fbpx

O Advento da APCC – ou #adventoapcc – começa hoje e vai ter muitos momentos de partilha até ao Natal

Hoje é dia 1 de dezembro e, na APCC, a primeira de 24 janelas vai ser aberta e ninguém sabe muito bem o que ela irá revelar, o que elas irão revelar… Bem, na verdade, para a voluntária austríaca Antonia Tiepoldt, o Calendário do Advento da Associação – sim, é disso mesmo que estamos a falar – não tem segredos, porque ele nasceu de uma ideia sua e foi ela que pensou em cada mensagem em forma de partilha que será desvendada até ao dia 24 de dezembro.

Vão ser três semanas e meia a pensar no que é verdadeiramente importante nesta quadra natalícia – e, inevitavelmente, também nas nossas vidas e na vida da comunidade que é a APCC. Mas nada como dar a palavra à Antonia para explicar, pelas suas palavras, o que aí vem. Por isso, partilhamos o texto que utentes e colaboradores irão encontrar junto ao refeitório do Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral.

«Dezembro. Em que te faz pensar? Luzes cintilantes? Decorar a árvore de Natal? Mas, ao mesmo tempo… Pensas no calendário preenchido? Em tantos jantares? Em ter que comprar várias prendas para várias pessoas? E ainda ter que arrumar a casa? Preparações, responsabilidades, listas sem fim… Às vezes, perdemo-nos tanto no caos do Natal que esquecemo-nos do que faz esta época tão especial. O objetivo deste calendário é que a nossa entrada no mês de dezembro seja feita devagar e que o nosso foco esteja no que realmente importa. Para manter a paz tanto na mente como no coração e para nos ajudar a lembrar dos valores mais especiais desta época, cada dia trará um pensamento, inspiração, tarefa ou momento de partilha que ajude a lembrar que são as pequenas coisas que fazem as grandes diferenças».

Dezembro vai ser, portanto, mês de muitas partilhas na APCC! E, mesmo no final, chega o Natal, e isso é uma boa notícia! O que também é uma boa notícia é que mesmo quem não venha a estar no Centro de Reabilitação até esse dia vai poder participar no Advento da APCC… ou talvez devêssemos escrever #adventoapcc, porque vai ser possível seguir o abrir de cada janela, diariamente, na página de Facebook do Voluntariado!

A Antonia, a Alice Lambert-Quénaon, a Luise Göttlich e Roberta De Giorgio estão em Portugal ao abrigo do Corpo Europeu de Solidariedade e integram o projeto 2020-2-PT02-ESC11-007090. Como elas, cerca de outros 60 jovens de diversos países já realizaram um período de voluntariado na APCC, inseridos no programa “Holding Hands With Other Abilities”. E ainda no âmbito do voluntariado internacional, também já mais de uma dezena de jovens portugueses fizeram o mesmo no estrangeiro.

A atividade de voluntariado na APCC procura envolver voluntários europeus e voluntários nacionais, com o objetivo de promover o multiculturalismo e potenciar o desenvolvimento das competências sociais necessárias a uma cidadania ativa. Podem saber mais sobre todas as possibilidades de voluntariado na APCC consultando a página do Gabinete de Voluntariado, em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=722.