fbpx

5ª Punkada e Notas de Contacto estreiam em Espanha obra musical feita de cruzamentos

Os 5ª Punkada e o projeto Notas de Contacto – desenvolvido em parceria pela Orquestra de Câmara Portuguesa e a Cercioeiras – vão subir ao palco do Teatro Unicaja, em Salamanca (Espanha), para um concerto solidário, no próximo dia 10 de abril. Será a estreia de uma obra original, que pretende construir ambientes diversificados a partir da exploração e manipulação do material sonoro, que vão desde o som mais simples, individual e introspetivo, até uma explosão de energia vocal e instrumental conjunta.

A promessa é de um espetáculo rico, que combinará diferentes instrumentos (como flauta, clarinete, contrabaixo, percussão, teclas, guitarra elétrica e baixo) que, progressivamente, vão ganhando expressão até à pulsação dos ritmos do rock, com mistura de improvisação, tecnologia, partituras ao vivo ou canto idealizado e implementado por todos os membros do coletivo.

A construção desta peça foi feita ao longo de um conjunto de ensaios/residências, realizados na sede da Orquestra, em Oeiras, em que a tecnologia – tanto ao nível de hardware, como de software – foi combinada de forma experimental com instrumentos acústicos. O processo criativo envolveu a criação e partilha de ambiências e segmentos musicais, a que foram sendo adicionadas camadas sonoras por parte de todos os intervenientes.

Participaram nesse trabalho os cinco membros da banda pop/rock da APCC: o guitarrista e musicoterapeuta Paulo Jacob, o vocalista Fausto Sousa, a teclista Fátima Pinho, o baterista Miguel Duarte e o guitarrista Jorge Maleiro. Os quatro primeiros estarão agora em Espanha, partilhando o palco com Carlos Ferreira, Vitor Borges, Gustavo Pinto, Nélson Monteiro, Jacinto Nunes, Vanessa Gonçalves e Liliana Silva. Esta será a segunda vez que elementos dos 5ª Punkada e Notas de Contacto se apresentarão juntos ao vivo, despois de, em 2018, isso ter acontecido no espetáculo “O Som da Igualdade”, inserido no encontro “Isto é PARTIS”.

No dia seguinte ao concerto (que apoia a Aspace Salamanca – Asociacion de Padres de Personas con Parálisis Cerebral y Encefalopatías Afines de Salamanca), decorrerá ainda uma conferência com Paulo Jacob e responsáveis da Cercioeiras, sobre a utilização da música como fator importante no desenvolvimento e capacitação de pessoas com deficiência intelectual e paralisia cerebral – de que os 5ª Punkada e o projeto Notas de Contacto são exemplos amplamente relevantes.

O projeto “Notas de Contacto – a OCP Solidária na CERCIOEIRAS” nasceu em 2009 com o objetivo de desenvolver ações e atividades musicais destinadas a potenciar as capacidades das pessoas com deficiência, promovendo a qualidade de vida e a integração nos seus contextos de ação. Reúne músicos, terapeutas e pessoas com deficiência.

Os 5ª Punkada foram fundados na APCC em 1993 e já percorreram Portugal de norte a sul e viajaram também para Inglaterra, Alemanha, Bélgica, França, Grécia, Espanha, Itália ou Finlândia, num total de mais de 300 concertos e diversas parcerias artísticas e musicais com instituições e coletivos de referência. Editaram no final do ano passado o seu disco de estreia, “Somos Punks ou Não?”

São um dos quatro grupos musicais atualmente em atividade na Associação, no âmbito do Departamento de Música, cujo trabalho se desenvolve através de intervenções ao nível da musicoterapia, educação musical adaptada e expressão musical adaptada. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=163.