fbpx

Da espiga até à broa e da broa para uma alimentação saudável: quatro semanas de atividades para os utentes da APCC na Quinta Pedagógica

Entre a eira, a Sala do Moinho e a Casa do Forno da Quinta Pedagógica da APCC, muito se passou na tarde de ontem… e muito se vai passar nas próximas semanas, com diversos grupos de utentes do Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) e do Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação Social para Pessoas com Deficiência (CAARPD) a participarem num conjunto de atividades desenhado para dar a conhecer o pão como património cultural da região.

Mas como se cumpre esse objetivo? Desde logo, na prática, mostrando as diversas fases da confeção do pão e convidando todos a experimentar a própria confeção! Mas antes de meter a mão na massa (pedimos desculpa pelo trocadilho fácil, mas ele é inevitável quando é isso mesmo que acontece), a equipa da Quinta Pedagógica trata de guiar os participantes numa viagem que começa na preparação do milho…

Descrevamos então o cenário de ontem: os utentes começaram por experimentar tarefas como descamisar as espigas de milho, debulhá-las à mão ou com o malho ou utilizar o crivo para limpar o milho; depois, puderam observar diferentes tipos de cereais utilizados na produção de farinhas; finalmente, trataram de peneirar a farinha, misturá-la com o fermento, água e sal e amassar a massa. Depois, foi só levar ao forno de lenha, retirar a broa depois de cozida… e saborear!

(Fazemos um parêntesis para explicar que as últimas fases da atividade beneficiaram de um truque: para ‘ultrapassar’ as duas horas que a massa preparada no momento precisaria para levedar, bem como o tempo da própria cozedura, recorremos para a etapa da prova a uma broa feita algumas horas antes – se podem fazer isso na televisão, porque não podemos nós?)

Ao longo das quatro semanas que durará a atividade “Pão, património da nossa alimentação” (que envolverá cerca de 100 utentes), vai ser assim: muito conversa sobre tararas, arados, gamelas, e etc., muita massa amassada e muita alegria. O objetivo principal é promover a adoção de comportamentos alimentares benéficos para a saúde, mas promete vir a ser também muito divertido.

A Quinta Pedagógica “O Caracol” desenvolve atividades lúdico-pedagógicas com o objetivo de proporcionar a crianças, jovens e adultos o convívio com elementos como o campo, os animais ou as tradições rurais. Podem saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=254.