fbpx

Muitas emoções à flor da pele num Jantar Intercultural que também foi (o início de) uma despedida

Tratemos já de descrever a ementa: o prato principal foi bacalhau com natas, com legumes à brás como opção vegetariana, os acompanhamentos foram gougères au fromage de França, erapfekas da Áustria, käsespätzle da Alemanha e gnocchi alla sorrentina de Itália, tendo como sobremesa äpfebeigi e bolo de abóbora. A razão para ‘despacharmos’ já esta parte do Jantar Intercultural que, esta semana, marcou mais um ponto das despedidas das atuais voluntárias europeias da APCC é o facto de a comida ter estado muito longe de ser o ponto alto da noite…

É certo que a gastronomia desempenhou um papel central nos quase seis meses que a Alice Lambert-Quénaon, a Antonia Tiepoldt, a Luise Göttlich e a Roberta DeGiorgio já levam de Coimbra e que a oportunidade de saborear diversos e saborosos pratos tradicionais de diferentes países europeus não é de desvalorizar, mas não há como não dizer que o mais importante foi mesmo aproveitar a oportunidade de partilhar mais um momento especial e emocionante com muitos dos colaboradores que mais de perto conheceram o grupo.

Houve espaço para um pouco de tudo, desde incontroláveis gargalhadas ao recordar episódios passados, planos (mais ou menos…) fictícios para impedir o regresso aos seus países destas quatro jovens, longos suspiros de saudades que já se sentem e até algumas lágrimas mal disfarçadas (e porque haveriam de se disfarçar?) A Casa do Forno da Quinta da Conraria foi, por isso, muito mais uma Casa das Emoções à Flor da Pele!

A Alice, a Antonia, a Luise e a Roberta estão a terminar o seu período de voluntariado na APCC, onde chegaram no final de agosto de 2021 e integraram o projeto 2020-2-PT02-ESC11-007090, apoiando utentes e técnicos em diversas atividades e desenvolvendo os seus próprios projetos individuais. Como elas, cerca de outros 60 jovens de diversos países já realizaram voluntariado na instituição, inseridos no programa “Holding Hands With Other Abilities”. E ainda no âmbito do voluntariado internacional, também já mais de uma dezena de jovens portugueses fizeram o mesmo no estrangeiro.

A atividade de voluntariado na APCC procura envolver voluntários europeus e voluntários nacionais, com o objetivo de promover o multiculturalismo e potenciar o desenvolvimento das competências sociais necessárias a uma cidadania ativa. Podem saber mais sobre todas as possibilidades de voluntariado na APCC consultando a página do Gabinete de Voluntariado, em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=722.