fbpx

Sala do Teatro tem um novo projeto artístico em que o corpo (também) é um meio – e que irá surpreender

Chama-se “O Grande Observador” e é o novo projeto artístico que está a nascer na Sala do Teatro do CACI – Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão da APCC. Após um largo período de distanciamento em que a observação aconteceu através da janela de casa, pretende assumidamente extrapolar, ou seja, observar para além do visível e, através da arte, criar uma linguagem e diversos objetos artísticos que possam mobilizar processos mentais, sociais e emocionais intimamente associados memória, à representatividade e à construção identitária.

O trabalho já começou e está dividido em dois grandes blocos, que decorrerão em simultâneo. As propostas do bloco ‘Corpo’ estão relacionadas com a perceção do corpo no espaço, com a representação do corpo como um todo (constituído por diferentes partes) e com a relação de todas estas chaves no contacto com outros corpos. No bloco ‘Meio’, lança-se o desafio de observar o mundo com os olhos da criatividade e da imaginação e de documentar as coisas que, à nossa volta e em qualquer momento, podem ser consideradas interessantes.

E se no segundo destes blocos o público principal são os utentes que frequentam as atividades da Sala do Teatro, no primeiro, o coletivo Sala T (um dos dois grupos de teatro da APCC) irá interpelar a comunidade e o quotidiano onde ele se desenrola: a criação mensal de uma imagem representativa de partes de um corpo – enquanto base para a exploração de outros conteúdos – levará à sua divulgação através das redes sociais, mas também dos espaços físicos da Associação e de muitos outros onde a sua presença provavelmente surpreenderá. É importante, por isso, que fiquem atentos, no mundo real, como no virtual…

O projeto artístico “O Grande Observador – Propostas para um Novo Olhar”, coordenado pela professora de teatro Mariana Nunes, propõe-se a ser um projeto de observação e perceção da vida através da arte, da livre expressão e da valorização da aprendizagem pela experiência. Entre os seus objetivos estão trabalhar o corpo como veículo de expressão, privilegiar a imaginação e a criatividade nos processos de descoberta do(s) meio(s) envolvente(s) e promover a representatividade da pessoas com deficiência na comunidade.

O teatro – desenvolvido tanto através de dinâmicas no campo da expressão dramática, como de apresentações ao público, dentro e fora das instalações da APCC – é uma das áreas artísticas que constituem uma parte importante da ação da instituição enquanto promotora da inclusão social, com os utentes a participarem diariamente também em atividades de expressão plástica e de expressão musical. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=247.