fbpx

Há agora uma horta no Lar Integrado que, tendo ‘vindo’ da Quinta da Conraria, também é internacional

Continuamos a despedir-nos do atual grupo de voluntárias europeias e elas continuam a deixar, por toda a APCC, marcas concretas da sua passagem por Coimbra (além das que ficarão na nossa memória)… Ontem mesmo, enquanto dávamos conta do mural que pintaram na Quinta Pedagógica, já a Alice Lambert-Quénaon, a Antonia Tiepoldt, a Luise Göttlich e a Roberta DeGiorgio se mobilizavam para criar uma horta no Lar Integrado Dr. José Mendes Barros!

Mais uma vez em parceria com a área da agricultura social, cumpriram a etapa final de um projeto em que vinham a trabalhar nas últimas semanas – preparando, na Quinta da Conraria, as ervas aromáticas, os tomateiros e os morangueiros, colocando alguns em sacos de cultivo e outros em vasos – e deram uma nova vida, com a inestimável ajuda de alguns utentes, a um dos espaços daquela unidade residencial!

E não demoraram a deitar as mãos à obra, como sempre demonstraram, nestes seis meses que levam na Associação, serem capazes de fazer! Descarregaram o que havia para descarregar, transportaram os sacos e os vasos, arrancaram algumas ervas daninhas e colocaram no sítio as plantas que passam agora a constituir a horta do Lar Integrado! Ah, e ainda houve tempo para a primeira rega!

A Alice, a Antonia, a Luise e a Roberta vieram, respetivamente, de França, Áustria, Alemanha e Itália e estão prestes a regressar aos seus países, depois de terem integrado o projeto 2020-2-PT02-ESC11-007090. Apoiaram utentes e técnicos, desenvolveram os seus próprios projetos individuais e passaram, dessa forma, a fazer parte de um grupo de cerca de 60 jovens europeus que já realizaram voluntariado na APCC, inseridos no programa “Holding Hands With Other Abilities”.

A atividade de voluntariado na APCC é desenvolvida com os objetivos, entre outros, de promover o multiculturalismo e potenciar o desenvolvimento das competências sociais necessárias a uma cidadania ativa. Podem saber mais sobre todas as possibilidades de voluntariado na Associação consultando a página do Gabinete de Voluntariado, em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=722.