fbpx

Faz a diferença. Apoie a APCC através da declaração do IRS!

O trabalho diário da APCC junto de milhares de utentes e suas famílias é importante: busca a habilitação, integração plena e autodeterminação. É abrangente: abarca a reabilitação, capacitação, reabilitação social, formação, inserção no mercado de trabalho e mais. É ambicioso: age na comunidade, sensibiliza e interage com o exterior. E, sobretudo, faz a diferença!

Por isso, ao aproveitar a possibilidade de apoiar a Associação através da sua declaração de IRS, vai estar também a fazer a diferença! É um gesto simples e sem custos, mas determinante para que possamos continuar a trabalhar e a cumprir a nossa missão de promover a inclusão social de pessoas em situação de desvantagem, com especial incidência nas que têm deficiência e/ou incapacidade.

Basta que, ao entregar a declaração no Portal das Finanças (de 1 de abril a 30 de junho), opte por fazer a consignação de 0,5% do imposto liquidado à Autoridade Tributária. Desta forma, e sem qualquer implicação no cálculo do seu reembolso, estará a garantir que esse montante será entregue à APCC, que o aplicará na melhoria concreta das condições e serviços proporcionados aos utentes.

Se pretender dar um contributo maior, pode ainda doar os 15% do imposto suportado em faturas relativas à reparação de automóveis e motociclos, alojamento e restauração, cabeleireiros e institutos de beleza, veterinários e passes mensais de transportes públicos. Neste caso, estará a prescindir de receber esse montante.

Pode fazer a consignação fiscal quer opte pelo IRS manual ou pelo IRS automático. No primeiro caso, preencha o Campo 1101 do Quadro 11 (no Modelo 3) e indique a opção ‘Instituições Particulares de Solidariedade Social ou Pessoas Coletivas de Utilidade Pública’ e o NIF 506662306. No segundo, introduza estes mesmos dados na secção ‘Pré Liquidação’. Em ambas as situações, não se esqueça de selecionar também a quadrícula ‘IRS’ e, caso o pretenda, ‘IVA’. Para quem já tenha escolhido anteriormente a antecipação da consignação, estas opções já estarão preenchidas e só terão de ser confirmadas.

Exemplo de IRS manual (clique para aumentar)

Exemplo de IRS automático (clique para aumentar)

E como apenas cerca de 10% dos contribuintes portugueses costumam optar por consignar os seus impostos a organizações de solidariedade, poderá ainda prestar o seu apoio partilhando esta informação com os seus familiares, amigos e colegas.

Com 45 anos de atividade e de provas dadas, a APCC é uma referência nacional e internacional no trabalho em prol da pessoa com deficiência. Disponibiliza serviços em áreas como a habilitação e reabilitação, capacitação para a inclusão, reabilitação social, formação profissional, residências, recursos para a inclusão, formação de professores, reabilitação profissional, vida independente, apoio domiciliário e transportes.