fbpx

Reunião na Bélgica permitiu a parceiros de projeto europeu continuar a trabalhar e refletir sobre o papel da inclusão social na prática musical e não só

Depois de uma reunião transnacional em Coimbra, em novembro do ano passado, os parceiros da iniciativa “Change 2 Regard” voltaram a encontrar-se, em mais uma oportunidade de troca de ideias e reflexões em torno do tema central daquele projeto europeu: o papel da inclusão social no acesso à prática musical, à formação e ao vínculo social. Entre os dias 25 e 30 de abril, técnicos e pessoas com deficiência de Portugal, França e Bélgica marcaram presença em Bruxelas, para um diversificado conjunto de ações.

A APCC fez-se representar por um grupo que incluía três profissionais, um utente (todos envolvidos, em diferentes funções, no trabalho realizado na Associação no domínio das artes) e dois elementos ligados ao Conservatório de Música de Coimbra – um dos sete parceiros associados do projeto, que tem como parceiros principais a APCC, a Nos Pilifs (Bélgica) e o Collectif T’Cap (França).

À semelhança do encontro realizado em Portugal, do programa fizeram parte ateliês de criação musical e construção de instrumentos, um espetáculo (em que foi novamente apresentada “Pontes Sonoras”, a peça audiovisual criada pelos 5ª Punkada e os alunos do Curso Profissional de Instrumentista de Jazz do Conservatório) e um debate (neste caso, dedicado à parentalidade e ao alojamento na deficiência), entre outras atividades.

O projeto “Change 2 Regard – Place des personnes en situation de handicap: un projet sociétal” irá prosseguir até meados deste ano, estando planeada uma próxima reunião transnacional já para junho, desta vez em França. Estão ainda previstas a produção de um manual de boas práticas sobre música, tecnologia e acessibilidade. Trata-se de uma iniciativa cofinanciada pelo programa Erasmus+.

É um dos vários projetos desenvolvidos na APCC com apoio do programa Erasmus+, como é o caso também do “Moonwalk – empoweing young people living with disabilities”, do “RunFree: RaceRunning – Speed and Freedom for All” ou do “SIM – Social Inclusion Marketing”. Pode saber mais sobre projetos, em curso ou já concluídos, em www.apc-coimbra.org.pt/?cat=8.