fbpx

Um café depois do almoço para dar início (a sério) a seis meses que as novas voluntárias europeias não esquecerão

Agora é mesmo a valer: três semanas depois de chegarem a Coimbra e concluído um curso intensivo de português na Faculdade de Letras, as novas voluntárias europeias podem finalmente dizer que estão em casa. Na sua nova casa, a APCC! Ontem foi dia das primeiras apresentações, no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral, tirando partido do bem enraizado hábito nacional do café depois do almoço para trocar algumas palavras com colaboradores da Associação.

Houve ainda tempo para receber as boas-vindas da parte da Direção e para uma apresentação mais pormenorizada do Gabinete de Voluntariado e do seu funcionamento, naquilo que foi o arranque de uma espécie de plano de reconhecimento da instituição, que se vai prolongar por duas semanas. Assim, a Alice Lambert-Quénaon, a Antonia Tiepoldt, a Luise Göttlich e a Roberta DeGiorgio vão, nos próximos dias, conhecer melhor as atividades e os profissionais do Centro de Reabilitação e, na próxima semana, da Quinta da Conraria e das unidades residenciais.

Depois, estarão em condições de começar a integrar as atividades quotidianas da APCC, apoiando técnicos e utentes, e começarem a desenvolver os seus projetos individuais nesse âmbito, mas também poderão aproveitar para, por exemplo, conhecer melhor a região e o país. No final dos seis meses que passarão em Portugal, já temos uma boa ideia do que irá acontecer: deixarão a sua marca na Associação e nas pessoas que aqui conheceram e também elas ficarão com recordações para sempre (e talvez até vejam a sua vida mudar de rumo, como muitas vezes acontece).

A Alice, a Antonia, a Luise e a Roberta (que vêm, respetivamente, de França, Áustria, Alemanha e Itália) fazem agora parte de um grupo de cerca de 60 jovens de diversos países que realizaram um período de voluntariado na APCC, inseridos no projeto “Holding Hands With Other Abilities”. E ainda no âmbito do voluntariado internacional, também já mais de uma dezena de jovens portugueses fizeram o mesmo no estrangeiro.

Estas quatro voluntárias chegam a Portugal ao abrigo do Corpo Europeu de Solidariedade (uma iniciativa da Comissão Europeia que permite aos jovens participar em projetos comunitários no seu próprio país ou no estrangeiro) e integram o projeto 2020-2-PT02-ESC11-007090.

A atividade de voluntariado na APCC procura envolver voluntários europeus e voluntários nacionais, com o objetivo de promover o multiculturalismo e potenciar o desenvolvimento das competências sociais necessárias a uma cidadania ativa. Podem saber mais sobre todas as possibilidades de voluntariado na APCC consultando a página do Gabinete de Voluntariado, em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=722.