fbpx

Envolvimento da APCC no projeto europeu “Change2Regard” em destaque em encontro de técnicos franceses sobre inclusão nas práticas artísticas

O musicoterapeuta Paulo Jacob vai participar, hoje, numa conferência dedicada ao tema da inclusão e deficiência nas práticas artísticas. Este encontro, que terá lugar em Paris (França) e em que o coordenador do Departamento de Música da APCC participará através de videoconferência, tem como objetivo facilitar a partilha de experiências, descobrir ferramentas e recursos, mudar as representações sobre deficiência e encontrar práticas musicais inclusivas.

O foco da intervenção de Paulo Jacob será a participação da APCC no projeto internacional “Change 2 Regard”, que procura promover o acesso à cultura para todos e especialmente à prática musical, aplicar uma dinâmica de participação que torne visível um trabalho artístico inspirado por uma abordagem inclusiva e trabalhar a relação entre a inovação técnica e a inovação social. Nesta ocasião, num formato de oficina, serão demonstradas as potencialidades da utilização de instrumentos amplificados e interfaces de ligação (como o BrutBox, Orgue Sensoriel ou SoundBeam) por parte de pessoas com deficiência.

A conferência “Inclusão e Deficiência nas Práticas Artísticas” é organizada pela Plataforma Interregional – Intercâmbio e Cooperação para o Desenvolvimento Cultural, uma organização sediada em Paris, que pretende facilitar a partilha e distribuição de recursos, metodologias, reflexões e experiências sobre práticas artísticas e musicais em particular. Esta iniciativa reunirá promotores de práticas musicais em diversos contextos: ensino regular, conservatórios e escolas de música, associações e práticas amadoras, formadores, etc.

O projeto “Change 2 Regard – Place des personnes en situation de handicap: un projet sociétal” tem como parceiros a APCC, a Nos Pilifs (Bélgica) e o Collectif T’Cap (França), existindo ainda sete parceiros associados, como é o caso, em Portugal, do Conservatório de Música de Coimbra e da Casa da Música. Trata-se de uma iniciativa cofinanciada pelo programa Erasmus+.

É um dos vários projetos desenvolvidos na APCC com apoio do programa Erasmus+, como é o caso também do “RunFree: RaceRunning – Speed and Freedom for All”, do “SIM – Social Inclusion Marketing” ou do “Moonwalk – empoweing young people living with disabilities”. Pode saber mais sobre projetos, em curso ou já concluídos, em www.apc-coimbra.org.pt/?cat=8.