fbpx

APCC terminou a época do boccia com participação no Nacional de Pares e Equipas

A época de 2021/2022 foi especial, porque marcou o regresso das competições de boccia após um interregno de dois anos, e mesmo tendo sido só iniciada em fevereiro deste ano, também pareceu longa, porque foram várias as competições disputadas num curto espaço de tempo: em cerca de cinco meses, os atletas da APCC participaram em sete provas, de âmbito nacional e regional, tanto individuais como coletivas.

E para ‘fechar’, a equipa BC1/BC2 marcou presença, no passado fim de semana, no Campeonato Nacional de Pares e Equipas. António Marques, Catarina Branquinho e Diogo Peixeiro tiveram a seu cargo a defesa das cores da Associação e precisaram de empenho máximo para, depois de alguns jogos iniciais abaixo do desejado, manter a concentração em alta e terminar em bom plano, numa competição que se revelou muito equilibrada.

No final, para jogadores, treinadores e familiares (que, mais uma vez, marcaram presença e integraram o staff de apoio) ficou o sentimento de que todos se esforçaram ao máximo e também o desejo de, após uma merecidas férias de provas e treinos, regressar em grande para a próxima época desportiva! Da que agora terminou, ficam as seguintes contas: cinco campeonatos nacionais (dois dos quais para jovens), dois campeonatos regionais e 13 medalhas conquistadas.

O Campeonato Nacional de Pares e Equipas teve lugar nos dias 23 e 24 de julho, no Pavilhão Municipal de Desportos de Vila do Conde. Contou com a participação de 60 atletas (seis equipas BC1/BC2, 13 pares BC3 e cinco pares BC4/BC5), em representação de 12 clubes e instituições. A organização foi da PCAND – Paralisia Cerebral Associação Nacional de Desporto, com a colaboração da Câmara Municipal de Vila do Conde.

O boccia é uma modalidade em que os atletas competem divididos por classes, em provas individuais, por pares ou por equipas, tendo grande tradição em Portugal. Na APCC, a vertente de competição é conciliada com a dinamização da Bocciateca, um centro de recursos para a promoção do boccia sénior). Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=274.