fbpx

Inscrições já abertas para segunda edição do encontro “Desafiar a Inclusão – Os Desafios da Autonomia” (com a participação da APCC)

As condições de vida efetivas das pessoas com deficiência, nas suas variadas dimensões, continuam a ser o ponto central dos encontros “Desafiar a Inclusão – Os Desafios da Autonomia”, que terão a sua segunda edição no dia 29 de abril. Desta vez, os temas abordados serão “Autonomia e perda de autonomia”, “Empregabilidade”, “Cuidadores (in)formais e burnout” e “A engenharia facilitadora da inclusão”.

A APCC terá um espaço de intervenção logo no primeiro destes painéis (moderado por Ana Cortez Vaz, vereadora da Ação Social da Câmara Municipal de Coimbra), com os utentes João Marques e André Vitorino a abordarem as suas experiências pessoais sobre a questão da autonomia, incluindo, entre outros aspetos, o papel que o projeto-piloto nacional Modelo de Apoio à Vida Independente (funcionando na instituição um CAVI – Centro de Apoio à Vida Independente) tem desempenhado e o que pode vir a representar.

A segunda edição do encontro “Desafiar a Inclusão – Os Desafios da Autonomia” terá lugar no Auditório Principal do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, sendo um evento gratuito, mas sujeito a inscrição obrigatória e limitado a 150 pessoas. As inscrições estão já abertas e podem ser feitas em https://forms.gle/rHBpTquYc7iGRCNN9.

A organização é da Divisão de Intervenção e Ação Social da Câmara Municipal de Coimbra, através do Grupo de Trabalho Pessoas com Deficiência da Rede Social de Coimbra (que a APCC integra). O programa completo pode ser consultado abaixo.

O envolvimento da APCC neste tipo de iniciativa permite, em alinhamento com a sua missão, suscitar o debate e a produção de conhecimento em torno da importância da inclusão das pessoas com deficiência, cujo défice continua a ser o maior obstáculo ao seu bem-estar, saúde global e autonomia. Fundada em 1975, a APCC é uma instituição de referência, a nível nacional e internacional, na habilitação e integração plena da pessoa com deficiência e incapacidades e outras em situação de desvantagem.