fbpx

Teatro

Sala do Teatro tem um novo projeto artístico em que o corpo (também) é um meio – e que irá surpreender

Chama-se “O Grande Observador” e é o novo projeto artístico que está a nascer na Sala do Teatro do CACI – Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão da APCC. Após um largo período de distanciamento em que a observação aconteceu através da janela de casa, pretende assumidamente extrapolar, ou seja, observar para além do visível e, através da arte, criar uma linguagem e diversos objetos artísticos que possam mobilizar processos mentais, sociais e emocionais intimamente associados memória, à representatividade e à construção identitária.

O trabalho já começou e está dividido em dois grandes blocos, que decorrerão em simultâneo. As propostas do bloco ‘Corpo’ estão relacionadas com a perceção do corpo no espaço, com a representação do corpo como um todo (constituído por diferentes partes) e com a relação de todas estas chaves no contacto com outros corpos. No bloco ‘Meio’, lança-se o desafio de observar o mundo com os olhos da criatividade e da imaginação e de documentar as coisas que, à nossa volta e em qualquer momento, podem ser consideradas interessantes.

Ler mais

Há uma viagem-espetáculo a ser criada em Coimbra e a APCC faz parte dela

Nascido da iniciativa do coletivo Há Baixa, “Imenso” é uma viagem-espetáculo, a estrear em abril de 2022, em Coimbra, que toma a cadeira de rodas e a cadeira como objetos simbólicos para desenvolver a atenção sobre quem não pode sair de uma cadeira e quem a usa como lugar do dizer artístico. Convidada a APCC a aliar-se a esta produção, que pretende lembrar que a deficiência é também um lugar de poder, de desejo e de comunicação de uma condição que deve deixar a sua invisibilidade e indiferença, a resposta só podia ter sido positiva.

Assim, a instituição está representada no elenco do espetáculo, através de utentes de diferentes áreas no domínio das artes, nomeadamente música, teatro e artes plásticas. Os ensaios tiveram início no passado domingo, no Convento São Francisco, naquilo que foi o início de um processo de criação que decorrerá ao longo de vários meses, com sessões curtas previstas para os próximos meses de dezembro e janeiro, bem como uma outra mais longa, de uma semana, no mês da estreia.

Ler mais

Primeiro foi a estreia online, mas agora o álbum de histórias do espetáculo “Mim” está a ser aberto para os utentes da APCC

Foi em dezembro do ano passado que “Mim”, um álbum de histórias em forma de espetáculo, se deu a conhecer. Apesar de isso ter acontecido em formato online, dadas as contingências do tempo que então se vivia, esta criação do coletivo Sala T (um dos dois grupos de teatro da APCC) foi desde o início pensada para ser apresentada ao público. E foi isso que, ontem, pôde finalmente acontecer pela primeira vez, com o elenco e a professora de teatro Mariana Nunes a convidarem para a Sala do Teatro da Quinta da Conraria um grupo de utentes da Associação.

Ao vivo e tão perto dos protagonistas quanto possível, viram serem abertas as portas dos armários daquele espaço e revelados todos os objetos e histórias – pessoais e sobre a instituição – que neles se guardam. São histórias de pessoas que todos ali conhecem e até alguns dos episódios dramatizados seriam reconhecíveis, mas as formas de contar trouxeram novas cores (e sons!) que a plateia absorveu com toda a atenção.

Ler mais

Poetas, um elixir, um kit portátil e um bazar a ganhar forma: estas e outras ideias de negócio do Projeto Estúdio vão ser apresentadas em conferência internacional

Desde a instalação na Baixa de Coimbra, em 2018, de uma loja temporária especializada na venda de poetas e em ajudar os clientes a descobrir se havia poesia dentro de si, passando pela spin-off, criada no ano seguinte, em que se convidava os consumidores a experimentar um elixir invisível e se lhes perguntava se tinham trazido o faz de conta consigo, mas abordando também a adaptação do ‘modelo de negócio’ às contingências impostas ao mercado pela pandemia e terminando com o projeto em curso de montar uma startup no meio de um campo verde, como alternativa perfeita aos dias nebulosos…

É este percurso, que o Projeto Estúdio – um dos dois grupos de teatro da APCC – tem vindo a fazer nos últimos anos, nos meandros do consumo (da arte), do investimento (em poesia) e do financiamento (da imaginação), que vai ser apresentado na Conferência Internacional Emoções, Arte e Intervenção, que se realizará, em formato online, no dia 28 de abril.

Ao pa...

Ler mais

Casa | Museu: um desafio da Sala do Teatro da APCC, diretamente para as casas de todos!

Em 2020, inaugurámos na Sala do Teatro da APCC – Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra o “Museu de Nós”: criámos uma coleção de histórias, que contámos e guardámos nas portas de um lugar muito especial. Foi uma experiência tão importante que a decidimos multiplicar, repetir e espalhar, propondo a criação de museus em todos os espaços habitados.

Assim nascerá a Casa | Museu: um abrigo, um lar, uma habitação… e uma coleção de objetos e não objetos! É um convite dirigido aos utentes da APCC que frequentam a Sala do Teatro, mas aberto a todos os outros e também a qualquer pessoa que queira participar: Criem um museu em vossa casa!

Primeiro, decidam sobre...

Ler mais