fbpx

“A Noite Magoa” já não é só o nome de uma canção dos 5ª Punkada – Valter Vinagre apresenta livro com fotografias da banda da APCC

Foi a 11 de fevereiro deste ano, com um concerto em Coimbra, no Teatro Académico de Gil Vicente, que os 5ª Punkada deram início à digressão de promoção do seu primeiro disco, “Somos Punks ou Não?” Foi também aí que Valter Vinagre fez as primeiras fotografias da banda pop/rock da APCC, uma partilha que se prolongaria por outras datas daquela tournée e ensaios do grupo, vindo a resultar no livro “A Noite Magoa”.

É esta obra – em que as fotografias do reconhecido fotógrafo são acompanhadas por um texto do jornalista Luís Pedro Cabral – que vai ser apresentada no dia 3 de setembro, a partir das 15H30, no Castelo de Leiria, no âmbito da programação da iniciativa Ágora. Na conversa participarão Valter Vinagre e Tina Branco, assistente da APCC e que acompanha os 5ª Punkada desde o início da banda, ficando a moderação a cargo de Fernanda Maurício, diretora técnica do CAVI (Centro de Apoio à Vida Independente) da instituição.

Será um encontro que permitirá perceber por que fala o autor de «um livro com fotografias dos 5ª Punkada, mas que não é um livro sobre os 5ª Punkada», ao mesmo tempo que invoca conceitos como resistência, abnegação, capacidade de enfrentar as dificuldades e discriminação. O bilhete habitual do Castelo garante o acesso a esta e às outras atividades do Ágora, com lotação limitada à capacidade do espaço.

“A Noite Magoa”, o livro, reúne 46 fotografias de Valter Vinagre, é editado pela Omnichord e ficará disponível para compra através do Bandcamp. “A Noite Magoa”, a canção, está disponível no CD “Somos Punks ou Não?”, também com edição da Omnichord, que pode ser adquirido nas secretarias do Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral (Vale das Flores) e da Quinta da Conraria (Ceira) ou enviando uma mensagem para o mail geral@apc-coimbra.pt.

Valter Vinagre é um fotógrafo português, cujo percurso foi iniciado em finais dos anos 1980 e conta com diversas exposições (individuais e coletivas) e livros editados. Inicialmente caracterizado como próximo do registo documental, o seu corpo de trabalho evoluiu para um exercício reflexivo sobre a própria imagem. Recebeu o prémio da 6ª Bienal de Fotografia de Vila Franca de Xira, em 1999, e o Prémio Autores, da Sociedade Portuguesa de Autores, em 2016.

Os 5ª Punkada foram fundados na APCC em 1993 e apresentam no currículo mais de 300 concertos, em Portugal e no estrangeiro, e diversas parcerias artísticas e musicais com instituições e coletivos de referência. São atualmente constituídos por Fausto Sousa (voz), Fátima Pinho (teclas), Jorge Maleiro (guitarra), Miguel Duarte (bateria) e Paulo Jacob (guitarra). Para o disco “Somos Punks ou Não?” e respetiva digressão contaram com a colaboração de Surma, Victor Torpedo e Rui Gaspar.

São um dos quatro grupos musicais atualmente em atividade na Associação, no âmbito do Departamento de Música, cujo trabalho se desenvolve através de intervenções ao nível da musicoterapia, educação musical adaptada e expressão musical adaptada. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=163.