fbpx

Um Dia da Árvore que se prolongou pela semana fora, na Quinta Pedagógica da APCC

No dia 21 de março, assinalou-se um pouco por todo o mundo o Dia da Árvore e das Florestas, mas na Quinta da Conraria a celebração não se ficou por essa segunda-feira e prolongou-se ao longo da semana! Na Quinta Pedagógica “O Caracol”, os alunos em Plano Individual de Transição e alguns utentes do CACI – Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão da APCC participaram em diversas atividades planeadas para fazer uma enorme festa, mas também passar a mensagem da importância das florestas para a vida na Terra.

Assim, logo para arrancar da melhor maneira, o Dia da Árvore foi assinalado com a confeção de um bolo árvore – que, mesmo feito de cenoura, era de um verde de fazer inveja a qualquer cipreste ou pinheiro e inspirou a veia artística dos participantes – e muita água na boca! E fomos por ali fora nos restantes dias, com atividades como a plantação de árvores de fruto (pereira e macieira) e jogos de Identificação de árvores de folha caduca e de folha persistente!

Pode dizer-se que plantámos (conhecimento e curiosidade) para colher os frutos no futuro (atitudes conscientes e positivas para o ambiente). E, claro, alunos e utentes ainda se divertiram muito com a equipa da Quinta Pedagógica, o que é igualmente importante!

O Dia Mundial da Árvore e das Florestas tem como objetivo sensibilizar a população para a importância da preservação das árvores, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, como da própria qualidade de vida dos cidadãos. Foi proclamado pelas Nações Unidas em 2012 e assume uma importância cada vez maior num mundo que enfrenta desafios sem precedentes, como as alterações climáticas.

A sua celebração na APCC foi organizada pela equipa da Quinta Pedagógica “O Caracol”, onde se desenvolvem atividades lúdico-pedagógicas com o objetivo de proporcionar a crianças, jovens e adultos o convívio com elementos como o campo, os animais ou as tradições rurais. Podem saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=254.