fbpx

Entre ervilhas, grãos-de-bico, feijões e muito mais, uma tarde para celebrar o Dia das Leguminosas na Quinta Pedagógica

Na APCC, em particular na Quinta Pedagógica “O Caracol”, gostamos sempre de um bom motivo para descobrir e partilhar conhecimento sobre uma alimentação (e uma vida) saudável! Por isso, o Dia das Leguminosas – que ontem se celebrou em todo o mundo – não podia passar sem ser assinalado na Quinta da Conraria! E assim, um grupo de utentes do CACI – Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão participou num conjunto de atividades tão divertidas quanto pedagógicas.

Deambularam entre diferentes jogos e desafios envolvendo sempre diferentes tipos de leguminosas – como descobrir um nome escondido usando código Morse, identificar sementes ou fazer ‘obras de arte’, por exemplo – e ainda puderam aprender sobre as características e os benefícios deste tipo de alimento, algumas curiosidades e até receitas! E, pois claro, não podiam deixar de meter as mãos na terra para semear!

A acompanhar todo o percurso, sempre disponível para esclarecer qualquer dúvida, para ouvir as muitas histórias que as diferentes atividades sugeriram aos participantes e para apoiar no que fosse necessário, esteve a equipa da Quinta Pedagógica da APCC, que ajudou a fazer desta uma tarde fantástica. E não podemos esquecer também as voluntárias europeias Alice Lambert-Quénaon, Antonia Tiepoldt, Luise Göttlich e Roberta DeGiorgio, que deram um apoio essencial.

O Dia Mundial das Leguminosas tem como objetivo chamar a atenção para as vantagens nutricionais deste grupo de alimentos (que tem efeitos positivos para a saúde, sendo fonte de ferro, proteína, potássio e fibras e pode ser uma alternativa para pessoas com intolerância ao glúten), assim como para os seus benefícios para os sistemas de alimentação sustentáveis e um mundo sem fome (impulsiona a fertilidade dos solos, ajudando a reduzir a dependência dos fertilizantes sintéticos, tem um baixo custo de produção e não requer muita água).

A celebração do Dia das Leguminosas na APCC foi organizada pela equipa da Quinta Pedagógica “O Caracol”, onde se desenvolvem atividades lúdico-pedagógicas com o objetivo de proporcionar a crianças, jovens e adultos o convívio com elementos como o campo, os animais ou as tradições rurais. Podem saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=254.