fbpx

Formandos da APCC realizaram visita de estudo para aprender mas também desfrutar

Porque devemos preservar o ambiente? Quais os tipos de jardins que existem? E como se faz a sua manutenção? Estas foram algumas das muitas perguntas para que um grupo de formandos da APCC procurou resposta, no final da passada semana, numa visita de estudo que os levou ao Jardim da Sereia, Casa Municipal da Cultura e Jardim Botânico da Universidade de Coimbra.

Os propósitos da atividade eram múltiplos, até pela diversidade do próprio grupo: juntaram-se alunos dos cursos de Auxiliar de Cozinheiro (no sentido de desenvolver aprendizagens nas áreas de cidadania e empregabilidade), Auxiliar de Jardinagem (no âmbito da unidade Estilos de Jardins), Operador de Jardinagem (interessados em aprender mais sobre plantas ornamentais e sua multiplicação) e Ajudante de Manutenção (com relevância para a unidade Projeto de Integração).

E assim, as aprendizagens começaram logo no primeiro ponto da visita: um dos funcionários do Jardim da Sereia partilhou com o grupo a sua experiencia profissional na área de manutenção de jardins, bem como as atividades realizadas naquele espaço, que os formandos tiveram a oportunidade de explorar. Ainda antes de almoço, visitaram duas exposições patentes na Casa da Cultura e puderam ficar a saber mais sobre a possibilidade de ali consultar e requisitar livros, jornais e revistas, bem como utilizar a Internet.

De tarde, os formandos seguiram para o Jardim Botânico, para apreciar as características daquele espaço criado em 1772 por iniciativa do Marquês de Pombal e as suas espécies ornamentais. Tiveram ainda a oportunidade de ouvir a partilha da experiência de um antigo formando que se encontra a trabalhar no Jardim e, igualmente importante, puderam descansar e usufruir livremente daquele magnífico local.

Este tipo de atividades pretendem reforçar e acrescentar às aprendizagens realizadas em sala, contribuindo desse modo para o caráter distinto da oferta formativa da APCC e para os elevados níveis de qualidade da mesma, distinguidos por diversas entidades nacionais e europeias, e o respetivo reconhecimento pelo mercado.

A APCC tem cursos dirigidos a ativos empregados em domínios relacionados com a família, indisciplina, bulliyng, necessidades educativas especiais, entre outras áreas, promove formação para pessoas em situação de desvantagem e com deficiências e incapacidade em mais de 15 saídas profissionais e dinamiza ainda um Centro Qualifica para reconhecimento e certificação de competências. Para saber mais e realizar a sua inscrição, pode consultar a página Web do Centro de Formação.