fbpx

As tradições do outono e as emoções da partilha, numa inesquecível Feira das Colheitas da APCC

A Feira das Colheitas da APCC é sempre anunciada como uma celebração dos sabores, saberes e artes típicos do outono, porque tem nessa estação do ano o mote para a sua realização, mas quem nela participa não tem dúvidas de que há muito mais que se celebra ao longo desse dia: a diversidade, a participação e a partilha. Ao convidar toda a comunidade para se juntar a utentes, trabalhadores, famílias e voluntários, a Associação quer mostrar o que se faz dentro das suas paredes, mas também que todos têm um papel a desempenhar na construção de uma sociedade mais inclusiva.

Foi com este espírito que ontem, e mais uma vez, a Feira das Colheitas foi um espaço em que se receberam os visitantes com o sentido de os acolher numa casa que é de todos. Abertos os portões da Quinta da Conraria, o ponto de encontro foi o Picadeiro, onde não faltaram os motivos de interesse, como as ‘obrigatórias’ castanhas, a música – a animação dos Semp’a Bombar (o grupo de bombos da APCC) e do Grupo Gaiteiro Migalhó, a alegria proporcionada pelas atuações de Emanuel Silva e a surpresa com um set do DJ Punk (Fausto Sousa, vocalista dos 5ª Punkada) –, os jogos da Oficina do Brinquedo ou a quermesse.

Ler mais

Convocatória para a Assembleia Geral Ordinária de 28 de novembro

De acordo com o artigo 23º, número 1 e 4, e artigo 28º, alínea a), dos Estatutos, é convocada uma Assembleia Geral Ordinária da APCC, a reunir no dia 28 de novembro de 2024, pelas 16H30, na Rua Garcia de Orta – Vale das Flores. Abaixo podem ser consultadas a convocatória e a ordem de trabalhos.

Esta última inclui a discussão e aprovação do Plano de Atividades e da Conta de Exploração Previsional e Orçamento de Investimento e Desinvestimento para 2025, entre outros assuntos. Se à hora marcada não comparecer o mínimo de sócios suficientes, a Assembleia funcionará meia hora mais tarde, com qualquer número de sócios.

Ler mais

Talentos da APCC em bom plano (e já com medalhas), no arranque da época do boccia

Como já vem sendo habitual, a época competitiva do boccia em Portugal começou com as maiores esperanças da modalidade a derem cartas… e entre elas, estiveram quatro estrelas da APCC! No Torneio Jovens Talentos, disputado no passado fim de semana, no Seixal, as cores da Associação foram muito bem defendidas pela Ana Laura Ferreira, a Beatriz Ferrão, o Bernardo Coelho e a Madalena Bizarro!

E o destaque vai para a mão-cheia de medalhas conquistadas: nas provas individuais de Sub-21, o Bernardo chegou ao ouro (classe BC1) e a Ana Laura ao bronze (BC3), posições que repetiram no concurso de skills, em que a Beatriz ainda alcançou a prata (Sub-13, BC1). Não faltaram, portanto, razões para celebrar, além do sempre saudável ambiente de partilha que caracteriza esta competição em particular.

Ler mais

Sandra Semedo distinguida (pela terceira vez) pela Associação de Atletismo de Coimbra

A triciclista Sandra Semedo foi distinguida pela Associação Distrital de Atletismo de Coimbra (ADAC) com um Prémio Melhor Atleta Internacional do Ano 2022/2023, que recebeu esta semana. Trata-se do terceiro destes galardões atribuídos à atleta da APCC (tendo os outros sido conferidos em 2019 e 2023), que é um dos maiores nomes mundiais daquela modalidade, com diversos títulos continentais e intercontinentais alcançados ao longo da sua carreira.

No que à época em causa diz respeito, Sandra Semedo conquistou três medalhas (ouro, prata e bronze) nos Jogos Mundiais da IWAS 2022 e uma medalha de prata na Taça Internacional de Tricicleta 2023, feitos que contribuíram para um total global que atinge atualmente as 16 medalhas em competições internacionais. No ano desportivo 2022/2023, a atleta sagrou-se ainda campeã nacional em três distâncias diferentes da classe RR2.

Ler mais

Falta um mês para podermos escutar o primeiro disco dos Ligados às Máquinas!

A música dos Ligados às Máquinas é uma construção sui generis: junta pedaços cuja conciliação pode parecer forçada ou mesmo impossível, para apresentar um todo unificado e harmonioso que, muito provavelmente, não soa a nada que já tenha escutado até hoje. Há mais de 10 anos que têm vindo a tecer e a mostrar ao vivo esta sua ‘manta de retalhos sonora’, mas agora, pela primeira vez, apresentam-na registada para a posteridade, num disco a que chamaram “Amor Dimensional” e que vai ser editado daqui a precisamente um mês.

Este é o resultado de uma colaboração com mais de 30 artistas nacionais, que cederam matéria sonora da sua autoria, posteriormente transformada pela orquestra de samples da APCC em nove temas originais, que desenham um dia na vida de cada um: do amanhecer ao acordar, da procrastinação à tensão, da obrigatoriedade à liberdade de escolha limitada, da melancolia confortável à refeição aconchegante até ao merecido descanso (enriquecido pela possibilidade de sonhar).

Ler mais