Expressão Plástica

O Buddha Eden foi a última ‘paragem’ do programa APCCCultura… antes das férias!

Com o programa APCCCultura, têm sido muitas e diversificadas as possibilidades proporcionadas aos utentes da APCC para se envolverem e adquirirem um maior conhecimento dos mundos da arte e da cultura, mas também do lazer. E não era por estarmos próximo do final do primeiro semestre deste ano que eles iam perder uma oportunidade para (voltar a) experimentar algo novo.

Assim, no passado sábado – e depois de o programa já ter permitido vivências em campos como a pintura, a escultura, o desenho, a música, o bailado ou o simples prazer de estar com os amigos – experienciaram uma mistura… curiosa: vinho, arte e natureza. No Bacalhôa Buddha Eden, o maior jardim oriental da Europa, a coleção escultórica e os budas, pagodes e estátuas de terracota deixaram os utentes da Associação verdadeiramente impressionados.

Os as...

Ler mais

Um grupo de amigos a conversar à beira da piscina e outras formas similares de integração (ou mais uma atividade do APCCCultura)

Já muitas vezes escrevemos que o programa APCCCultura promove iniciativas dirigidas aos utentes da APCC nos campos da arte, da cultura e do lazer e já aqui partilhámos testemunhos de várias dessas atividades, como as visitas ao Museu Nacional de Arte Antiga e a Serralves, ou a presença em espetáculos da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música e da Companhia Olga Roriz.

Mas se acreditarmos – como acreditamos! – que o lazer desempenha um papel igualmente relevante para uma verdadeira inclusão, era pouco provável que deixássemos passar em claro a chegada do calor… E foi por isso que a mais recente ‘escala’ da ‘viagem’ APCCCultura, no passado fim de semana, se dividiu exclusivamente entre a piscina e a beira-mar (e a mesa!), na lindíssima localidade de Santa Cruz, no concelho de Torres Vedras.

Houve...

Ler mais

As artes da APCC vão estar no Festival Extremus

O Festival Extremus, que pretende colocar a arte inclusiva em destaque e em reflexão, vai voltar a levar a música, a dança e o teatro a diversos espaços de cultura do Grande Porto e a APCC vai estar representada pela orquestra de samples Ligados às Máquinas, pelo Grupo de Expressão Corporal da URDP 2 e pela coordenadora do Departamento de Expressão Plástica, Suzete Azevedo.

Os músicos dos Ligados às Máquinas, sob a coordenação do professor Paulo Jacob, serão os primeiros a subir ao palco, para apresentar as suas composições originais construídas a partir de samples sonoros, recolhidos de acordo com as preferências e gostos pessoais de cada um. Assim se dá um surpreendente cruzamento de hip-hop, rock, techno, fado, blues, world music, música erudita e música concreta, mas também sons da publicidade ou de séries televisivas. Vai ser na Biblioteca Municipal de Gondomar, no dia 4 de maio, a partir das 16H30.

Ler mais

Um dia entre a arte antiga e a arte da marioneta: APCCCultura continua a promover a arte de descobrir e incluir

Em qualquer obra artística, há sempre pelo menos duas histórias – a sua própria e a de quem dela frui – mas, na maior parte das vezes, são até muitas mais, tantas quantas a imaginação humana consegue vislumbrar. Não sabemos quais as histórias que mais prenderam os utentes na APCC que, no passado sábado, visitaram o Museu Nacional de Arte Antiga e o Museu da Marioneta, mas sabemos que elas os deixaram deslumbrados e absolutamente rendidos.

E sabemos isso porque uma promessa teve de ser feita: voltar, assim que possível! É a confirmação da premissa que o programa APCCCultura (que promove iniciativas dirigidas aos utentes da instituição nos campos da arte e da cultura, mas também do lazer) pretende mostrar em termos práticos: a cultura estética e as vivências artísticas, sobretudo quando experimentadas em grupo, são o derradeiro meio de inclusão.

Ler mais

Pelos caminhos do APCCCultura: entre o deslumbramento e a partilha, numa visita à Casa Museu Teixeira Lopes

No Departamento de Expressão Plástica da APCC, há uma nova coleção a tomar forma, que tem como tema o corpo. E, assim, os dias fazem-se desenhando linhas que percorrem múltiplas formas humanas e acentuando sombras que podem revelar tanto quanto escondem. Paralelamente, o programa APCCCultura tem vindo a permitir outro tipo de experiência, mas que concorre para a mesma interrogação e reflexão.

Depois das visitas às coleções e exposições do Museu Berardo e de Serralves e de assistirem a um concerto com a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música e a um espetáculo da Companhia Olga Roriz, um grupo de utentes da Associação teve, no passado sábado, a possibilidade de conhecer a Casa Museu Teixeira Lopes, em Vila Nova de Gaia, onde se destacam as obras dos escultores António Teixeira Lopes e Diogo de Macedo.

Ler mais