fbpx

Em junho, vai haver um Bazar d’Sala onde poderá comprar obras de 60 artistas da APCC (aliás, pode fazê-lo desde já)

Vão ser quatro dias para passar em revista 16 anos de atividade das artes plásticas da APCC e permitir ao público adquirir obras – de desenho, pintura e escultura – de 60 artistas da Associação. O Bazar d’Sala está a chegar à Quinta da Conraria e vai ainda possibilitar aos seus visitantes contactarem com os criadores no momento da criação. Mas até podem comprar/reservar as vossas peças preferidas antes da exposição…

Vamos por partes: o Bazar d’Sala será, antes de tudo o mais, uma oportunidade de apresentar à comunidade seis dezenas de utentes da APCC e as suas identidades artísticas, representando a diversidade estética dos respetivos projetos individuais, bem como o enquadramento do trabalho realizado no Departamento de Artes Plásticas. Vai ter lugar entre os dias 6 e 9 de junho, na Sala Multiusos, sempre entre as 10H00 e as 19H00, porque, afinal, a ideia é permitir ‘ComprarArte antes que seja tarde’!

Até lá, parte das obras estão disponíveis online, na página de Instagram ‘Artes Plásticas_APCC’, pelo que pode desde já escolher a(s) sua(s) favorita(s) e proceder à respetiva reserva, enviando uma mensagem para suzete.azevedo@apc-coimbra.pt, endereço que pode também usar para obter mais informações.

O convite da APCC é para desfrutar da arte, claro, mas igualmente para refletir connosco sobre a constante utilização de conceitos como ‘arte inclusiva’ ou ‘artista com deficiência’ e como eles podem ser agentes de estigma e contribuir, na prática, para a exclusão. E para encarar a arte também como um instrumento de inclusão social, capaz de alterar normas e modelos e, dessa forma, contribuir para a evolução da Humanidade.

O Departamento de Artes Plásticas da APCC opera no pressuposto de que a ação de quem trabalha no contexto da inclusão de pessoas com deficiência deve considerar que as condições orgânicas realmente geram incapacidades, mas não são essas que determinam o nível de funcionamento do individuo. Desta forma, utiliza a arte com o grande propósito da expressão, de comunicação de ideias, do desenvolvimento de competências e autoconhecimento e na elevada responsabilidade da edificação de ideias político-sociais.

Na APCC, a área artística é uma parte importante da ação da instituição enquanto promotora da inclusão social. No âmbito do CACI – Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão, são desenvolvidas atividades nas áreas da música (nas vertentes da musicoterapia, educação musical e expressão musical), teatro (tanto através de dinâmicas no âmbito da expressão dramática, como de apresentações ao público) e artes plásticas (na pintura, escultura, multimédia e outros campos). Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=247.