Expressão Plástica

Utentes e colaboradores da APCC estão no CriArte a ‘aprender’ a sair da zona de conforto

Música, canto, expressão dramática, dança contemporânea e cenografia. O CriArte, que está a decorrer em Ponte de Lima e onde marca presença uma importante ‘comitiva’ da APCC, tem permitido cruzar e ligar expressões artísticas, mas, ainda mais importante do que isso, tem proporcionado aos participantes formação artística em campos muitas vezes distantes daqueles em que habitualmente se movimentam.

Para os ‘formandos’ António, Isabel, Luísa, Nelson, Nino, Regina, Ricardo (utentes da Associação), Elizabete, João e Rita (colaboradores) esta tem sido uma oportunidade de sair das suas zonas de conforto e experimentar novas linguagens, mas também de trabalhar colaborativamente de uma forma diferente do habitual. Tudo isto, enquadrado pelos objetivos do programa APCCCultura, com coordenação da professora de expressão plástica Suzete Azevedo.

Ler mais

O Buddha Eden foi a última ‘paragem’ do programa APCCCultura… antes das férias!

Com o programa APCCCultura, têm sido muitas e diversificadas as possibilidades proporcionadas aos utentes da APCC para se envolverem e adquirirem um maior conhecimento dos mundos da arte e da cultura, mas também do lazer. E não era por estarmos próximo do final do primeiro semestre deste ano que eles iam perder uma oportunidade para (voltar a) experimentar algo novo.

Assim, no passado sábado – e depois de o programa já ter permitido vivências em campos como a pintura, a escultura, o desenho, a música, o bailado ou o simples prazer de estar com os amigos – experienciaram uma mistura… curiosa: vinho, arte e natureza. No Bacalhôa Buddha Eden, o maior jardim oriental da Europa, a coleção escultórica e os budas, pagodes e estátuas de terracota deixaram os utentes da Associação verdadeiramente impressionados.

Os as...

Ler mais

Um grupo de amigos a conversar à beira da piscina e outras formas similares de integração (ou mais uma atividade do APCCCultura)

Já muitas vezes escrevemos que o programa APCCCultura promove iniciativas dirigidas aos utentes da APCC nos campos da arte, da cultura e do lazer e já aqui partilhámos testemunhos de várias dessas atividades, como as visitas ao Museu Nacional de Arte Antiga e a Serralves, ou a presença em espetáculos da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música e da Companhia Olga Roriz.

Mas se acreditarmos – como acreditamos! – que o lazer desempenha um papel igualmente relevante para uma verdadeira inclusão, era pouco provável que deixássemos passar em claro a chegada do calor… E foi por isso que a mais recente ‘escala’ da ‘viagem’ APCCCultura, no passado fim de semana, se dividiu exclusivamente entre a piscina e a beira-mar (e a mesa!), na lindíssima localidade de Santa Cruz, no concelho de Torres Vedras.

Houve...

Ler mais

As artes da APCC vão estar no Festival Extremus

O Festival Extremus, que pretende colocar a arte inclusiva em destaque e em reflexão, vai voltar a levar a música, a dança e o teatro a diversos espaços de cultura do Grande Porto e a APCC vai estar representada pela orquestra de samples Ligados às Máquinas, pelo Grupo de Expressão Corporal da URDP 2 e pela coordenadora do Departamento de Expressão Plástica, Suzete Azevedo.

Os músicos dos Ligados às Máquinas, sob a coordenação do professor Paulo Jacob, serão os primeiros a subir ao palco, para apresentar as suas composições originais construídas a partir de samples sonoros, recolhidos de acordo com as preferências e gostos pessoais de cada um. Assim se dá um surpreendente cruzamento de hip-hop, rock, techno, fado, blues, world music, música erudita e música concreta, mas também sons da publicidade ou de séries televisivas. Vai ser na Biblioteca Municipal de Gondomar, no dia 4 de maio, a partir das 16H30.

Ler mais

Um dia entre a arte antiga e a arte da marioneta: APCCCultura continua a promover a arte de descobrir e incluir

Em qualquer obra artística, há sempre pelo menos duas histórias – a sua própria e a de quem dela frui – mas, na maior parte das vezes, são até muitas mais, tantas quantas a imaginação humana consegue vislumbrar. Não sabemos quais as histórias que mais prenderam os utentes na APCC que, no passado sábado, visitaram o Museu Nacional de Arte Antiga e o Museu da Marioneta, mas sabemos que elas os deixaram deslumbrados e absolutamente rendidos.

E sabemos isso porque uma promessa teve de ser feita: voltar, assim que possível! É a confirmação da premissa que o programa APCCCultura (que promove iniciativas dirigidas aos utentes da instituição nos campos da arte e da cultura, mas também do lazer) pretende mostrar em termos práticos: a cultura estética e as vivências artísticas, sobretudo quando experimentadas em grupo, são o derradeiro meio de inclusão.

Ler mais