fbpx

Os membros do Sala T já viram as suas histórias nas montras da Baixa (onde o teatro da APCC vai estar “Fora de Sítio” até 15 de março)

“Mim”, um álbum de histórias em forma de espetáculo criado pelo grupo de teatro Sala T, teve a sua estreia online em dezembro de 2020, transformando em encontro virtual a ideia inicial pré-pandemia de um encontro real com o público na Quinta da Conraria. Agora, esse propósito começou a concretizar-se de uma forma alternativa, em “Fora de Nós”, a primeira fase da iniciativa “Fora de Sítio”, que durante um mês vai levar o teatro e as artes plásticas da APCC à Baixa de Coimbra.

Assim, na passada sexta-feira, os elementos do Sala T – um dos dois grupos de teatro da Associação – percorreram a Rua Ferreira Borges, Praça do Comércio, Rua Visconde da Luz, Rua da Louça, Praça 8 de Maio e Rua da Sofia, num percurso que todos os visitantes da Baixa poderão cumprir nos próximos dias, para observar as diversas montras onde se encontram expostos objetos cenográficos de “Mim”: pequenas caixas que guardam objetos que contam as suas histórias de vida – o espetáculo foi parte do projeto “O Museu de Nós!”, onde se assumiu a visão da Quinta da Conraria enquanto casa que guarda as histórias da APCC.

A Alexandra Oliveira, o Fernando Oliveira, o Tiago Lopes, o Vasco Sequeira, a Micaela Pires, a Cristina Peça, a Joana Mateus e a Diana Godinho (existe ainda uma caixa do Ricardo Monteiro) reviveram pedaços importantes do seu percurso pessoal, dentro e fora da APCC, e partilharam esse momento com a professora de teatro e encenadora Mariana Nunes e outros colegas entretanto chegados ao grupo. E fizeram também o que o público poderá fazer, lendo com o telemóvel o código QR que acompanha cada caixa para ver a cena respetiva do espetáculo.

“Fora de Nós” está em exposição nos espaços A Brasileira, Ótica Lunette, Jorge Mendes, Multiopticas, Quebra Tour, Veludo Carmin, Coisas e Sabores, Farmácia Luciano & Matos e Café Sofia até 15 de março. No dia seguinte, arranca a segunda fase de “Fora de Sítio”, com a designação “Fora de Mão”, dedicada ao trabalho realizado na área da Escultura na APCC. Até ao último dia do mês, as montras de um outro conjunto de espaços comerciais – que serão revelados entretanto – receberão várias obras criadas naquele contexto, com o objetivo de dar visibilidade ao processo artístico desenvolvido em sala.

“Fora de Sítio” uma iniciativa da APCC, com o apoio da Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC), leva uma parte do trabalho que é realizado na Associação a lugares eventualmente inesperados e, consequentemente, a um público mais alargado. Constituindo a área artística uma parte importante da ação da instituição enquanto promotora da inclusão social, esta é também uma forma de intervir na comunidade, colocando em causa perceções e ideias pré-concebidas.

Na APCC, são desenvolvidas atividades nas áreas da música (nas vertentes da musicoterapia, educação musical e expressão musical), teatro (tanto através de dinâmicas no âmbito da expressão dramática, como de apresentações ao público) e artes plásticas (na pintura, escultura, multimédia e outros campos). Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=247.