fbpx

Antes mesmo de entregar a declaração, já pode fazer a consignação do IRS à APCC

Se já faz habitualmente a atribuição de parte do seu IRS à APCC, muito obrigado. Se nunca fez, mas pretende fazê-lo no calendário contributivo deste ano, muito obrigado também. Em qualquer dos casos, não precisa de esperar pelas datas definidas para a entrega da sua declaração (entre os dias 1 de abril e 30 de junho) para fazer esse gesto de grande importância para a Associação: já pode comunicar às Finanças a sua intenção.

É muito fácil: para nos atribuir desde já 0,5% do seu IRS – sem quaisquer custos ou implicações no cálculo do montante do seu reembolso – só precisa de aceder ao Portal das Finanças e seguir os passos indicados abaixo. Caso opte por esta modalidade de antecipação da consignação, garante que ela será feita independentemente de optar pela entrega da declaração de rendimentos Modelo 3 ou pelo IRS Automático. Assim, quando chegar a época declarativa, apenas tem de confirmar a sua opção.

A indicação da APCC como entidade a consignar é válida também caso opte por doar-nos os 15% do imposto suportado em faturas relativas a reparação de automóveis e motociclos, alojamento e restauração, cabeleireiros e institutos de beleza, veterinários e passes mensais de transportes públicos. Neste caso, estará a prescindir desse valor a favor da APCC.

Ao decidir fazer a consignação fiscal, estará a contribuir diretamente para melhorar o nosso trabalho quotidiano junto de milhares de utentes e suas famílias. A APCC tem como missão a (re)habilitação, educação, formação, inclusão social e profissional das pessoas com paralisia cerebral e outras pessoas com deficiência e incapacidade.

 

COMO ANTECIPAR A CONSIGNAÇÃO DO IRS?

1. 1. Aceda à área “Comunicar entidade a consignar IRS/IVA” do Portal das Finanças através do link https://irs.portaldasfinancas.gov.pt/dadosagregadoirs/consignacao/comunicar e, se necessário, inicie sessão.

2. Clique na lupa e procure ‘APCC Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra’ ou o NIF 506662306. Depois, apenas tem de selecionar a linha respeitante à APCC.

3. Confirme que os dados estão corretos e clique em ‘Submeter’. Depois, se quiser obter um comprovativo, clique no botão correspondente.

A APCC promove a reabilitação e habilitação, integração e autodeterminação de crianças, jovens e adultos, age na comunidade, sensibiliza a sociedade para a questão da deficiência e interage com parceiros para operar a mudança. Atua em áreas como a capacitação para a inclusão, acompanhamento e reabilitação social, formação profissional, qualificação e ensino profissional e inserção no mercado de trabalho. Disponibiliza outros serviços, como residências, apoio domiciliário, apoio à vida independente, recursos para a inclusão, desporto, quinta pedagógica, ludoteca, oficina do brinquedo, transportes e voluntariado.