fbpx

Quer comprar o disco de estreia dos 5ª Punkada? Pode fazê-lo na APCC!

Chama-se “Somos Punks ou Não?” e é o primeiro disco dos 5ª Punkada, a banda pop/rock da APCC! Inclui sete temas – “Blues da Quinta”, “Chuva”, “Metade de Mim”, “Não Entendias”, “Reis”, “A Noite Magoa” e “Noutra Vida” – compostos em diferentes momentos, mas percorrendo toda a carreira do grupo, formado há mais de 28 anos. Conta com participações dos convidados Surma e Victor Torpedo e produção de Rui Gaspar (dos First Breath After Coma), sendo editado pela Omichord.

As gravações decorreram em setembro do ano passado, na Sala da Música da Quinta da Conraria, e o single de lançamento foi “Blues da Quinta”, que contou com um videoclipe a cargo da Casota Collective – que está também a preparar um mini-documentário sobre todo este processo. O disco tem vindo a ser classificado na imprensa como «surpreendente» e «um exemplo inesquecível de plena participação e de superação».

O CD de “Somos Punks ou Não?” custa 10 euros e pode ser já adquirido nas secretarias do Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral (Vale das Flores) e da Quinta da Conraria (Ceira), ou enviando uma mensagem para o mail geral@apc-coimbra.pt.

Os 5ª Punkada foram fundados em 1993 e já percorreram Portugal de norte a sul e viajaram também para Inglaterra, Alemanha, Bélgica, França, Grécia, Espanha, Itália ou Finlândia, num total de mais de 300 concertos. A formação atual é composta por Fausto Sousa (voz e soundbeam), Fátima Pinho (teclas), Jorge Maleiro (guitarra e voz), Miguel Duarte (bateria) e Paulo Jacob (guitarra e voz).

A gravação do disco e o respetivo concerto de lançamento (que teve lugar a 23 de dezembro, em Leiria) foram realizados no âmbito do projeto “5ª Punkada – Somos Punks ou Não?”, desenvolvido com os objetivos de mostrar a pessoa com deficiência como agente cultural ativo na sociedade e dinamizar processos artísticos de cocriação musical, contribuindo para a transformação da conceção predominante da deficiência. Trata-se de um projeto cofinanciado pelo Programa Nacional de Financiamento a Projetos 2021 do INR – Instituto Nacional para a Reabilitação.

Os 5ª Punkada são um dos quatro grupos musicais da APCC em atividade, que complementam o trabalho de intervenção musical realizado ao nível da musicoterapia, educação musical adaptada e expressão musical adaptada. Pode saber mais sobre o Departamento de Música da APCC em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=163.