fbpx

APCC recebe acreditação Erasmus no domínio da educação de adultos e lidera o ranking respetivo

A APCC viu ser-lhe atribuída uma acreditação no domínio da educação de adultos, válida até final de 2027. A Associação foi mesmo a entidade portuguesa mais bem pontuada, na avaliação levada a cabo pela Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação para o domínio em causa, obtendo 96 pontos em 100 possíveis. Esta certificação atesta que foi criado, enquadrado num esforço mais vasto de desenvolvimento da instituição, um plano para realizar atividades de mobilidade de elevada qualidade e permite beneficiar de financiamento no âmbito da mobilidade individual para fins de aprendizagem.

Na prática, esta acreditação permite aceder a oportunidades de desenvolvimento profissional e pessoal dirigidas a colaboradores das mais variadas áreas, dando assim continuidade ao esforço de valorização dos recursos humanos na APCC e de melhoria dos serviços prestados aos utentes e suas famílias. E, entre outros benefícios, a garantia de um financiamento estável ao longo do tempo de vigência da acreditação possibilita ainda experimentar novas tipologias de atividades ou de colaboração com novas organizações parceiras.

São objetivos da acreditação Erasmus reforçar a dimensão europeia do ensino e da aprendizagem – em particular na área da educação de adultos – melhorar a qualidade da educação formal, informal e não formal, adaptar o ensino e a aprendizagem às necessidades da sociedade em geral e aumentar a participação de adultos de todas as idades e de todos os contextos socioeconómicos, entre outros.

Lançado em 2014, o programa Erasmus+ criou inúmeras oportunidades de mobilidade e cooperação nos setores da educação, da formação, da juventude e do desporto, ajudando a modernizar a educação, a formação e o trabalho com jovens em toda a Europa. No seu novo horizonte temporal (2021-2027),pretende ser ainda mais inclusivo, acessível e sustentável.

São vários os projetos cofinanciados pelo programa Erasmus+ em desenvolvimento na APCC, como é o caso do “Change 2 Regard – Place des personnes en situation de handicap: un projet sociétal” (sobre o papel da inclusão social no acesso à prática musical, mas também na formação ou no vínculo social), do “Moonwalk – empoweing young people living with disabilities” (que visa promover o empoderamento de jovens com deficiência e melhorar o trabalho de instituições e profissionais que trabalham com este público) ou do “SIM – Social Inclusion Marketing” (que pretende encontrar soluções inovadoras na área do marketing social).

Pode saber mais sobre outros projetos, em curso ou já concluídos, em www.apc-coimbra.org.pt/?cat=8.