seis meses do seu período de voluntariado em Portugal. Mas em vez de fazer contas, preferimos fazer… um Baile SVE! E por isso mesmo, ontem a Quinta da Conraria foi um palco para muita música popular portuguesa, atuações internacionais ao vivo e grandes prestações no karaoke.

Os voluntários europeus convidaram utentes e colaboradores do Centro de Atividades Ocupacionais e todos juntos esqueceram as saudades que já começam a querer mostrar-se e fizeram uma enorme festa de celebração de meio ano que ninguém irá esquecer. Foram meses em que a Claire, o Julien (ambos de França), a Jelena (da Sérvia) e a Mari (Geórgia) fizeram parte da família da APCC e descobriram que nunca mais vão deixar de fazer.

Estes...

Ler mais

APCC participou na discussão do presente e do futuro do voluntariado europeu

Mais de 70 representantes das organizações portuguesas acreditadas do Serviço Voluntário Europeu reuniram-se ontem em Braga, por iniciativa da Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação, para discutir o presente e o futuro do voluntariado europeu. Naturalmente, a APCC também marcou presença, contribuindo com a sua visão fundamentada em quase uma década de envolvimento nesta área.

Assim, a coordenadora do Gabinete de Voluntariado da Associação, Fernanda Maurício, integrou um dos grupos de trabalho constituídos para discutir temas como a inclusão, a mentoria reforçada, o estado da arte do SVE, o papel das organizações de envio e acolhimento de voluntários ou a apresentação de ideias inovadoras. A participação da APCC nesta iniciativa surge depois da presença na “Conferência Europeia para a Futura Estratégia da EU para a Juventude”, realizada em maio passado, na Bélgica.

Ler mais

Projeto internacional com a participação da APCC destacado por rede europeia na área da juventude

Em fevereiro do ano passado, três jovens utentes da APCC participaram na formação “Change Your Attitude”, que se realizou em Gánt, na Hungria, e tinha como principal objetivo promover a inclusão na sociedade de jovens com deficiência, com base numa experiência de voluntariado e de acordo com o Movimento de Vida Independente. Agora, este curso internacional foi destacado pela plataforma europeia SALTO-YOUTH como um projeto inspirador e exemplar.

Trata-se de um reconhecimento importante, uma vez que aquela rede de centros de recursos na área da juventude é a mais elevada instância europeia para este tipo de iniciativas. São, desta forma, salientados o trabalho realizado e a própria filosofia do projeto, que permitiu que todos os envolvidos (jovens com ou sem incapacidades) adquirissem conhecimento sobre vida independente, formulação concreta de objetivos, tolerância, assertividade, competências e instrumentos de comunicação, bem como gestão de stress, tempo e projetos.

Ler mais