fbpx

Mais de um ano depois, chegam novas voluntárias europeias à APCC!

Chamam-se Alice Lambert-Quénaon, Antonia Tiepoldt, Luise Göttlich e Roberta DeGiorgio, vêm de França, Áustria, Alemanha e Itália, respetivamente, e vão ser as novas voluntárias europeias da APCC! Aliás, desde a passada sexta-feira, dia em que desembarcaram em Coimbra B, que já podemos dizer que o são e assim acontecerá nos próximos seis meses.

Vão ser cerca de 380 dias em que apoiarão os técnicos e os utentes da instituição em diversas atividades, podendo trocar experiências e fazer novas amizades, mas também conhecer Portugal e a sua cultura. Para já, e como estamos em Coimbra, começam por ir à Universidade… durante três semanas, irão ter aulas de português na Faculdade de Letras. Depois, vão conhecer os diversos serviços e respostas da APCC, bem como as várias instalações onde se localizam e os profissionais que os integram. Finalmente, começarão então a colaborar com as atividades quotidianas da Associação e a desenvolver os seus projetos pessoais.

Ao longo desta semana, na página de Facebook do Gabinete de Voluntariado, vão poder ficar a conhecê-las um pouco melhor, pelas suas próprias palavras – para vos deixar interessados, podemos já desvendar que a Alice praticou equitação durante oito anos, a Antonia é conhecida por Doni, a Luise gosta de jogar voleibol e basquetebol e a Roberta estudou línguas na universidade… E, claro, nos próximos meses poderão acompanhar tudo o que vai acontecer durante o seu período de voluntariado na APCC!

Para a Associação, a chegada deste grupo é particularmente significativa, uma vez que, devido aos constrangimentos causados pela Covid-19, não só o último grupo de voluntários teve a sua estadia e participação condicionadas, como, durante mais de um ano, não foi possível receber voluntários europeus. Assim, é agora retomado o projeto de voluntariado internacional, designado de “Holding Hands With Other Abilities”, que trouxe já até Coimbra mais de 40 jovens de diversos países e enviou para programas no estrangeiro mais de uma dezena de voluntários portugueses.

A Alice, a Antonia, a Luise e a Roberta chegam ao abrigo do Corpo Europeu de Solidariedade (uma iniciativa da Comissão Europeia que permite aos jovens participar em projetos comunitários no seu próprio país ou no estrangeiro) e integram o projeto 2020-2-PT02-ESC11-007090.

A atividade de voluntariado na APCC procura envolver voluntários europeus e voluntários nacionais, com o objetivo de promover o multiculturalismo e potenciar o desenvolvimento das competências sociais necessárias a uma cidadania ativa. Podem saber mais sobre todas as possibilidades de voluntariado na APCC consultando a página do Gabinete de Voluntariado, em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=722.