fbpx

Râguebi da APCC retomou os treinos: há novos jogadores e o entusiasmo até redobrou!

Para o râguebi da APCC, por conta dos avanços e recuos da pandemia, os últimos dois anos têm sido feitos de umas quantas exclusões temporárias, algumas placagens aos planos e bastantes impedimentos à simples prática da modalidade. Mas isso não fez desaparecer a vontade de marcar esse grande ensaio que seria converter esse grande objetivo inicial de fazer deste projeto o pontapé de saída de um movimento verdadeiramente inclusivo, a nível nacional.

Não surpreendeu ninguém, por isso, a enorme alegria com que um renovado grupo de utentes do Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) e do Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação Social para Pessoas com Deficiência (CAARPD) da APCC se entregou ao primeiro treino depois de uma longa interrupção. Foi na tarde de ontem, na Quinta da Conraria, e foi evidente o entusiasmo redobrado de todos.

Relembraram-se os princípios da modalidade e do projeto – a equipa da APCC, recorde-se, é a primeira de ‘mixed ability rugby’ em Portugal – deram-se algumas explicações adicionais aos estreantes e… passou-se à prática. No comando das operações esteve João Costa, fisioterapeuta na instituição e coordenador da modalidade, também ele naturalmente feliz por poder retomar as atividades.

O tempo é agora de dar continuidade ao projeto Line Break – Inclusive Rugby e à parceria com o Comité Regional de Rugby do Centro (CRRC), que visa quebrar barreiras no acesso ao desporto. Entre outras ações, continuará a trabalhar-se na ligação com outras instituições e na capacitação de técnicos, um objetivo que já levou, por exemplo, à criação e disponibilização de um manual com instruções e exercícios para passar da teoria à prática, que pode ser consultado ou descarregado em http://bit.ly/GuiaPraticoLineBreak.

O râguebi é uma das várias modalidades desportivas desenvolvidas na APCC – instituição pioneira a nível nacional no desporto para pessoas com deficiência – juntamente com o boccia, a natação ou a tricicleta, entre outras. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=38.