fbpx

Punk(ada)’s not dead, ou a contagem decrescente para o primeiro disco dos 5ª Punkada

Os 5ª Punkada são uma banda semelhante a muitas outras bandas. São constituídos por um vocalista, dois guitarristas, uma teclista e um baterista, uma formação parecida com muitas outras. Menos comum, só mesmo o facto de terem sido formados na APCC e a sua longevidade, porque já existem há quase 28 anos. Os seus sonhos, são os mesmos de outros grupos: editar um disco e atuar ao vivo, por exemplo. E se o segundo já foi concretizado mais de 300 vezes, em Portugal e no estrangeiro, o segundo só agora está a tornar-se realidade.

Desde a semana passada que, na Sala da Música da Quinta da Conraria, está a ser gravado o primeiro disco dos 5ª Punkada! E aqui somos obrigados a falar de algo que os diferencia substancialmente de outras bandas, porque não são muitas as que possuem a mesma energia vital ou o mesmo espírito inequivocamente punk, pelo que, para conseguir captá-los e registá-los para a posteridade, tivemos de reunir uma equipa de exceção…

Assim, a Fausto Sousa, Fátima Pinho, Jorge Maleiro, Miguel Duarte e Paulo Jacob (professor de música), que constituem atualmente os 5ª Punkada, juntaram-se os convidados Surma e Victor Torpedo, que embarcaram na aventura numa lógica de cocriação, além do produtor Rui Gaspar (dos First Breath After Coma). A este verdadeiro ‘dream team’, é preciso ainda acrescentar a produtora CASOTA Collective, que está a acompanhar as gravações tendo em vista a criação de um pequeno documentário, bem como a Omnichord, um parceiro verdadeiramente decisivo na conceção e concretização deste projeto.

E agora, para apontar nas agendas: o disco de estreia dos 5ª Punkada tem edição prevista para 23 de dezembro, em CD e em plataformas de streaming. A data será assinalada com um espetáculo ao vivo, no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, no qual a banda subirá ao palco com os convidados do disco.

Estas atividades são realizadas no âmbito do projeto “5ª Punkada – Somos Punks ou Não?”, desenvolvido com os objetivos de mostrar a pessoa com deficiência como agente cultural ativo na sociedade e dinamizar processos artísticos de cocriação musical, contribuindo para a transformação da conceção predominante da deficiência. Trata-se de um projeto cofinanciado pelo Programa Nacional de Financiamento a Projetos 2021 do INR – Instituto Nacional para a Reabilitação.

Os 5ª Punkada são um dos quatro grupos musicais da APCC em atividade, que complementam o trabalho de intervenção musical realizado ao nível da musicoterapia, educação musical adaptada e expressão musical adaptada. Pode saber mais sobre o Departamento de Música da APCC em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=163.