fbpx

O Mercadinho está de volta à APCC – e isso quer dizer que os colaboradores podem voltar a levar para casa a frescura da Quinta da Conraria

Couve lombarda, couve coração, alface, alho francês, espinafres, laranjas e limões, mas também as aromáticas: lúcia lima, hortelã-pimenta, alecrim, louro, salsa e coentros. Foi assim o Mercadinho do Centro de ontem e foram muitos os colaboradores da APCC que não deixaram passar a oportunidade de comprar alguns dos ótimos produtos agrícolas da Quinta da Conraria!

Mas o que é o Mercadinho? É uma iniciativa que, depois de asseguradas as necessidades da própria instituição, permite aos colaboradores levaram para casa também um pouco da frescura e qualidade resultantes das atividades na área da agricultura. Realiza-se na própria Quinta da Conraria, às sextas-feiras, e no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral, às terças. E agora, depois de uma interrupção provocada pela pandemia, está de regresso!

A retoma começou pela Quinta, onde a logística se torna mais fácil, mas agora chegou igualmente ao Centro, envolvendo neste caso, além da área da agricultura social, também o Gabinete de Voluntariado. Isto quer dizer que o dia começa bem cedo, com a colheita dos produtos – realizada por utentes do CACI (Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão) e do CAARPD (Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação Social para Pessoas com Deficiência) – e posterior transporte para as instalações no Vale das Flores, onde voluntários colaboram na sua venda.

O Mercadinho da APCC tornou-se, desde há mais de uma década, numa importante marca interna, ajudando à construção do espírito de comunidade e aproximando os que a constituem. Ao envolver utentes, colaboradores e voluntários, mas também ao realizar-se em diferentes localizações, o Mercadinho une a instituição na sua diversidade.

O setor de agricultura social recebe utentes da Associação (de acordo com as suas aptidões e interesse pela agricultura), bem como estudantes externos, apoiados pelo CRI – Centro de Recursos para Inclusão. Numa área de cerca mais de 25 hectares, que engloba terrenos de cultivo ao ar livre, estufas e salas de cultivo, as atividades desenvolvidas têm objetivos meramente agrícolas (produzir alimentos saudáveis, promover boas práticas agrícolas e ambientais) e outros de âmbito social (promover a inclusão, incentivar a autodeterminação).

A agricultura é praticada na Quinta da Conraria desde 1982, desenvolvendo um trabalho pioneiro no âmbito da agricultura social, que permitiu à Associação assumir-se como uma entidade de referência nesta área e em vertentes como a agricultura biológica, alimentação saudável ou desenvolvimento sustentável.