A tradição (desportiva) ainda é o que era: Departamento de Desporto teve a sua sexta Caminhada Anual

Utentes, colaboradores, familiares e voluntários: todos participaram ontem de manhã em mais uma edição – foi a sexta – da Caminhada Anual com que o Departamento de Educação Física e Desporto da APCC marca o início de cada época desportiva e do novo ano letivo. Foram cerca de 100 participantes que, com muita determinação e boa disposição, percorreram as duas margens do Mondego na zona do Parque Verde.

Mais do que uma mera caminhada, foi uma oportunidade para conviver antes do grande conjunto de provas internacionais, nacionais e regionais, de diversas modalidades, previstas para os próximos meses. E por isso, além do desporto, também houve música, com os Semp’a Bombar – o grupo de bombos da Associação – a animar o início da tarde.

Ler mais

A Anna, a Anthea, a Federica e a Maria Cristina (as nossas novas voluntárias europeias) já chegaram!

Há um novo grupo de voluntários europeus – neste caso, é mais correto escrever voluntárias – acabado de chegar a Portugal para passar os próximos seis meses na APCC. E para as conhecer, nada melhor do que um hábito tipicamente português: um café depois do almoço. Foi dessa forma que a Anna Vukadin, Anthea Bıçakçıoglu, Federica Usai e Maria Cristina Marcosano foram ontem recebidas no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral por colaboradores da Associação

Estas jovens chegam ao abrigo do programa Erasmus +, Juventude em Ação, no âmbito do qual a APCC desenvolve o projeto “Holding Hands With Other Abilities”, que trouxe já até Coimbra cerca de quatro dezenas de voluntários entre os 17 e os 30 anos, de vários países europeus. Em 2017, este será o segundo grupo de voluntários europeus da Associação, depois de um primeiro – constituído pela Claire Bonnefoy, a Jelena Radojević, o Julien Bradford Michaud e a Mari Chilingarashvili – ter estado em Coimbra entre fevereiro e agosto.

Ler mais

Vila Real recebeu Acampamento Nacional das Associações de Paralisia Cerebral e a APCC esteve lá!

A edição deste ano do Acampamento Nacional das Associações de Paralisia Cerebral teve lugar na cidade de Vila Real e a APCC, como já é hábito, marcou presença. Utentes e colaboradores do Departamento de Educação Física e Desporto tiveram uma verdadeira semana de férias ativas, com diversas atividades adaptadas e inclusivas.

Houve tempo e entusiasmo para tentar o slide, experimentar os escorregas de água e a piscina, fazer visitas guiadas, assistir a concertos e muito mais, num conjunto diversificado de iniciativas que juntou o desporto, o lazer e a cultura e tirou partido do património e da oferta turística da região. E, claro, os participantes puderam ainda desfrutar das fantásticas paisagens do Douro.

Ler mais

Frota de transportes da APCC reforçada com viatura oferecida pela Fundação Montepio

A APCC acaba de receber uma viatura adaptada para o transporte de pessoas com mobilidade reduzida, no âmbito do projeto Frota Solidária, iniciativa da responsabilidade da Fundação Montepio. As chaves da nova carrinha foram entregues ao presidente da Direção, Antonino Silvestre, numa cerimónia realizada em Setúbal, no passado dia 8 de setembro.

O veículo em causa – com nove lugares e preparado para a utilização de cadeiras de rodas – está já integrado na frota automóvel da Associação, composta por cerca de quatro dezenas de viaturas, que diariamente garantem as deslocações de utentes das diferentes valências da instituição, mas também de crianças e jovens que frequentam a Escola Básica e o Jardim de Infância.

Ler mais

Inscreva-se já para a Caminhada da Meia Maratona de Coimbra e apoie a APCC!

A edição deste ano da EDP Meia Maratona de Coimbra – Corrida do Conhecimento terá lugar no próximo dia 22 de outubro e, como vem sendo habitual, irá integrar uma Caminhada Solidária, com parte da receita das inscrições nesta última vertente a reverter para a APCC. Trata-se, assim, de mais uma oportunidade para conciliar a prática desportiva com a possibilidade de apoiar a Associação no seu trabalho diário com mais de três mil utentes.

As inscrições na Caminhada podem ser feitas desde já junto da APCC, na secretaria do Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral (no Vale das Flores) ou na secretaria da Quinta da Conraria (Castelo Viegas), entre as 09H00-12H30 e as 14H00-17H30, de segunda a sexta.

Ler mais