fbpx

No Campeonato Nacional de Tricicleta, as saudades (mas sobretudo o empenho) resultaram em sete medalhas para a APCC

A última vez que se tinha realizado um Campeonato Nacional de Tricicleta havia sido em 2019, pelo que não custa acreditar que eram muitas as saudades do ambiente próprio desta prova entre os atletas que, ontem, se deslocaram à Maia para a edição deste ano. E podemos também admitir que essas saudades podem ter tido um papel nos excelentes resultados da APCC, mas do que temos a certeza é que foram o trabalho e o empenho dos nossos triciclistas as causas mais fortes…

Afinal, falamos de sete medalhas conquistadas! Desde logo, a Sandra Semedo revalidou os seus títulos de campeã nacional nos 200, 400 e 800 metros e ainda lhes juntou o dos 100, o que quer dizer que já conquistou 31 medalhas nesta competição! Mas houve mais: na mesma categoria (RR2) e na sua estreia nesta prova, a Ana Margarida Marques chegou ao bronze nos 100 e 200 metros, enquanto que, em RR1, o António Sequeira foi 3.º classificado nos 100 metros e alcançou a sua primeira medalha!

O Campeonato Nacional de Tricicleta 2022 foi disputado no Estádio Municipal Prof. Dr. José Vieira de Carvalho, na Maia, e foi organizada pela PCAND – Paralisia Cerebral Associação Nacional de Desporto, com a colaboração da Câmara Municipal da Maia. Esta é a única prova do calendário nacional da disciplina, sendo complementado pelo Encontro Nacional, evento que já se disputou em Coimbra por diversas vezes, a última das quais em março deste ano.

A tricicleta é uma disciplina em que se corre com os pés, sentado num equipamento com três rodas e três apoios. Trata-se de uma vertente do atletismo adaptado dirigida a pessoas com paralisia cerebral e deficiências motoras que afetem o movimento ou o equilíbrio, que se desloquem em cadeira de rodas ou que não tenham uma corrida funcional a pé. Introduzida na APCC há quase duas décadas, a sua prática voltou a ser implementada em 2013. Mais informação pode ser consultada em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=282.