fbpx

Mosaico romano na Quinta da Conraria? Sim, sem sair do presente e com muito entusiasmo dos utentes da APCC

Foi uma verdadeira viagem no tempo e no espaço, sem sair de 2021 ou da Quinta da Conraria… Durante três dias da passada semana, cerca de dezena e meia de utentes do Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) da APCC puderam mergulhar no mundo do mosaico romano, construindo as suas próprias criações. E se os romanos compunham desenhos elaborados que uniam com cimento, neste caso foram pequenas peças cúbicas em gesso (tesselas) que, com toda a minúcia, foram sendo consecutivamente coladas até formarem os mais variados motivos.

O processo em si não seria muito diferente ao completar de um complexo puzzle, acrescido da dificuldade de ter de cortar, limar e ajustar cada peça ao local preciso que ocuparia no desenho escolhido – que variava entre pormenores de mosaicos reais (alguns que se podem vislumbrar não muito longe dali, nas Ruínas de Conímbriga) e outras propostas. Apesar da exigência da tarefa, o prazer de a realizar foi tal, que não faltou quem trabalhasse na conclusão do seu mosaico até para lá do horário previsto para a atividade!

Esta iniciativa resultou de um convite endereçado à APCC para participar no projeto intermunicipal “Marcos Históricos – Romanização”, acolhendo uma oficina de arte romana dirigida aos seus utentes. Oficinas semelhantes decorrerão até 13 de novembro, na Casa da Cultura de Coimbra, em sessões para famílias e público geral, à semelhança do que já aconteceu em Condeixa-a-Nova e Penela. Posteriormente, as peças resultantes dos ateliês serão apresentadas numa exposição itinerante, que percorrerá os três municípios envolvidos.

O CACI – Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão é uma das valências da APCC sediadas na Quinta da Conraria, tal como o acompanhamento e reabilitação social ou a formação profissional, através das quais são apoiados mais de mil utentes. É também neste espaço que funcionam o Centro Hípico, a Quinta Pedagógica “O Caracol”, a Quinta Biológica e o Lar Residencial.