fbpx

Quem não tinha saudades das Marchas Populares da Quinta da Conraria?

Primeiro, marcharam os utentes (e colaboradores) da Casa do Campo e Sala do Redondo. Depois, os da Sala O2. Seguiram-se os da Sala do Teatro, os das Artes Manuais, os da Sala Multiusos e os da Tecelagem de Almalaguês. A finalizar, desfilou a URDP 2. Pela curta descrição, é possível que já estejam a pensar que ontem foi dia de Marchas Populares na Quinta da Conraria… e estão completamente certos!

O que já era uma tradição da APCC teve de ser interrompido no ano passado por conta da pandemia, mas o regresso foi feito em grande! Tivemos os arcos e os balões, as coreografias e as canções, os figurinos cheios de cor, muita alegria e, de forma bastante merecida, muitas e muitas palmas. Porque todos os marchantes deram o melhor de si, mas sobretudo ‘puxaram’ pelos demais com a generosidade própria de quem conhece o significado da palavra ‘comunidade’.

Mas não se pense que esta partilha se resumiu a uma manhã: nas últimas semanas, o espírito cooperativo esteve em alta, pois grande parte das salas escreveram colaborativamente as letras das canções ao som das quais marchariam. Com o professor de música Tiago Silva a dar a melodia, os utentes começaram por sugerir palavras relacionadas com os Santos Populares, o seu quotidiano ou qualquer outro tema que achassem por bem, que foram a base da letra que depois terminaram, também em conjunto!

E assim se fez uma grande festa, cuja importância pode ser aferida muito melhor reparando no brilho dos olhares nas fotografias e nos vídeos (e procurando adivinhar os sorrisos atrás das máscaras), do que lendo estas palavras. Mas mesmo assim, podemos tentar uma quadra: Depois de uma breve interrupção / As marchas voltaram à Conraria / Houve por isso muita emoção / E a nota dominante foi a alegria.

Na Quinta da Conraria estão sediadas diversas valências da APCC nos campos da capacitação para a inclusão, do acompanhamento e reabilitação social ou da formação profissional, através das quais são apoiados mais de mil utentes. É também ali que funcionam o Centro Hípico, a Quinta Pedagógica “O Caracol”, a Quinta Biológica e o Lar Residencial.