Projeto “Parte de Coisa Nenhuma”, da CERCIOEIRAS e da Sublime Dance Company, chega a Coimbra em parceria com a APCC

Dois dias dedicados à dança inclusiva. É esta a proposta da CERCIOEIRAS e da Sublime Dance Company que, numa parceria com a APCC e o ITAP – Instituto Técnico e Artístico Profissional de Coimbra e o apoio do Conservatório de Música de Coimbra, irá chegar a Coimbra a 25 e 26 de outubro. O projeto, denominado “Parte de Coisa Nenhuma”, concretiza-se na dinamização de um workshop de dança e das apresentações do documentário e do espetáculo homónimos.

O filme em causa documenta todo o processo artístico e criativo do espetáculo, consistindo numa ferramenta útil para a divulgação e desenvolvimento de boas práticas artísticas inclusivas em Portugal, bem como para a discussão e partilha de ideias sobre a dança inclusiva. Quanto ao workshop, é dirigido a interessados em explorar metodologias nas áreas da dança inclusiva e da dança contemporânea, nomeadamente pessoas com deficiência, profissionais da dança/artes performativas, estudantes, professores e colaboradores de instituições da área da deficiência.

Todas...

Ler mais

Dia da Alimentação: a fantástica história do fabrico do pão foi contada na APCC

Qualquer celebração é melhor quando podemos fazê-la com amigos e foi mesmo isso que aconteceu ontem, em que a APCC recebeu, na Quinta da Conraria, as crianças do Jardim de Infância d’A Previdência Portuguesa para festejar o Dia da Alimentação. E desta forma, o ateliê “Do grão ao pão” foi o pretexto ideal para uma tarde de muitas aprendizagens emocionantes e alegria partilhada.

Os mais pequenos puderam experimentar a alegria da descoberta, com a equipa da Quinta Pedagógica “O Caracol” a guiá-los por todo o processo de fabrico de um alimento saudável, que faz parte da dieta humana há 30 mil anos. Perceberam como da espiga sai o grão, do grão se faz farinha e da farinha se faz pão, meteram literalmente as mãos na massa e viram-na ser colocada no forno e de lá saírem já os pães quentinhos.

Ler mais

Curso de formação “Regime Jurídico da Educação Inclusiva – Nível I” com inscrições já abertas

O novo Regime Jurídico da Educação Inclusiva cria condições para que todos encontrem respostas que lhes possibilitem a aquisição de um nível de educação e formação facilitadoras da inclusão social. É exigido que todos os docentes participem ativamente nesta construção, o que torna imprescindível a sua formação, dado que a educação inclusiva se consubstancia nas estratégias e práticas em cada sala de aula para todas e cada um das crianças e jovens ao longo do seu percurso escolar.

O objetivo final do curso de formação “Regime Jurídico da Educação Inclusiva – Nível I”, que o Centro de Formação de Professores da APCC vai realizar nos dias 22, 23, 24, 29 e 30 de outubro e 5 e 6 de novembro, é permitir conhecer e discutir aquele documento quando à sua filosofia, prática e princípios orientadores. Os destinatários são educadores de infância, professores do Ensino Básico e Secundário, professores de Educação Especial, psicólogos e outros técnicos superiores.

Ler mais

APCC esteve em Feira de Voluntariado na Universidade de Coimbra

A APCC foi uma das organizações convidadas para participar na I Feira de Voluntariado do Núcleo de Estudantes do Departamento de Física da Associação Académica de Coimbra, que decorreu ontem, no Pólo I da Universidade de Coimbra. Foi uma oportunidade para dar a conhecer aos estudantes universitários, em particular aos recém-chegados, as hipóteses de voluntariado existentes na cidade.

No caso da APCC, os que passaram pela banca da instituição puderam ficar a conhecer os projetos “Vontades Solidárias”, dirigido ao voluntariado nacional e em que os participantes são chamados a colaborar em atividades semanais e atividades pontuais de diversos serviços e respostas sociais, e “Holding Hands With Other Abilities”, no âmbito do voluntariado internacional e que permitiu já receber cerca de quatro dezenas de voluntários europeus e colocar mais de uma dezena de jovens portugueses em projetos no estrangeiro.

Ler mais

Inscreva-se já para a formação sobre Intervenção Multinível de Resposta à Diversidade

É já no próximo sábado (13 de outubro) que se inicia mais um curso sobre “Desafios da Educação Inclusiva: Intervenção Multinível de Resposta à Diversidade”, da responsabilidade do Centro de Formação de Professores da APCC. Dirigido a educadores de infância, professores dos Ensinos Básico e Secundário, professores de Educação Especial, psicólogos e outros técnicos superiores, terá uma duração total de 15 horas, com a segunda sessão a decorrer no dia 20.

Este curso está alinhado com as políticas nacionais no âmbito da educação inclusiva – a atual proposta legislativa apresenta o modelo multinível como organizador das medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão, atribuindo-lhe relevância e atualidade no sistema educativo português – num contexto em que a sua oper...

Ler mais