fbpx

CACI

No CACI e no CAARPD, não houve férias antes de uma última grande dose de diversão e alegria!

Já estão de férias? Desde o início desta semana que, no Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) e no Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação Social para Pessoas com Deficiência (CAARPD) da APCC, esta questão tem como resposta um unânime Sim! E se este facto não pode sequer qualificar-se como surpreendente, o que talvez não saibam é que a contagem decrescente para estes dias de descanso foi particularmente intensa.

Entre saídas e visitas, atividades diversificadas mas sempre interessantes e até bailaricos, de tudo se fez para animar os quentes dias de verão – foi tão bom, que até os formandos da Formação Profissional se juntaram ao programa! Vamos a factos concretos, tentando não perder o fôlego nesta enumeração…

Fora ...

Ler mais

Utentes da APCC vão estar duas semanas a “Viver o ambiente” na Quinta Pedagógica

Roda a roda no “Joker do Ambiente” e qual o tema que sairá desta vez? Mudanças climáticas? Segurança alimentar? Sustentabilidade? Pegada ecológica? Ecogestos? Fontes de energia? Benefícios para o ambiente? Ou ditará a sorte que é preciso voltar a girar para saber a pergunta para a qual se procurará uma resposta? Certo é que essa demanda será feita trocando ideias e partilhando histórias, levando todos a refletir sobre os comportamentos adequados para contribuir para a preservação do nosso planeta!

Vai ser assim nesta e na próxima semanas, com a equipa da Quinta Pedagógica da APCC a promover um conjunto de atividades que vão permitir que os utentes do Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) e do Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação Social para Pessoas com Deficiência (CAARPD) possam “Viver o ambiente”!

Ler mais

Um, dois, três… digam lá arraial outra vez!

Na passada semana, os Santos Populares foram ao Lar de Apoio e ao Lar Integrado, portanto, também não podiam faltar na Quinta da Conraria! Fez-se então um outro arraial na APCC e, entre manjericos e balões, nem sequer faltaram quadras inspiradas pelos convivas e música a puxar para a dança (sim, até houve comboinhos…) O almoço foi, está bom de ver, um enorme sucesso, certamente gastronómico mas também de animação, e por isso sucederam-se os brindes à amizade e à alegria!

Tudo aconteceu na Sala do Redondo do CACI – Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão, no primeiro dia de julho, que não sendo uma data dedicada a nenhum santo (embora seja o Dia Internacional da Piada, que também as houve e bem divertidas), nem por isso deixou de ser perfeita, simplesmente porque todas o são quando celebramos o espírito de comunidade. E assim, esta festa – que utentes e colaboradores ajudaram a preparar e de que todos puderam desfrutar – foi a melhor forma de terminar a semana!

O CAC...

Ler mais

Foi mesmo de ficar com a cabeça no ar: utentes da APCC tiveram batismo de voo

«Anda comigo ver os aviões», chegou a cantar-se na carrinha a caminho do Aeródromo Municipal Bissaya Barreto, mas aquilo que, na passada sexta-feira, estava previsto para um grupo de utentes do Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) e do Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação Social para Pessoas com Deficiência (CAARPD) da APCC não era simplesmente ficar a olhar…

Por iniciativa da Associação Cívica Cavaleiros do Céu, eles puderam realizar o seu batismo de voo, em alguns casos vencendo os receios iniciais e, noutros, dando literalmente asas a um entusiasmo mal contido que muitos sorrisos provocou. E, depois de sobrevoar a cidade de Coimbra durante cerca de 15 minutos, sorrisos foi mesmo aquilo que não faltou, tal como os relatos eufóricos sobre a incrível experiência.

Esta ...

Ler mais

Esta parte da matéria é fácil de saber: até 6 de maio, encomenda as tuas flores para a Queima das Fitas à APCC!

Para esta aula, a matéria é simples: Se querem aproveitar a Queima das Fitas, mas ainda têm de tratar das flores para o carro do cortejo, o melhor é mesmo encomendá-las à APCC! Podem fazê-lo até ao dia 6 de maio, sabendo que vão deixar essa tarefa nas melhores mãos: as dos utentes do nosso CACI – Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão, verdadeiros especialistas nessa tarefa, que já há quase duas décadas é assegurada na Associação!

O mote é o de sempre: Tu fazes a festa, nós fazemos as flores! E a motivação para voltar a ajudar a dar cor à ‘festa dos estudantes’ está mesmo em alta! A ti, cabe-te a parte mais fácil: contactar a APCC! Ah, queres saber o preço? Nas encomendas com entrega de papel e arame, cada saco (+/- 200 flores) custa 8 euros, nos casos em que a instituição tem de fornecer o material, acresce 1 euro por saco.

Para ...

Ler mais