Projectos

DARE – Domiciliary Assistance REvisited through Integrated Services

DARE pretende criar oportunidades para a observação concreta de formas existentes de help-desks / centers for home assistance que experimentam formas inovadoras de gerir diferentes tipos de serviços de assistência domiciliária.

A dimensão transnacional do projeto contribuirá para a futura transferência de inovação entre países / territórios e para a criação de um modelo flexível, a ser divulgado em maior escala, como melhor prática para abordar a complexidade das necessidades de atendimento domiciliar. Os serviços disponíveis atenderão extensas necessidades familiares, desde as baseadas nos pedidos de atendimento até às vinculadas da gestão doméstica.

Uma das principais necessidades de cuidados e do sistema de serviços de assistência é a experimentação de modelos ...

Ler mais

Vulnerabilidade nas Redes Sociais: Proteção e Privacidade das Pessoas com Deficiência e Incapacidade

Objetivo: O projeto “Vulnerabilidade nas Redes Sociais: Proteção e Privacidade das Pessoas com Deficiência e Incapacidade” tem como objetivo ensinar jovens com deficiência intelectual e doença mental a utilizar de forma segura as redes sociais, pela via da produção de módulos de formação certificada. Pretende-se que aprendam a proteger a sua imagem e dados pessoais, evitando a exposição excessiva, e que estejam alerta para a promoção, nas redes sociais, de comportamentos e atitudes de risco.

Ações e resultados: No âmbito do projeto, foram desenvolvidos dois módulos de formação e uma ferramenta interativa de aprendizagem sobre a utilização segura das redes sociais...

Ler mais

Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Musical

ICTMusicEducation
Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Musical é um projeto co-financiado pela União Europeia, através do Programa ERASMUS +.

O projeto tem como propósito desenvolver a compreensão do estudo da música, aptidões e valores que melhoram as competências cognitivas, afetivas e psicomotoras e, assim, melhorar a perceção do mundo. Os alunos aprendem sobre os símbolos usados para representar o som e desenvolverem uma compreensão mais profunda da criação musical e da sua apreciação. Através de “performance”, de ouvir e de compor pretende-se que possam desenvolver a sua criatividade e sensibilidade estética no estudo da música.

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) servirão de base essencial para as experiências musicais e exploração de semelhan...

Ler mais

Project REVADIS

Project REVADIS – Recognition and Validation of Acquired Skills for Disabled People aims to improve the offer in the field of recognition of skills acquired by people with disabilities, and promote their inclusion both in the labour market and in the education and training system.

This project is a partnership involving APCC – Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (Portugal), Fundacion INTRAS (Spain), European Center For Quality Ood (Bulgaria), and Fundatai Estuar (Romania).

In Portugal, the recognition of skills was first applied in 2003, both in the education and labour fields. There are more than 100 professions with available referential, that allow adults to obtain a professional recognition, through the demonstration of acquired skills...

Ler mais

BE INSPIRED

be.fw

Sobre o projeto

O projeto BE Inspired (Business Enterprise) visa promover a iniciativa empresarial e o empreendedorismo para adultos com deficiência intelectual, de uma forma ao mesmo tempo inovadora e inspiradora. Este projeto vai permitir aos seus parceiros europeus utilizarem um programa de Negócio da Empresa já existente e o adaptá-lo às necessidades dos adultos com deficiência intelectual, dado que atualmente não existe nenhum programa disponível para adultos com deficiência intelectual.

Este programa irá expor os formandos ao pensamento empreendedor, ação e resolução de problemas da vida real...

Ler mais