fbpx

Os Almoços Interculturais terminaram em reencontro (e com um certo sabor francês)

Tout était merveilleusement délicieux! Recorremos à língua francesa para dizer que tudo o que foi servido na edição deste ano dos Almoços Interculturais do voluntariado da APCC estava maravilhosamente delicioso porque foi a França a escala final – que se cumpriu nas passadas quarta e sexta-feira – desta viagem em que as voluntárias europeias levaram utentes e colaboradores da Associação ao longo das últimas semanas. E porque é verdade!

E então, para este último périplo gastronómico, a voluntária Alice Lambert-Quénaon contou com a ajuda das equipas de cozinha do Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral e da Quinta da Conraria para preparar uma saborosa ementa, que se iniciou com uma tarte de chucrute (ou tarte à la choucroute). Um prato típico da zona da Alsácia, mas que nem por isso deixou de ser uma escolha adequada para aquela normanda ‘apresentar’ o seu país.

Para a sobremesa, houve bolo de chocolate, ‘baptizado’ como Bolo de Reencontro (gâteau des retrouvailles). E essa acabou por ser, no final de contas, uma forma saborosa, mas também significativa, de ‘fechar’ esta série dos Almoços Interculturais, uma iniciativa do Gabinete de Voluntariado da APCC, que permite que cada grupo de voluntários europeus dê a conhecer as tradições gastronómicas dos seus países de origem.

Em 2021, além da Alice, também a Antonia Tiepoldt, a Roberta DeGiorgio e a Luise Göttlich foram ‘chefs’ por dois dias, servindo pratos típicos da Áustria, Itália e Alemanha, respetivamente. As quatro estão em Portugal ao abrigo do Corpo Europeu de Solidariedade, integrando o projeto 2020-2-PT02-ESC11-007090. Como elas, cerca de outros 60 jovens de diversos países já realizaram um período de voluntariado na APCC, inseridos no programa “Holding Hands With Other Abilities”. E ainda no âmbito do voluntariado internacional, também já mais de uma dezena de jovens portugueses fizeram o mesmo no estrangeiro.

A atividade de voluntariado na APCC procura envolver voluntários europeus e voluntários nacionais, com o objetivo de promover o multiculturalismo e potenciar o desenvolvimento das competências sociais necessárias a uma cidadania ativa. Podem saber mais sobre todas as possibilidades de voluntariado na APCC consultando a página do Gabinete de Voluntariado, em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=722.