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Let Me Be Me

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Sobre o Projecto

Let me be me , em português Deixa-me ser eu, é um projecto da União Europeia financiado pelo programa Leonardo da Vinci . Visa proporcionar um conjunto de ferramentas a empregadores, formadores e pessoal de apoio para combater o assédio moral no local de trabalho a pessoas com deficiencia.

O KIT de ferramentas de formação incluirá informações básicas sobre o tema na Europa, como sejam projetos em curso, iniciativas e abordagens para combater o assédio moral, boas práticas à escala europeia, bem como, orientações práticas e recursos para formadores que trabalham com estes grupos-alvo e os empregadores que integram pessoas com deficiência. Inclui um livro de trabalho de formandos.

A ideia do projeto partiu de casos reais de pessoas com deficiência e /ou dificuldades de aprendizagem que vivenciaram práticas de bullying quando integrados no mercado normal de trabalho.

O líder de projecto, Stepping Stones, tem apoiado este tipo de pessoas , cujos problemas vieram a afectá-los, a curto prazo, na sua saúde e no seu bem-estar.

Em 26 de Novembro teve lugar em Belfast, a primeira reunião de trabalho dos parceiros do projecto. O objetivo imediato é criar uma plataforma e materiais de formação para os tutores / professores, pais, empresas e indivíduos com deficiencia, de modo a poder ser utilizado por diferentes organizações que trabalham regularmente com estes grupos.

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Objectivos :

Desenvolvimento de uma ferramenta de formação – Toolkit – para orientadores / formadores das pessoas com deficiência e/ou com dificuldades de aprendizagem.

Esta ferramenta estará disponível on-line em Inglês, Alemão, Espanhol e Português.

Etapas do projecto :

1. Diagnóstico de necessidades de formação sobre o assédio das pessoas com deficiência intelectual através da organização de focus-grupo, envolvendo pessoas com deficiência intelectual,empregadores, profesores e pais;

2. Desenvolvimento de materiais nas línguas dos países participantes;

3. Teste piloto nos países participantes;

4. Versão final da plataforma e materiais.

Duração :

2 anos (Outubro de 2011 – Setembro de 2013).

Parceiros:

Alemanha :

Centre for Educational Research, University of Koblenz-Landau

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Zepf é o instituto de investigação mais importante da Universidade de Koblenz-Landau que atualmente emprega cerca de 30 investigadores. O Instituto Zepf divide-se em quatro dimensões de Excelência: Educação, ensino e aprendizagem, progresso e desenvolvimento, saúde e bem estar. Todos os centros de Excelência baseiam-se nas seguintes competências e experiência: diagnóstico educativo-psicológico, avaliação e desenvolvimento de conceitos educacionais e psicológicos e formação.

United Kingdom:

Stepping Stones

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Stepping Stones NI, é uma organização não lucrativa criada em 1998 que oferece oportunidades de formação profissional a pessoas com deficiência . Actualmente, a organização é um líder de serviços que oferece formação profissional e serviços de emprego a mais de 100 pessoas com dificuldades de aprendizagem, trabalhando em cooperação com outras organizações.

Canice Consulting:

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Canice Consulting é uma empresa de consultoria internacional a operar nas áreas do desenvolvimento local e regional , desenvolvimento empresarial e emprego , gestão e apoio técnico às redes e programas europeus. Conta com uma ampla experiência no desenvolvimento de projetos no Norte da Irlanda, outras regiões do Reino Unido e Europa, no desenho de programas de capacitação, gestão de projetos e desenvolvimento das PME, tendo-se especializado particularmente na aprendizagem on-line.

Portugal:

Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra

apcc medio

APCC é uma particular de solidariedade social e uma organização sem fins lucrativos, criada em 1975,para responder às necessidades das pessoas com deficiência. A APCC oferece um leque de serviços que vão desde a reabilitação que inclui diversos departamentos – Clínico , fisioterapia, terapia da fala, psicologia, serviço social, etc. . Possui um Jardim Infantil e uma Escola que pertence ao Ministério da Educação, Centro de Formação Profissional, Centro Educação de Adultos, Serviço de Voluntários, Unidades Residenciais, Projetos Nacionais e Internacionais , Consultoria e Colocação em Mercado de Trabalho, Qualidade, entre outros.

Ireland:

Anti Bullying Centre-Trinity College (Dublín)

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O Centro Anti-Bullying de Investigação foi criado pelo Dr. Mona O’Moore no Departamento de Educação do Trinity College de Dublín , inaugurado em 1996. O Centro Anti-Bullying foi criado inicialmente como um órgão independente de investigação de bullying escolar. O seu trabalho inclui aconselhamento, técnicas de apoio às vitimas, material para pais e professores e medidas para reduzir o bullying.

Spain:

Metal Work Foundation

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A FLM é uma Instituição sem fins lucrativos fundada em 2004 para oferecer atividades de formação e soluções para a indústria do metal na Cantábria. A FLM realiza projetos conjuntos com o comércio, governo e sindicatos, é especialista no desenho de planos de educação para empresas e organismos públicos sobre novas tecnologias e metodologias relacionadas com qualificações, actualização e desenvolvimento de competências.

Ampros

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AMPROS é uma Associação Cantábrica de famílias e pessoas com deficiência intelectual. É uma instituição sem fins lucrativos, de utilidade pública desde 1965 e está orientada para melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência intelectual e suas famílias em todo o seu ciclo de vida. Além de projectos específicos de integração social de trabalho de pessoas com deficiência intelectual, a AMPROS desenvolve campanhas de sensibilização e promove os direitos deste grupo levando a práticas sociais quotidianas para ajudar a atingir a inclusão social.