fbpx

“Natureza com sentido”: utentes da APCC vão ter duas semanas para (re)descobrir a Quinta Pedagógica

Já foi muitas vezes a sombra desejada em dias de intenso calor e outras tantas causou deslumbre a quem se deteve a olhá-la, com as suas folhas recortadas e flores vistosas. Mas quantos sabem o nome daquela árvore da Quinta da Conraria, uma das muitas que preenchem o espaço da Quinta Pedagógica? Foi com esta observação em torno da atenção que nem sempre damos à natureza que nos rodeia que arrancou ontem o programa “Natureza com sentido”.

Nas próximas duas semanas, os utentes do Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) e do Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação Social para Pessoas com Deficiência (CAARPD) da APCC vão desenvolver diversas atividades que pretendem proporcionar momentos de reflexão sobre a temática ambiental, juntando lazer e pedagogia sobre a preservação da natureza. A dinamização será feita pela equipa da Quinta Pedagógica “O Caracol”, conduzindo os utentes num percurso que, a avaliar pelo primeiro dia, será feito de descoberta e deslumbramento.

Foi nesse contexto que não faltou o entusiasmo em levar a cabo cada uma das tarefas propostas: identificar as folhas das árvores, encontrar letras em falta para completar o nome de uma das árvores de fruto da Quinta, descobrir elementos da natureza que correspondam a uma paleta de cores, usar os sentidos para chegar a texturas, odores e sons ou escolher o melhor fundo para preencher uma moldura com o formato de um animal.

E assim, aparentemente a correr, se passou uma manhã muito divertida, em comunhão com a natureza e cheia de inesperadas descobertas num espaço que quase todos julgavam conhecer, mas está, afinal, cheio de surpresas! Ah, e se o primeiro parágrafo vos deixou a pensar, a árvore em causa é uma grevillea robusta, a maior do seu género e nativa da costa este da Austrália!

A Quinta Pedagógica “O Caracol” desenvolve atividades lúdico-pedagógicas com o objetivo de proporcionar a crianças, jovens e adultos o convívio com elementos como o campo, os animais ou as tradições rurais. Da sua programação habitual fazem parte visitas guiadas, ateliês para uma vida e uma alimentação saudáveis, a celebração de diversas festividades, festas de aniversário e outros eventos. Podem saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=254.