fbpx

Poesia (e muita emoção) em direto: formandos da APCC visitaram a RUC e participaram no programa da manhã

O convite foi para ter alguns formandos da APCC a declamar poesia no programa da manhã da RUC – Rádio Universidade de Coimbra e foi desde logo aceite de forma entusiástica. Mas rapidamente a ideia inicial cresceu e se transformou numa oportunidade para que um grupo de alunos do curso de Auxiliar de Apoio Administrativo pudesse conhecer por dentro uma estação de rádio e as suas dinâmicas.

E assim, o “Café Olé” de ontem contou com a leitura de poemas da autoria de escritores portugueses, mas também dos próprios formandos, que ainda puderam conversar com a jornalista Isabel Simões sobre as suas histórias de vida e ambições, bem como sobre o(s) olhar(es) da sociedade em relação às pessoas com deficiência. Em destaque, esteve também o mote para o convite já referido, o projeto “Palavras com Arte”, que pretende promover o acesso à cultura, nomeadamente à leitura e à expressão poética em particular.

Numa ocasião em que, pelos temas abordados e pela sua importância para todos os envolvidos, as emoções estiveram à flor da pele, tantos os formandos como a diretora do Centro de Formação, Dora Redruello, e os formadores Délio Nunes e Fátima Amaral, que acompanharam a visita, não deixaram de realçar o caráter colaborativo e afetivo do trabalho realizado na APCC. Podem escutar esta edição do programa “Café Olé” no site da RUC.

Mas se a manhã foi de partilhas, também o foi de descobertas: aos formandos foi dada a possibilidade de visitar as instalações da RUC e de ouvir falar um pouco sobre a sua forma única de funcionamento, enquanto emissora mas também escola de rádio. E alguns puderam mesmo assistir in loco à emissão de um dos blocos noticiosos do dia… Para um grupo que, na sua larga maioria, nunca tinha entrado numa estação radiofónica, foi sem dúvida uma oportunidade de crescimento.

No campo da Foração Profissional, a APCC tem cursos dirigidos a ativos empregados em domínios relacionados com a família, indisciplina, bulliyng, necessidades educativas especiais, entre outras áreas, promove formação para pessoas em situação de desvantagem e com deficiências e incapacidade em mais de 15 saídas profissionais e dinamiza ainda um Centro Qualifica para reconhecimento e certificação de competências. Para saber mais e realizar a sua inscrição, pode consultar a página Web do Centro de Formação.