fbpx

Para o último almoço das voluntárias europeias na Sala do Redondo estavam reservados bolinhos de massa, bolo de chocolate e muitas emoções

Foram muitas as vezes, nos quase seis meses que as voluntárias europeias Alice Lambert-Quénaon, Antonia Tiepoldt, Luise Göttlich e Roberta DeGiorgio já levam na APCC, que elas partilharam a cozinha da Sala do Redondo com os utentes daquele espaço do CACI – Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão. Mas ontem foi uma ocasião especial, porque, na iminência do regresso a casa daquelas quatro jovens, foi dia de um último almoço partilhado…

E para a despedida, houve sabores da Áustria, com a confeção de schupfnudeln, uma espécie de bolinhos de massa moldados à mão, em cuja preparação, como tantas vezes aconteceu, todos puderam participar e, depois, saborear juntos. E como isto aconteceu no Dia de São Valentim, e para celebrar este tipo de amor tão particular, houve também uma surpresa para as nossas voluntárias: um delicioso bolo de chocolate!

E se esta guloseima estava decorada com corações, isso foi absolutamente apropriado, porque foram os nossos corações que foram sendo preenchidos por estas jovens desde o final de agosto do ano passado… Por essa razão, os sorrisos que se multiplicaram ao longo da manhã foram dando lugar a uns quantos olhos marejados, mas que não fiquem dúvidas, de alegria e de emoção.

A Alice, a Antonia, a Luise e a Roberta vieram, respetivamente, de França, Áustria, Alemanha e Itália, ao abrigo do Corpo Europeu de Solidariedade, integrando o projeto 2020-2-PT02-ESC11-007090. Como elas, cerca de outros 60 jovens de diversos países já realizaram um período de voluntariado na APCC, inseridos no programa “Holding Hands With Other Abilities”. E ainda no âmbito do voluntariado internacional, também já mais de uma dezena de jovens portugueses fizeram o mesmo no estrangeiro.

A atividade de voluntariado na APCC procura envolver voluntários europeus e voluntários nacionais, com o objetivo de promover o multiculturalismo e potenciar o desenvolvimento das competências sociais necessárias a uma cidadania ativa. Podem saber mais sobre todas as possibilidades de voluntariado na APCC consultando a página do Gabinete de Voluntariado, em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=722.