fbpx

Houve aulas de tricicleta na EBI Ferrer Correia, com ‘mestres’ da APCC!

Se pudessem escolher dois professores para vos ensinar tudo sobre a tricicleta, deixem-nos dizer-vos que seria muito difícil encontrar melhor dupla do que a Sandra Semedo e o João Vaz, que, entre ambos, somam quatro dezenas de medalhas conquistadas em campeonatos nacionais, em representação da APCC! E quem teve, ontem, o privilégio de aprender com tão distintos mestres foram os alunos da Escola Básica Integrada Ferrer Correia, no Senhor da Serra!

No âmbito da Semana Inclusiva daquele estabelecimento de ensino, uma comitiva do Departamento de Educação Física e Desporto teve a oportunidade de explicar um pouco da história daquela disciplina do atletismo, alguns dos seus aspetos fundamentais e vantagens para os atletas, bem como de demonstrar como ela é praticada. Todas as dúvidas foram respondidas, pois claro, e sobretudo ficou a mensagem sobre a importância que o desporto pode ter para qualquer pessoa.

Ler mais

Explorando o coração da arte: Sala T visitou exposição no Centro de Arte Contemporânea

«Quando vejo uma obra de arte, algo acontece no meu coração». A frase que foi mote para “Algo acontece”, o mais recente espetáculo do grupo de teatro Sala T (estreado há cerca de um ano), tornou-se agora numa possível descrição factual para o que foi experimentado pelos elementos daquele coletivo da APCC, que ontem visitaram a exposição “Do lado mais visível das imagens”, patente no Centro de Arte Contemporânea de Coimbra.

Ao poderem observar as obras em causa, aqueles utentes da Associação aprofundaram o trabalho realizado na preparação para a peça referida, em que tentaram descobrir e ajudar a que o público descobrisse o que acontece quando vemos uma obra de arte. Um exercício particularmente desafiante perante uma exposição apresentada como reunindo um conjunto de imagens «para as quais dificilmente encontramos palavras e que dificultam o encontro com o caminho certo».

Ler mais

Centro de Formação de Professores da APCC com inscrições abertas para ação “Comunicar – ouvir o que não é dito”

Contribuir para que as necessidades complexas de comunicação possam ser melhor compreendidas e mais facilmente ultrapassadas, com a utilização de Comunicação Aumentativa, é o objetivo da ação de curta duração que a APCC vai levar a cabo e que tem já inscrições abertas. Estão disponíveis duas sessões, no dia 12 de junho ou no dia 25 de setembro, em formato presencial ou online, que estarão a cargo da equipa do Departamento de Terapia da Fala.

Esta iniciativa, promovida pelo Centro de Formação de Professores da APCC, aborda os Sistemas de Comunicação Aumentativa também como uma ferramenta de apoio às aprendizagens, permitindo aos utilizadores uma melhor integração e inclusão na sociedade, nomeadamente na comunidade escolar. É dirigida a educadores de infância, professores dos ensinos básico e secundário, professores de educação especial, psicólogos, terapeutas e outros técnicos superiores interessados na temática, tendo

Ler mais

Carolina Lourenço, Matilde Gaspar e Sandra Semedo distinguidas pela Câmara Municipal de Coimbra

Durante a época desportiva 2022/2023, não faltaram motivos para celebrar os atletas da APCC pelas suas vitórias e desempenhos cheios de provas de superação. E, na noite de ontem, três deles estiveram entre os distinguidos da Gala #Coimbra – Mérito no Desporto, em que a Câmara Municipal de Coimbra reconheceu os desportistas que se distinguiram naquele período, nacional e internacionalmente. Assim, pelo Departamento de Educação Física e Desporto, foram homenageadas as nadadoras Carolina Lourenço e Matilde Gaspar e a triciclista Sandra Semedo, que repetiram a distinção que já tinham recebido no ano passado.

E os resultados em causa são, de facto, impressionantes: a Matilde sagrou-se campeã nacional de inverno em três provas e de verão em duas, além de ter conquistado quatro medalhas no Campeonato da Europa de Natação para Síndrome de Down; a Sandra revalidou o título de campeã nacional em três distâncias e alcançou uma medalha na Taça Internacional de Tricicleta e quatro nos Jogos Mundiais da IWAS; e a Carolina sagrou-se campeã nacional de inverno numa prova.

Ler mais

Um esforço de equipa, dentro e fora da APCC, para reabilitar o campo de futebol da Quinta da Conraria

É um dos espaços de referência da Quinta da Conraria: o campo de futebol. Já foi palco de grandes dueles futebolísticos (com ‘estrelas’ da casa, mas também de fora), de atividades da Quinta Pedagógica ou simplesmente de momentos de convívio e diversão para utentes, além, claro, dos treinos da equipa de râguebi. E foi precisamente deste grupo que surgiu o desafio de reabilitar o espaço, tarefa cuja primeira fase ficou concluída no final da passada semana.

E foi um verdadeiro esforço coletivo, que envolveu a comunidade APCC, mas também a comunidade envolvente. Os primeiros a avançar foram precisamente os jogadores de râguebi da Associação, dando início à limpeza do campo, que viria a ser reforçada graças à colaboração empenhada de formandos e formadores dos cursos de Ajudante de Manutenção, Ajudante de Produção Agrícola e Tratador de Equinos – estava dado o pontapé de saída.

Ler mais