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Importante revista científica internacional publica artigo escrito no âmbito de projeto de marketing social coordenado pela APCC

O Journal of Social Marketing, uma importante revista científica internacional nas áreas do marketing e da gestão da tecnologia e da inovação, acaba de publicar um artigo com o título “Bringing social marketing closer to the disability field” (“Trazendo o marketing social para mais perto do campo da deficiência”, numa tradução livre), produzido no âmbito do projeto “SIM – Social Inclusion Marketing”, coordenado pela APCC e que reúne ainda parceiros da Bulgária, Espanha e Suiça.

O artigo em causa foi escrito pelos investigadores espanhóis Jose Manuel Gil Guzman, Asuncion Hernandez-Fernandez e Pedro Canales-Ronda, nele sendo abordadas as vantagens que os programas de formação em marketing social para profissionais com deficiência podem apresentar na melhoria da abordagem aos problemas enfrentados pelas pessoas com deficiência.

Entre as conclusões da pesquisa realizada, são apontadas neste artigo as grandes necessidades de formação em marketing social sentidas pelos profissionais da linha da frente que trabalham diretamente com pessoas com deficiência, bem como o grande potencial existente para implementar melhor o marketing social nesta área. Estes dados foram obtidos através de uma análise quantitativa baseada num questionário online, com respostas de seis países europeus, e uma análise qualitativa que incluiu entrevistas a especialistas.

A pré-publicação do artigo pode ser consultada em www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/JSOCM-06-2020-0105/full/html.

Ainda na esfera do mesmo projeto, foi feita, no início deste mês, uma comunicação (também da autoria de Guzman, Hernandez-Fernandez e Canales-Ronda) durante o XXXII Congresso Internacional de Marketing, organizado pela Associação Espanhola de Marketing Académico e Profissional e a Universidade de Jaén. Perante mais de 250 participantes, de mais de 100 instituições de ensino superior, foi apresentada a investigação em curso sobre as possíveis relações síncronas e assíncronas entre o marketing social e o setor da deficiência.

O projeto “SIM – Social Inclusion Marketing” reúne especialistas de marketing social e serviço social, com o objetivo de cruzar conhecimentos, competências e perspetivas diferentes para encontrar soluções inovadoras. Profissionais de diversas áreas (psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ou mediadores de emprego, por exemplo) irão desenvolver ferramentas pedagógicas de marketing social, integralmente adaptadas a profissionais do setor social, com o objetivo de melhorar a inclusão de grupos desfavorecidos.

São parceiros nesta iniciativa a APCC (Portugal), a NARHU – Associação Nacional de Trabalhadores com Pessoas com Deficiência (Bulgária) e as universidades de Valência (Espanha) e de Lugano (Suíça). Com início em setembro de 2019 e final previsto para fevereiro de 2022, este projeto é cofinanciado pelo programa Erasmus +.

É igualmente através daquele programa europeu que são promovidos projetos como o “RunFree: RaceRunning – Speed and Freedom for All”, o “Moonwalk – empoweing young people living with disabilities” ou o “Change 2 Regard – Place des personnes en situation de handicap: un projet sociétal”, entre outros. Pode saber mais sobre projetos, em curso ou já concluídos, em www.apc-coimbra.org.pt/?cat=8.