fbpx

Já pode ouvir (e ver) “Blues da Quinta”, o primeiro single do primeiro disco dos 5ª Punkada!

“Blues da Quinta” é uma das canções mais antigas do cânone dos 5ª Punkada, remetendo para os primeiros tempos da banda, fundada há já 28 anos. E, a partir de hoje, torna-se também no primeiro single editado pelo coletivo, sendo o tema de avanço para “Somos Punks ou Não?”, o disco de estreia, que será lançado no final do mês. Trata-se de uma canção com ligações diretas à história e ao quotidiano do grupo, referenciando a Quinta da Conraria – em cuja Sala da Música decorrem regularmente os ensaios e são compostas as músicas.

A letra evoca, aliás, as atividades que, no âmbito das dinâmicas da APCC, ali de desenvolvem: é na Quinta da Conraria que estão sediadas diversas valências nos campos da capacitação para a inclusão, o acompanhamento e reabilitação social ou a formação profissional, justificando as palavras «Eu vou para quinta / Trabalhar, estudar / E também cantar».

O videoclipe de “Blues da Quinta” é igualmente dado a conhecer hoje, revelando algumas imagens das gravações do disco, que decorreram em setembro passado, precisamente na Sala da Música, onde a Omnichord montou, durante algumas semanas, um estúdio de gravação. Os membros dos 5ª Punkada – Fátima Pinho (teclas), Fausto Sousa (voz e soundbeam), Jorge Maleiro (guitarra e voz), Miguel Duarte (bateria) e Paulo Jacob (guitarra e voz) – tiveram a colaboração de Surma e Victor Torpedo, num processo conduzido pelo produtor Rui Gaspar (dos First Breath After Coma).

“Somos Punks ou Não?” será lançado, em CD e em plataformas de streaming, a 23 de dezembro, sendo a data assinalada com um concerto ao vivo no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, no qual a banda subirá ao palco com os convidados do disco. Os bilhetes já estão à venda, em www.teatrojlsilva.pt/evento/5a-punkada-somos-punks-ou-nao. Em produção está ainda um pequeno documentário, a cargo da Casota Collective – responsável também pelo videoclipe.

Estas atividades são realizadas no âmbito do projeto “5ª Punkada – Somos Punks ou Não?”, desenvolvido com os objetivos de mostrar a pessoa com deficiência como agente cultural ativo na sociedade e dinamizar processos artísticos de cocriação musical, contribuindo para a transformação da conceção predominante da deficiência. Trata-se de um projeto cofinanciado pelo Programa Nacional de Financiamento a Projetos 2021 do INR – Instituto Nacional para a Reabilitação.

Os 5ª Punkada são um dos quatro grupos musicais da APCC em atividade, que complementam o trabalho de intervenção musical realizado ao nível da musicoterapia, educação musical adaptada e expressão musical adaptada. Pode saber mais sobre o Departamento de Música da APCC em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=163.