fbpx

A Quinta Pedagógica ‘cozinhou’ uma semana cheia de atividades para os jovens do Lar de Apoio

Ontem de manhã, logo à entrada da Quinta da Conraria, havia um delicioso cheiro no ar e não dava para enganar: alguém tinha feito bolo de maçã! A única dúvida era quem, mas um olhar atento rapidamente permitia vislumbrar cinco mini masterchefs e perceber tudo… Afinal, esta foi mais uma das várias atividades desenvolvidas pela equipa da Quinta Pedagógica, ao longo de toda esta semana, especialmente para as crianças e jovens do Lar de Apoio da APCC!

Na Casa do Forno ou aproveitando o espaço exterior da horta pedagógica e da zona dos animais domésticos, a animação tem estado um pouco por todo lado, com brincadeiras e algumas partidas, pois claro, mas sobretudo com muita atenção e vontade de aprender. As atividades têm sido diversas, mas sempre ligadas de alguma forma à natureza, ao que ela nos dá e ao que podemos fazer para a proteger. E, independentemente de o dia poder ser dedicado às enxadas ou às colheres de pau, tem sido sempre muito divertido!

Já quanto à aula de culinária de ontem, só falta mesmo dizer que o lanche da tarde no Lar de Apoio foi bolo de maçã e que estava absolutamente fantástico!… Bem, talvez possamos dizer mais alguma coisa… alguém quer a receita? Então, aqui fica ela…

Utensílios/Equipamentos:
1 tábua de cozinha
1 taça grande
1 taça pequena
1 faca
1 descascador
1 prato
1 pincel
1 colher de pau
2 colheres de chá
1 batedeira
1 balança
1 copo medidor
1 forma
forno

Ingredientes:
5 maçãs
4 ovos
200 g de açúcar
350 g de farinha
180 ml de óleo
200 ml de leite
1 colher de chá de canela
1 colher de chá de fermento
1 pitada de sal

Preparação:
1- Untar uma forma com óleo e polvilhá-la com farinha
2 – Ligar o forno a 180 °C
3 – Lavar bem as maçãs e cortar aos quartos
4 – Descascar as maçãs e remover o respetivo caroço
5 – Cortar as maçãs em meias luas finas e reservar
6 – Partir os ovos para uma taça, juntar o açúcar e o óleo e bater bem
7 – Acrescentar a farinha, o fermento, a canela, o sal e o leite e envolver só até estar homogéneo
8 – Acrescentar algumas fatias de maçã e voltar a envolver
9 – Colocar as fatias de maçã no fundo da forma e deitar a massa por cima
10 – Levar ao forno por 40 a 50 minutos ou até o palito sair limpo

Bom apetite!

A Quinta Pedagógica “O Caracol” desenvolve atividades lúdico-pedagógicas com o objetivo de proporcionar a crianças, jovens e adultos o convívio com elementos como o campo, os animais ou as tradições rurais. Da sua programação habitual fazem parte visitas guiadas, ateliês para uma vida e uma alimentação saudáveis, a celebração de diversas festividades, festas de aniversário e outros eventos. Podem saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=254.