fbpx

Nem tanto ao mar, nem tanto à terra, mas isto não foi nenhum meio-termo: utentes do Lar Integrado divertiram-se a sério com a canoagem no rio!

Quanto mais pensamos no longo tempo que já levamos entre confinamentos, restrições à circulação ou limitações à ocupação dos espaços públicos, mais vontade temos – continuando a respeitar as regras necessárias para assegurar a segurança de todos, claro – de sair de quatro paredes e desfrutar da liberdade dos espaços abertos. Quem diria que não, por exemplo, a uma ida à praia fluvial? Ou a uma volta de canoa pelo rio? Ou a um almoço entre amigos?

Pois houve de tudo isto, ontem e anteontem, para dois grupos de utentes do Lar Integrado da APCC, graças à iniciativa e ao empenho do Departamento de Educação Física e Desporto em manter os espíritos animados e os corpos ativos! Na praia de Palheiros e Zorro, só mesmo o sol é que se mostrou contido… no mais, houve tempo para algumas estreias na canoagem, muitas gargalhadas à conta de molhadelas imprevistas e umas quantas picardias saudáveis, tudo devidamente ‘condimentado’ por uma inesgotável boa disposição.

E até quem não quis entrar no rio – nem todos temos de ser navegadores, certo? – sentiu que o tempo foi bem passado, porque o contacto com a natureza é sempre bom para o corpo e para a mente e o convívio com pessoas de quem gostamos não o é menos. Se tiverem dúvidas sobre isso, só precisam mesmo de perguntar ao Carlos, ao Duarte, ao Luís, ao Marco, ao Paulo, à Raquel, à Regina ou à Sandra…

O Lar Integrado Dr. José Mendes Barros é uma resposta da APCC para as famílias cujos membros, devido ao avançar da idade, não conseguem já prestar os cuidados necessários aos seus filhos com deficiência ou incapacidade. É uma das três unidades residenciais da instituição, juntamente com o Lar de Apoio e o Lar Residencial. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=264.