fbpx

Profissionais da Turquia estiveram na APCC para compreender realidade do trabalho na área da deficiência em Portugal

Um grupo de 15 profissionais de diversas organizações turcas, ligados ao trabalho no setor da deficiência, estiveram esta semana em Coimbra para uma visita de estudo à APCC, que os levou a conhecer as estratégias desenvolvidas na instituição – em áreas como a reabilitação, capacitação, formação profissional, emprego, educação, vida independente, unidades residenciais e outras – com o objetivo de perceber as dinâmicas que se estabelecem entre a operacionalização quotidiana daqueles serviços e as políticas sociais.

A comitiva incluiu assistentes sociais, docentes de educação especial e agentes políticos, que puderam trocar ideias com membros de diversas equipas da Associação, ao longo de quatro dias em que o foco esteve nas melhores práticas e na inovação. Além disso, procurou-se ainda estabelecer uma perspetiva comparada sobre a situação das pessoas com deficiência intelectual e as suas famílias, em Portugal e na Turquia.

Esta visita decorreu enquadrada no projeto transnacional “Making the Invisible Visible”, que tem o objetivo de aumentar a visibilidade social das pessoas com deficiência intelectual e criar uma rede de solidariedade entre instituições, no sentido de promover a sua inclusão e educação, bem como influenciar as políticas sociais e de emprego a nível europeu. São parceiras neste âmbito a APCC e a organização turca Elazığ Şizofreni Dayanışma Derneği, que trabalha na área da esquizofrenia.

Este projeto envolve diretamente 100 pessoas com deficiência intelectual e 40 famílias, de Portugal e da Turquia, além de profissionais de organizações também de ambos os países e de outros da União Europeia. É financiado pelo Programa Diálogo da Sociedade Civil UE/Turquia, que pretende reforçar a cooperação entre organizações europeias e as suas congéneres turcas, promover a discussão em torno de temas comuns e a troca de conhecimentos e experiências.

Trata-se de um dos vários projetos transnacionais atualmente em desenvolvimento em que a APCC participa. Outros exemplos são o “Change 2 Regard – Place des personnes en situation de handicap: un projet sociétal” ou o “RunFree: RaceRunning – Speed and Freedom for All”. Pode saber mais sobre projetos, em curso ou já concluídos, em www.apc-coimbra.org.pt/?cat=8.