fbpx

A Áustria (e São Martinho) marcou o regresso dos Almoços Interculturais à APCC

Como vorspeise, foi servida uma gemüsesuppe. O hauptspeise foram uns deliciosos faschierte laibchen mit erdäpfelpüree und röstzwiebeln. E para nachspeise, houve martinskipferl zum teilen. Foram assim os almoços nas passadas quarta e sexta-feiras, respetivamente, no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral e na Quinta da Conraria. A chef foi a voluntária austríaca Antonia Tiepoldt, que levou colaboradores e utentes numa viagem até ao seu país e, mais concretamente, à sua cidade natal de Sankt Martin im Innkreis.

E se este nome vos remete para uma lenda bem conhecida em Portugal, é porque o vosso alemão se recomenda e identificaram a coincidência de aquela Aldeia de São Martinho (como era chamada no séc. XII) ser o local de origem da voluntária europeia encarregue dos Almoços Interculturais na APCC na semana de 2021 em que se celebrou precisamente o dia dedicado àquele santo… E claro que isso também não passou despercebido à Antonia, que incluiu essa história na decoração dos refeitórios.

Estando tudo isto contado e explicado, talvez só falte mesmo clarificar o início deste texto… Que, em bom português, dizia que, como entrada, foi servida uma sopa de legumes, que o prato principal foram uns deliciosos mini-hambúrgueres caseiros com puré e cebola caramelizada e que, para sobremesa, houve croissants de São Martinho para partilhar. Isso mesmo, porque o convite era para que, à imagem da ação o herói da lenda, cada croissant fosse dividido por dois amigos.

Esta foi a primeira edição dos Almoços Interculturais deste ano, uma iniciativa do Gabinete de Voluntariado da APCC que permite que cada grupo de voluntários europeus dê a conhecer as tradições gastronómicas dos seus países de origem a utentes e colaboradores da Associação. Assim, depois da Áustria e da Antonia, seguir-se-ão nas próximas semanas a Itália (com a Roberta DeGiorgio), a Alemanha (Luise Göttlich) e a França (Alice Lambert-Quénaon).

A Antonia, a Roberta, a Luise e a Alice estão em Portugal ao abrigo do Corpo Europeu de Solidariedade e integram o projeto 2020-2-PT02-ESC11-007090. Como elas, cerca de outros 60 jovens de diversos países já realizaram um período de voluntariado na APCC, inseridos no programa “Holding Hands With Other Abilities”. E ainda no âmbito do voluntariado internacional, também já mais de uma dezena de jovens portugueses fizeram o mesmo no estrangeiro.

A atividade de voluntariado na APCC procura envolver voluntários europeus e voluntários nacionais, com o objetivo de promover o multiculturalismo e potenciar o desenvolvimento das competências sociais necessárias a uma cidadania ativa. Podem saber mais sobre todas as possibilidades de voluntariado na APCC consultando a página do Gabinete de Voluntariado, em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=722.