Expressão Plástica

Ateliê ajudou a desenhar novos caminhos para o projeto “Cru – O Corpo (im)Perfeito”

Deixaram-se guiar e guiaram através dos sentidos: a visão, o tato, o olfato, a audição (porque é importante escutar – e respeitar – o silêncio). Permitiram-se deixar o corpo, o seu e o dos outros, descobrir e definir os seus caminhos. Uniram-se na entrega e na generosidade com que encontraram novas formas para uma reflexão que, no projeto “Cru – O Corpo (im)Perfeito”, vêm fazendo há vários meses: o que é belo e o que é feio e como podemos, se é que podemos, determiná-lo?

O Carlos Alves, o Diogo Sacramento, a Luísa Fernandes, o Nelson Pires, a Regina Cardoso, o Ricardo Monteiro e o Vasco Sequeira – parte do grupo de utentes do Departamento de Expressão Plástica da APCC que tem vindo a desenvolver aquele projeto – estiveram ontem no Porto para participar, com a professora Suzete Azevedo e a auxiliar Sara Santos, no ateliê “O corpo , os outros e nós mesmos”, partilhando o palco com o grupo Era Uma Vez… Teatro, da Associação do Porto de Paralisia Cerebral, e a sua diretora artística, Mónica Cunha.

Foi u...

Ler mais

Projeto “Cru – O Corpo (im)Perfeito” entra na sua fase final e já falta pouco para ser exposição

Há vários meses que o corpo tem sido mote e estímulo para a criação nas aulas do Departamento de Expressão Plástica da APCC. As formas humanas são o ponto central do projeto “Cru – O Corpo (im)Perfeito”, com o qual se pretende contribuir para a descoberta de novas perceções da dicotomia belo/feio, alterar a imagem social da pessoa com deficiência e alterar comportamentos para a aceitação do corpo diferente.

E esta semana, o processo criativo entrou numa nova e importante fase, em que os modelos que inspiram os trabalhos que estão a ser produzidos, até agora sob a forma de fotografias ou desenhos, ‘ganham vida’. O desenho de modelos ‘de carne e osso’ – que podem ser os próprios utentes ou colaboradores da Associação – abre novas perspetivas aos criadores, desde logo artísticas, mas também nas possibilidades que pode levantar na sua própria relação com o seu corpo.

Ler mais

Utentes e colaboradores da APCC estão no CriArte a ‘aprender’ a sair da zona de conforto

Música, canto, expressão dramática, dança contemporânea e cenografia. O CriArte, que está a decorrer em Ponte de Lima e onde marca presença uma importante ‘comitiva’ da APCC, tem permitido cruzar e ligar expressões artísticas, mas, ainda mais importante do que isso, tem proporcionado aos participantes formação artística em campos muitas vezes distantes daqueles em que habitualmente se movimentam.

Para os ‘formandos’ António, Isabel, Luísa, Nelson, Nino, Regina, Ricardo (utentes da Associação), Elizabete, João e Rita (colaboradores) esta tem sido uma oportunidade de sair das suas zonas de conforto e experimentar novas linguagens, mas também de trabalhar colaborativamente de uma forma diferente do habitual. Tudo isto, enquadrado pelos objetivos do programa APCCCultura, com coordenação da professora de expressão plástica Suzete Azevedo.

Ler mais

O Buddha Eden foi a última ‘paragem’ do programa APCCCultura… antes das férias!

Com o programa APCCCultura, têm sido muitas e diversificadas as possibilidades proporcionadas aos utentes da APCC para se envolverem e adquirirem um maior conhecimento dos mundos da arte e da cultura, mas também do lazer. E não era por estarmos próximo do final do primeiro semestre deste ano que eles iam perder uma oportunidade para (voltar a) experimentar algo novo.

Assim, no passado sábado – e depois de o programa já ter permitido vivências em campos como a pintura, a escultura, o desenho, a música, o bailado ou o simples prazer de estar com os amigos – experienciaram uma mistura… curiosa: vinho, arte e natureza. No Bacalhôa Buddha Eden, o maior jardim oriental da Europa, a coleção escultórica e os budas, pagodes e estátuas de terracota deixaram os utentes da Associação verdadeiramente impressionados.

Os as...

Ler mais

Um grupo de amigos a conversar à beira da piscina e outras formas similares de integração (ou mais uma atividade do APCCCultura)

Já muitas vezes escrevemos que o programa APCCCultura promove iniciativas dirigidas aos utentes da APCC nos campos da arte, da cultura e do lazer e já aqui partilhámos testemunhos de várias dessas atividades, como as visitas ao Museu Nacional de Arte Antiga e a Serralves, ou a presença em espetáculos da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música e da Companhia Olga Roriz.

Mas se acreditarmos – como acreditamos! – que o lazer desempenha um papel igualmente relevante para uma verdadeira inclusão, era pouco provável que deixássemos passar em claro a chegada do calor… E foi por isso que a mais recente ‘escala’ da ‘viagem’ APCCCultura, no passado fim de semana, se dividiu exclusivamente entre a piscina e a beira-mar (e a mesa!), na lindíssima localidade de Santa Cruz, no concelho de Torres Vedras.

Houve...

Ler mais